O Imperador - Os portões de Roma

Resenhas - Os Portões de Roma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Guxta 30/01/2022

Esperava mais...
Comecei a leitura com uma expectativa muito alta. Talvez tenha sido um erro. Geralmente é...

O início é lento e pouco proveitoso. Os principais personagens são apresentados, mas há pouco desenvolvimento da ambientação geral.

Da metade para o final há um ganho de ritmo, deixando tudo um pouco mais interessante. Porém, ainda assim, não me agradou tanto.

Funciona como uma grande introdução à história que está por vir nos próximos livros.
Cleedee 17/03/2023minha estante
O que eu entendi é que o pouco que sabemos como leitor ficou restrito, até onde li, ao ponto de vista do Caio.E isso é reforçado após a perda de pessoas próximas, onde ele viu relatou para amigos o quanto não sabia de Roma.

Marcos.Leste 04/06/2023

Fantástico
Um romance histórico muito bem escrito....com momentos reveladores...batalhas bem narradas...simplesmente o primeiro volume foi fantástico....

Niájera 01/07/2020

Início de uma série que promete
Um livro elogiado pelo mestre Bernard Cornwell merece respeito e, como discípulo, Conn Iggulden não fez feio no seu romance de estreia. Pra quem é fã do estilo Cornwell e quer conhecer novos autores do gênero, super recomendado. Emocionante e com certeza nos deixa ansiosos para continuar a saga.

leobupi 08/07/2021

começa morno e termina fervendo
Conn Iggulden é um dos melhores autores desse estilo e isso fica mais do que evidente em os portões de Roma.
A série trata da história de um dos personagens históricos mais importantes de todos, Júlio Cesar. Este livro conta sobre os primeiros anos de sua vida.
A história é tão bem contada que é quase possível enxergar o senado e as fortalezas da cidade.
Os personagens são extremamente carismáticos e seus conflitos são muito realistas.
Leitura indicadíssima

Dudu 21/10/2022

O livro conquista a partir da segunda metade, quando a história mostra mais ao que veio.

A primeira parte pretende dar uma contextualizada para o pontapé da trama, mas leva muito tempo a se desenvolver e parece não ter objetivo algum.

No entanto, quando a história passa a ser contada a partir de Roma, a trama toma outro rumo e passa a retratar acontecimentos interessantes.

Apesar dos pesares, a obra termina bem, compensa a exaustão da primeira parte, e deixa um gostinho de curiosidade no leitor, para que este se interesse na continuidade da saga.

Celia 09/07/2022

Arrastado
Foi meu primeiro livro do autor. Achei bem arrastado. Foi difícil de ler. As batalhas não são meu estilo.

Guilherme 27/02/2023

Lembre-te de que és mortal.
Finalmente terminei de ler Os Portões de Roma. Tentei ao máximo postergar o fim da leitura pq eu sabia que iria sentir falta, como tô sentindo no momento.

A Saga O Imperador vai contar, de forma romantizado, sobre a vida de Júlio César, e como ele se tornou um dos maiores líderes militares de Roma.

A história de Roma sempre me fascinou, então o livro foi maravilhoso em todos os aspectos.

A leitura é ótima, a ambientação é boa e os personagens são carismáticos dms.

Eu já li o primeiro livro de uma outra saga do autor sobre o Gengis Khan e Os portões de Roma é muito superior em questão de ritmo.

Favoritado e com ctz vou continuar a saga!

Maisa 19/03/2012

Razoavel
Fiquei na expectativa do livro ser tão bom quanto os que eu já li do Bernard Cornwell, mas infelizmente não foi.

As guerras e os conflitos foram passagens rápidas no livro. Acredito que isso aconteceu por conta da idade dos personagens, já comecei a ler o segundo livro e pelo que vi ate agora minhas expectativas melhoraram.

Machado 27/01/2023

Os Portões de Roma
Impecável, esta ficção histórica muito bem escrita por Iggulden é muito envolvente, que mesmo eu, fanático por história e que já conhecia certos fatos do protagonista, ainda sim me senti surpreendido. 10/10. Se forem fãs de história e romance histórico, taí um livraço.
Schrodingers 28/01/2023minha estante
Um dia quero ler tantas ficções históricas quanto você, sério

Schrodingers 28/01/2023minha estante

Machado 28/01/2023minha estante
Meus tipos de livros favoritos, é quase como usar a história como playground. E já te indico os livros de Bernard Cornwell,...

@solitude_e_books 17/01/2021

@solitude_e_books (Instagram)
Os portões de Roma é o primeiro livro da série "O imperador" que em quatro livros narra a vida de Caio Júlio César. Aqui o autor Conn Iggulden trás os primeiros anos de vida deste que se tornaria um dos maiores monarcas de todos os tempos, Júlio César, senhor do poderoso Império Romano.

Um novo império está tomando forma no coração da Itália, para ser mais preciso na cidade de Roma um lugar que é a junção da glória e decadência, onde a beleza contrasta com muito derramamento de sangue, e é neste cenário conflitante que Caio e Marcos estão crescendo sonhando com batalhas, fama e glória em meio as fileiras do maior exército que o mundo já conheceu. Se um é filho de um senador, um menino privilegiado e ambicioso a quem muito foi dado e de quem muito se espera. O outro é um filho bastardo, um menino forte e astuto, cujo amor por sua família adotiva - e seu irmão adotivo - será a força mais poderosa em sua vida.

Amor, perda, traição, violência ao extremo é um pouco do que o leitor vai encontrar em "Os portões de Roma", sentimentos bem recorrente daquela época. Recomendo para fãs do seriado Spartacus e Roma.

Andre.Vieira 14/01/2024

Vou partir para o próximo
Bom livro. Nessa obra iniciamos com os amigos Caio e Marcos que são criados juntos, como se fossem irmãos, se metendo em encrencas e se divertindo. Até uma revolta dos escravos nas terras de Caio. No decorrer eles vão à Roma para a casa do seu tio o General Mário. Lá encontram uma outra realidade, disputas políticas, sede de poder, manipulações. Ambos os jovens são separados para cumprir seus deveres e honrar Roma. Aqui encontramos histórias de amor, amor proibido, muitas batalhas, jogos políticos, a obediência militar. Coisas nada diferentes de hoje.
As páginas são mudadas rapidamente quando vai lendo, não tem partes chatas ou maçantes, talvez no início do livro, mas nada que venha achar chato. Toda narrativa do livro podemos perceber que nesse primeiro volume é para uma apresentação do que poderá vim. Acredito que na segunda edição terá muito mais batalhas, já conhecendo todos personagens e suas personalidades.
Uma coisa que não gostei muito foi na divulgação dos sites que vendem esse livro e muitas pessoas que já leram ja entregam que esses dois amigos são nada mais e nada menos que Júlio Cesar e Brutus. ???????????????
Adoraria ter essa surpresa, até porque durante a leitura, depois da metade e no final do livro, a forma como esses nomes foram apresentados foram literalmente épicos.
No final do livro, o autor escreve a nota de sua fonte, dá uma breve contada na história real e isso tira um pouco do brilho, até por isso não dou nota máxima. Ele até deixa uma dica de livro( e eu vou ler) para o(a)s leitores ficarem sabendo do que se passou mesmo, ou próximo da realidade.

Para quem curte a Roma antiga, esse livro merece ser lido por você.

Minha nota? 8,5.

Guigo 13/11/2012

O Imperador - Caverna do Eremita
Durante os últimos meses estive lendo a coleção "O Imperador" de Conn Iggulden, e só posso dizer que mais uma vez fiquei muito satisfeito com o que li. A série é composta por quatro livros, "Os Portões de Roma", "A Morte dos Reis", "Campo de Espadas" e "Os Deuses da Guerra".
O autor narra a história de Júlio César, um dos maiores nomes da história antiga, desde a sua infância, passando por suas grandes conquistas, até a sua morte.
A narrativa de Conn Iggulden em seu primeiro romance histórico, mostra o potencial escondido em sua escrita, desde as primeiras páginas, o autor nos prende ao livro, nos aproximando dos personagens, e trazendo o ambiente de uma Roma hostil à nossa imaginação.

Roma, lar de grandes imperadores, generais e comerciantes, é também palco central da política, corrupção, disputas por poder e da ambição de homens poderosos, e mais do que isso, agora também é lar de Caio Júlio César.

A história começa a se desenvolver na infância de Caio (nome de Júlio na infância), onde o garoto vivia com sua família e com o seu melhor amigo Marco. Após alguns incidentes, Caio vai morar com seu tio Mário, um grande general romano, que ambiciona tornar-se cônsul de Roma, e assim, começa a vida política de Júlio César. Expulso de Roma pelo ditador Sila, o garoto torna-se um homem, com uma habilidade sem igual de persuasão e oratória, um exímio guerreiro com ótimas percepções de guerra, capaz de transformar meros pescadores em soldados e comandar legiões. Seu amigo Marco (agora Brutus), torna-se o melhor guerreiro de toda a Roma, e braço direito de Júlio.

Grande conquistador, Júlio se inspirava em Alexandre o Grande, e durante a sua vida, pacificou a Espanha, conquistou a Gália, derrotou inúmeros generais inimigos, suplantou revoltas em todo o território romano e tentou formar um império unificado com o Egito.

Por trás do senado, seu nome era sussurrado com respeito, com medo, e o povo o aclamava, mas os jogos políticos não são fáceis, e para isso Júlio mergulha com afinco nesse jogo, formando alianças inimagináveis, capazes de liquidar qualquer adversário do senado, mas com o poder...vem a ambição, e Roma não perdoa os homens ambiciosos.

Todos os livros são ótimos, e eu indico a qualquer um que queira entender um pouco mais sobre a história desse general incrível que leia, porque mesmo sendo um livro de ficção, Conn nos apresenta no final de cada livro, notas históricas, que explicam o que na história é real, e o que é ficção, deixando claro que não é apenas um livro escrito a partir de ideias, mas sim de muito tempo de pesquisa sobre o assunto.

Erich 22/03/2023

"Ainda que os deuses pudessem ter prediletos heroicos, uma flecha não se importa com quem ela mata"

Peguei o livro sem grandes pretensões. A história começa extremamente simples, temos simplesmente dois jovens: Caio e Marco. E é fácil compreender o mundo deles e ver como são as coisas pela ótica deles. A obra vai engrandecendo aos poucos, em um ritmo que não ficamos perdidos com a aparição de novos personagens ou com a morte que assola naturalmente uma narrativa no período da Roma antiga.

Não conheço a precisão histórica do livro, mas é interessante que somos facilmente carregados para aquele ambiente. E então podemos sentir Roma e a imposição (à força) do que seria o espírito romano. Alguns pontos interessantes
- A maneira como é retratada a escravidão é elucidativa, vemos um exemplo onde a pessoa prefere o caminho de conquistar por esforço próprio a liberdade (comprar ela) do que tê-la dada por outrem.
- A relação dos romanos com limpeza e as cadas de banho.
- A arrogância romana de considerar seu modo civilizado e todos os outros bárbaros.
- A descrição das estratégias de guerra. O livro contém diversas reflexões como lidar com pessoas e comandá-las.

Nana 29/01/2021

O primeiro livro de cinco, conta a história de Júlio César desde sua infância. Gostei do enredo. O autor descreve muito bem as batalhas e as disputas políticas, que ocorriam com muita frequência naquele época. Em alguns momentos achei meio arrastada a história, e a edição conta com vários erros de português. Mas no geral foi uma experiência legal. Quero ler os outros, mas ainda vou demorar para pegar o segundo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6