Mestre Gil de Ham

Mestre Gil de Ham J. R. R. Tolkien

Resenhas - Mestre Gil de Ham

Douglas187 30/05/2023

Fala um pouco sobre nós ?
As vezes aparecem alguns obstáculos em nossa vida que a princípio pensamos ser grande de mais para termos êxito, mas no final tudo temos um bom desfecho.

Amanda Oli 14/05/2023

Uma estória sobre sorte e sabedoria
Apesar de super curta, é uma estória divertida e fascinante. Uma leitura rápida, porém rica e cheia de detalhes e lições, como não poderia ser diferente tratando-se de Tolkien.

Pamela 30/04/2023

É bonitinho demais
Estava precisando de uma leitura leve depois de ser desnorteada pelo livro anterior, e esse serviu direitinho.
O livro é curto, mas a história tem muito a cara de Tolkien e tem um ritmo gostoso.
As ilustrações são babado tá!!

Fhael Drade 22/04/2023

Ah, a fantasia!
Tolkien talvez seja o maior nome desse modelo de narrativa, e isso se evidencia nesse conto, curto e sagaz, que constrói uma lenda particular ao Reino Unido. Um fazendeiro, um dragão, uma mula, um cachorro e uma espada são suficientes pra nos fazer viajar.
Uma excelente leitura para todas as idades, e boa de retornar de tempos em tempos.

Lucas1429 11/04/2023

Leve e solto
Na leva de uma história infantil, Tolkien traz um livro leve e gostoso sobre a história de um fazendeiro inglês e seu cachorro falante em aventuras com dragões e gigantes.

Dá pra ler em uma sentada só, livro mesmo tem 70 páginas, e conta com um posfácio e com o manuscrito de Tolkien, posto que a versão final é fruto de alguns ajustes.

Em alguns momentos lembra o estilo d'O Hobbit, com algumas passagens engraçadas e misturando elementos do presente da escrita com o mundo fantasioso criado pelo autor.

Ah, não se passa na Terra Média, então estamos em outro ambiente, não no mundo que consolidou LOTR

Camila 20/03/2023

Para acabar com a ressaca literária
Tolkien brinca com os personagens com tanta facilidade que uma hora você está torcendo para Giles e outra hora você está torcendo para o dragão. É um livro apaixonante que tira qualquer um de uma ressaca literária!

Bruna 14/03/2023

Mestre Giles d?Aldeia
Senti um pouco a falta das descrições da natureza nessa história, mas achei genial o cachorro falante e o dragão.
Amei especialmente as partes do rei, haha.

Rogério 10/03/2023

História gostosinha de ler
A história é bem curta e tem linguagem simples. Encontramos Mestre Gil, fazendeiro e cachaceiro, que, por azar ou sorte, recebe a missão de matar um dragão e defender o pequeno vilarejo de Ham. Como a história foi criada por Tolkien para seus filhos, ela aquece o coração e é ótima para te tirar de uma ressaca literária.

Kamila.Rodrigues 28/02/2023

Mestre Giles...
Mestre Giles da Aldeia é um personagem hobbitico, eu diria. Sossegado em sua fazenda, evita qualquer amolação. Eis que surge um gigante em sua propriedade, e, por pura sorte, Mestre Giles o expulsa. Depois disso, muita coisa engraçada acontece, e o final é hilário. Uma estória divertida e uma leitura leve. Gostei bastante!

Gabi 27/02/2023

Um conto divertido
Gostei da experiência de ler esse livro diferente do Tolkien. Diferente do que já li dele até então, Mestre Gil de Ham é um conto curto e divertido, no qual o autor não se demora nas descrições dos locais e das personagens, como é tão comum na sua escrita.
Neste somos apresentados à vida de um fazendeiro simples que, por uma versão "enfeitada" de uma história, começa a ser visto como um herói do povoado.
A história se passa, em grande parte, com Gil tentando sobreviver a essa versão heroica dele mesmo frente a um dragão e aos moradores do povoado que o admiram.

dpdpdp 26/02/2023

Mestre Giles d'Aldeia
Na busca de espairecimento breve de leituras voltadas essencialmente a problemáticas sociais, nas quais estive mergulhado por algum tempo, a partir de exímios autores contemporâneos (Conceição Evaristo, Chimamanda Adichie, Itamar V. Junior, dentre outros), cheguei até esta obra fantástica de Tolkien. Um cachorro falante e choroso, um reinado imponente sobre o povoado da Aldeia e o Mestre Giles, um pacato fazendeiro que rompe a calmaria de sua vida para enfrentar inimigos que ameaçam a paz de sua região e se tornar uma espécie de herói às avessas.

Fernando.Araujo 07/02/2023

O uso da sorte ao seu favor
O que eu mais achei legal na história desse livro é que vai de encontro com outras propostas apresentadas por Tolkien. Aqui vemos alguém que apenas se deu bem por aproveitar a sorte que tinha, e não exatamente por alguma característica heróica ou feito mágico fantástico. Como de praxe, somos apresentados a diversos seres mágicos aos quais o protagonista tem que enfrentar e derrotar, não com força ou sabedoria, mas por muita sorte e lábia. Achei uma leitura muito interessante e bem escrita, foi divertido.

Vinicius José 04/02/2023

Uma história divertida, leve e pedagógica
✓ Autor: J.R.R. Tolkien
✓ Gênero: Conto infantil, fantasia.
✓ 144 páginas.

Que livro lindo! Comprei para ler para o meu pequeno primo e o cativou bastante. As tramas são muito bem escritas e os diálogos bem articulados. A história é fantástica! Mestre Giles é com certeza um herói improvisado e de suas inesperadas aventuras e encrencas pode-se transmitir boas lições.

Trata-se de uma jornada do herói e Mestre Giles é um herói improvisado, cuja virtude heroica floriu com os eventos que inesperadamente saltaram em seu cotidiano. Toda essa construção envolta do protagonista promove na criança uma identificação com o herói, espelhando no imaginário dela uma exaltação de virtudes como fortaleza, coragem e honestidade.

O dragão e o rei, por sua vez, representam de maneiras distintas o vício em que o protagonista procura não compactuar e até combater. A ganância do dragão e o egoísmo do rei são exemplos bem evidentes.

Enfim, é uma leitura curta e acolhedora, perfeita para crianças que não possuem o costume de ler ou de ouvir histórias. Recomendo profundamente.

(OBS.: Inclusive, é uma obra mais infantil e leve que o Hobbit)

jhecarolina 30/01/2023

Tolkien não escreveu apenas o seu legendarium.
"Da história do Reino Pequeno restam poucos fragmentos; porém, por acaso, um relato de sua origem foi preservado. Talvez seja uma lenda, mais que um relato; pois é evidente que se trata de uma compilação tardia, cheia de maravilhas, e derivada não de registros sérios, mas das baladas populares a que seu autor se refere com frequência."

Tolkien. Apenas. Dispensa comentários de sua escrita, né?
Tolkien é simplesmente um dos maiores autores do mundo no século XX, entretanto, sua literatura não é apenas o legendarium — principalmente "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". Não é novidade que nosso querido autor era um ótimo papai, e nisso sempre escreveu para entreter seus filhos e assim "Mestre Giles d'Aldeia".

Com isso, é evidente que o livro é para um público infantil, afinal, essa era a finalidade. Então não vai ler este belo conto a procura uma escrita madura, vai decepcionar.
Falando um pouco do enredo: o começo lembra muito a jornada do querido Bilbo Bolseiro, mestre Giles é um fazendeiro sem renome, até que sem querer faz um grande feito e ganha fama até entre o rei. O enredo gira em torno disso, é engraçadinho em várias partes e uma leitura bem rápida e agradável. E, também há alta fantasia — pois, é Tolkien!! —, uma forma não tão exploda, já que o foco não é esse, porém, sente um pouco do gostinho do legendarium, como a presença de um dragão.

Ler com uma criança esse pequeno conto, certamente, será uma experiência memorável. ;)

roses in winter 27/01/2023

mestre gil de ham - 2023
história razoável, esperava mais do livro. não recomendo, tem contos melhores, quatro estrelas de cinco.