Opúsculo

Opúsculo The Harvard Lampoon

Resenhas - Opúsculo

W Nascimento 13/08/2010

Uma Comédia Americana
'Opúsculo' resume muito bem o que os estadunidenses entendem de humor: pessoas idiotas, cometendo idiotices. Na maior parte do trabalho, a presença de situações grotescas ou simplesmentes surreais dão a pitada digna de filmes como 'Todo Mundo Em pânico' ou 'American Pie' ao enredo.

Em termos de uma paródia, as críticas feitas ao trabalho original são muito legais, tais como o vocabulário pequeno ou a contradição da autora, muito presentes na saga 'Crepúsculo'. Porém, os momentos de riso são um tanto espaçados e na maior parte do livro reina o bobo.

Acho que seria interessante que brasileiros fizessem mais paródias, pois acredito que o nosso humor seja um tanto mais refinado que o deles - Observação, estou dizendo de humor digno de 'CQC', 'A Grande Família', ou filmes como 'Trair e coçar é só começar', 'Se eu fosse você' ou 'A mulher invisível'. Não em refiro aqui a 'Pânico na TV' ou 'Zorra Total', pelo amor de Deus. rsrs

Enfim, talvez 'Opúsculo' seja um prato cheio para nossos amigos americanos, mas acho pobre do ponto de vista brasileiro.

Willian Nascimento
Autor de O Véu
pordetrasdoveu.blogspot.com

Nessie 26/08/2010minha estante
Gostei do livro e ri mto, mas esperava mais!!! Fala sério, ser salva de uma guerra de neve não é pra qualquer uma, neh??? E o fato de "Edwart" usar a mesma blusinha q ela? Hã? Ri alto...

Mas vc tem razão qdo diz q a obra é pobre pro gosto brasileiro, mas tem q admitir q o grupo foi corajoso ao fazer um sarrinho da "queridinha" Stephanye.

Abraços!

W Nascimento 30/08/2010minha estante
É. Confesso que tem cenas muito engraçadas. Mas não sei, não me passou pela garganta. Pior que eu adoro sátiras. rsrsrs Beijão!!!

Isa 18/10/2010minha estante
É da para perceber que tem um humor diferente, mais apesar de não gostar nem tanto assim do livro original, não sei, não consegui rir e momnto algum.

Lore 12/11/2010minha estante
Também não ri em momento algum,achei como você disse bobo demais.

Vívis 31/12/2010minha estante
Concordo com tudo.. menos com a pequena comparação a saga original.. é que sou fã.. então..rss. Mas Opusculo é tudo isso que falou mesmo, um lixo!

Isabela 19/03/2011minha estante
realmente, achei legal usar crepúsculo para criar uma sátira, mas ficou bobo demais S:

Mari 04/04/2011minha estante
Concordo plenamente com o autor do comentário.
É um típico humor americano.
Quando comecei a ler, realmente tive a impressão de que era um roteiro à lá "Todo Mundo em Pânico".
Um humor bobo mesmo, com pouca chance de risos.

IgorTh 06/06/2011minha estante
Estava barato, comprei, li, até que gostei. Paródia mediana. Voltada tanto pra quem gosta quanto pra quem não gosta da pseudo-saga.

Adriane31 01/08/2011minha estante
muito bobo com poucas chance de risos

Isa Belmock 02/08/2011minha estante
Concordo plenamente com você! O humor americano é muito bobo! Muito sem noção! Você ja viu aqueles seriados de comedia americanos? Aqueles da Disney? Hanna Montana e outros? Minha irmã assiste isso toda hora! É sempre a mesma babosera! Eles parecem até bebês!

Em opúsculo não dei uma risada ainda! Estou na página 35 ( Eu sei que só li um pouquinho!). Até que é legalzinho o livro, mas... sei lá... o pai dela da um CAMINHÃO para ela? Que boberada! Eles esperam que isso seja engraçado? Para mim é ridiculo! Não acho que Opúsculo seja um lixo, mas acho que para nós não tem a minima graça.

Acho que estou falando D+!

Beijão!

Simonovitch 29/10/2011minha estante
Acho que a sinopse é a coisa mais divertida no livro todo... --'
De modo geral, quando se ri de um filme americano - por exemplo - é porque é tão ridículo, mas tão ridículo que causa pena, hahaha. Ainda que sempre existam exceções...

Emanuela23 22/02/2012minha estante
é pessimo.
estou tentando sair da página 50 já tem dias. e isso tudo pq eu estou querendo dar uma chance ao livro.

Nik Soren 25/06/2012minha estante
Sinto muito em discordar, mas tenho que fazê-lo. O livro é baseado em uma estória nonsense e absurda, semelhante sim à filmes como Todo Mundo Em Pânico, mas existe uma razão p'ra isso: ele é uma sátira de um livro que partilha desse estilo, mesmo que sem a intenção disso. Para se fazer uma sátira de um livro mal escrito e pobre de conteúdo, onde tudo é absurdo e enjoadamente adocicado, é preciso fazer algo ainda mais absurdo e idiota. Se o objectivo dos autores fosse o de fazer uma obra superior em conteúdo, não teriam feito uma sátira, e sim um romance qualquer.
Quanto ao humor dos brasileiros ser mais refinado, também tenho que discordar, porque ao meu ver a grande maior parte do Brasil adora coisas como Zorra Total e CQC, que não passa de um Pânico na TV com traje social, pseudo-intelectual.

Com certeza uma pessoa que tente ler Opúsculo sem conhecer nada sobre Crepúsculo vai se sentir perdida, sem entender ao certo a graça daquilo tudo, mas qualquer um que conheça um fã estúpido da saga vai finalmente extravasar um pouco da decepção que sente com a humanidade.

W Nascimento 25/06/2012minha estante
Bem, agora sou eu que tenho de discordar, pois o fato de a Saga Crepúsculo ser ruim como Romance não siginifica que Opúsculo tenha de ser ruim como Paródia. Não é uma questão de ser melhor ou pior que o original, mas sim fazer piadas coerentes com aquilo que você deseja criticar na obra referida. Mas Opúsculo se perde nesse ponto, pois está unicamente preocupado com cenas grotescas que pouco atacam os pontos fracos da obra. O que dá a impressão é que os autores sequer leram a história de Meyer, pois muita coisa poderia ser criticada, mas no trabalho aparecem só pessoas idiotas cometendo idiotices.
Outra coisa. Quando falei que nosso humor é mais refinado, é claro que estava brincando. Pois nós temos sim, no geral, coisas melhores, mas também abrigamos Zorra Total, Pânico, Cilada.com e outras tantas coisas que melhor nem comentar, mas ao menos essas comédias bobas falam dee nossa realidade como brasileiros, usam nossas figuras de linguagem, nossas visões de mundo. Pelo menos me sinto muito mais tentado a rir de nossas bobagens do que estas enlatadas que nos esforçamos em ingerir.

--- 18/11/2012minha estante
entendi o que você quis dizer, obrigado pelo aviso,aposto que eu me arrependeria de ler.

ladyjanalopes 17/12/2012minha estante
Eu achei as piadas relacionadas oa livro e ao comportamento da Bela muito mais engraçadas no comçeo, mas o livro decai bastante no humor e deposita a graça nas idiotices americanas comuns.

Mariana 08/01/2014minha estante
Li até a página 20 e não achei graça nenhuma,então decidi ler alguns comentários sobre o livro pra ver se valia a pena continuar e pelo jeito é só perda de tempo. Obrigada pelo aviso

aninha 04/02/2015minha estante
acho um livro bem babaca, me decepcionou muito pois era doida com ele :( como dizem sem chance de risos, um lixo affs

C. Aguiar 03/11/2012

Esse livro eu li em Pdf nesse começo de ano. Ele me interessou logo de cara por ser uma paródia de um livro bem famoso, não tem como não dizer que não conhecemos a saga Crepúsculo não é?

Alguém aqui já leu alguma paródia?

O significado de paródia é o seguinte: é uma imitação cômica de uma composição literária (pode também ser de filmes, músicas e diversas coisas).

Quem nunca viu aqueles filmes de "besteirol americano"? Com várias sátiras engraçadas que te fazem rir de tão bobas que são.

Esse livro fez um "trabalho bem legal" com o primeiro livro da série de Crepúsculo.

É cheio de partes engraçadas (isso dependendo do tipo de humor da pessoa, porque conheço pessoas que odiaram esse livro) e com o lado extremista de cada personagem que chega a ser um pouco bobo demais as vezes. Mas da para ler tranquilamente.

Me deparo com uma Bella, ou melhor uma Belle louca por vampiros e totalmente bizarra.

Um Edward (no caso desse livro é Edwart) muito bizarro e meio estranho, mas engraçado, muito engraçado.

Em toda a leitura imaginei os atores interpretando as cenas que me eram apresentadas no livro.

Seria divertido (pelo menos para mim) ter assistido os atores fazendo esse livro "acontecer nas telinhas"!

Existem também filmes que fizeram paródia da saga crepúsculo, mas não conheço nenhum que tenha sido baseado nesse, (que seja mesmo fiel ao livro) e se por acaso alguém conhecer me avise que eu quero assistir.

Eu recomendo esse livro para quem quer ler uma leitura engraçada (na medida do possível) , tranquila e boba. Que não é uma fã ou um fã viciado em crepúsculo a ponto de se sentir insultado com o livro (porque sei que existem pessoas assim).

É uma leitura bem rápida e acho que vale a pena para passar o tempo e se divertir.

Mas confesso que uma hora me cansou um pouco, acho que o fato foi estar lendo no computador.

Não tenho muito o que dizer porque o livro não tem uma história profunda e incrivelmente bem construída para te envolver desesperadamente, para mim foi apenas algo para passar o tempo. E serviu muito bem.

Trecho:

"- Oi - disse ela. - Acho que estou em todas as suas classes. - Então é por isso que eu a conhecia. Ela me lembrava um esquilo com quem andava em Phoenix.
- Sou Belle.
- Eu sei. Já nos apresentamos. Umas quatro vezes.
- Oh, desculpe. Tenho dificuldade para me lembrar de coisas que não me serão úteis mais tarde".

esta resenha pertence ao site: www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

Mandy Porto 23/04/2010

Bonzinho :)
Sou fã da saga de twilight e achei essa paródia muito engraçada! Vale a pena ler e se divertir um pouco com a Belle e Edwart!

BLOG: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/
vsc bibliotecária 21/02/2010minha estante
Tiração de onda total!!! :P

ladyjanalopes 17/12/2012minha estante
pode crer!

Márcia 21/08/2010

Nada de chorar de rir, mas de decepcão pelo quanto é ruim!

Opúsculo sempre foi uma grande curiosidade para mim. Não sabia da existência desses livros que fazem paródias sobre obras famosas, e mesmo quando lançados e depois de surgidas tantas críticas negaivas, decidi comprá-lo mesmo assim. Minha coragem não foi recompensada: o livro é horrível!

A paródia tem função de reconstruir um texto usando-se de humor. Opúsculo não é nada se não escroto.
O que faltou aos criadores desse lixo, foi inteligência na criação do humor e na reconstrução da nova história em cima de Crepúsculo.
Os personagens em Opúsculo são fracos, ralos, insosos. A Belle é uma ameba, e mesmo que eu não goste da Bella original, nao têm nada a ver a personalidade uma da outra! A Bella têm vários pontos defeituosos que poderiam ter sido melhor aproveitados pela equipe de Opúsculo para fazer paralelos com humor inteligente; mas, ah!, é verdade, faltou a inteligência!
Edward representado pelo Edwart nem vampiro é mais; até interessante, aliás, Edwart é o único personagem criado aqui que teria alguma chance de ser bom se o resto do livro ajudasse um pouco.

Não suporto humor escrachado; do tipo Zorra Total ou Casseta e Planeta. Opúsculo quase ganha deles em falta de qualidade.
Victor 14/07/2012minha estante
Pra falar a verdade, eu só ri numa única parte do livro, e quando terminei de lê-lo, me perguntei exata mente isso: "ué, cadê a comédia?"

vsc bibliotecária 28/02/2010

Fãs radicais: NÃO LEIAM!
Porque vão odiar e não vão entender o espírito de paródia do livro. O livro não é escrachado, apenas engraçado.
Belle Goose é retratada como a sabidona, poderosa e power girl, o oposto de Bella Swan.
Edwart Mullen é nerd, bobo, lerdo, porém, como Edward Cullen, apaixonadíssimo por Bella.
Não procure os Cullens, pq apenas só aparecem os "pais" de Edwart.
Jacob não existe!!!
Joshua, ou Josh, me lembra um pouco James, porém é doidão e autoritário.
Eu gostei, sou fã da série e não me senti, em momento algum, ofendida!!!! E se fosse para ler, leria de novo, com certeza, para rir muitooooooooooooooooo!!! :)
Matheus Caixeta 01/04/2010minha estante
Fact

Heidi Gisele Borges 04/04/2010minha estante
Parece ser interessante o livro. Acho estupidez a pessoa se sentir ofendida por uma paródia. Afinal, quem escreveu o livro leu Crepúsculo, e reservou tempo para 'estuda-lo' para fazer a paródia, os fãs deveriam se sentir orgulhosos. rsrsrs. Gostei da resenha! ^.^

JBC 14/04/2013minha estante
Não sou uma twilight maniaca, mas veio, esse livro é um lixo rs'

Ca 18/09/2014minha estante
Sou fã de crepúsculo, mas não vejo nenhum motivo pra não ler essa paródia

Giolie 17/06/2010

Hilário
Li vários comentários e críticas nada boas sobre esse livro, mas eu particularmente gostei.
O livro é pequenininho e se você não tiver nada pra fazer o dia inteiro, você lê ele de uma vez só, muito engraçado e não dá pra parar de ler até acabar.

Bella Swan (Swan = cisne) virou Belle Goose (Goose = ganso!) uma atrapalhada menina que se acha a última bolacha do pacote, se sente desejada por todos os homens da trama e a mais perfeita das mulheres. Já Edward virou Edwart, um nerd escroto, medroso que nem vampiro é. Mas não há pessoa que tire essa idéia da cabeça de Belle. Sem contar nos devaneios que a garota tem, ela brisa demais, é tanta besteira que ela pensa, ou fala sozinha que até você que está lendo se perde um pouco.
Questões como o fato de Bella não ter reações de uma pessoa normal, ou de descobrir com facilidade a verdadeira identidade de Edward são muito bem utilizados.
Indico para aqueles que acharam Crepúsculo “romântico demais”, pois esse é um esculacho.

PS.: Vamos desconsiderar a gafe ao transcreverem o título para português.

Heidi Gisele Borges 09/06/2010minha estante
Gostei bastante da sua resenha! Estou lendo o livro agora, e achando muito engraçado! Não é recomendado ler em público! =)

Deza Farias 23/04/2020

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO NO IG
Sabe aqueles livros que você olha e pensa, meu Deus que decepção! Então esse livro levou essa categoria no ano. Até agora essa é minha pior leitura como mostra a nota do livro.

Como a maioria das pessoas sabem eu sou uma twilighter e fan-pire assumida kkk, nada de cuspi no prato que comeu!! Eu vi esse livro e como boa fã que sou eu comprei. Eu sabia que o livro é uma paródia e esperava dar boas risadas.

O livro conta a história de Belle Goose que acabou de chega na nova cidade onde irá morar com seu pai, que é limpador de janelas. Belle é uma garota totalmente pirada e desleixada (odiei a personagem). Ela vai para o novo colégio e se apaixona por um menino que ela jura que ele é vampiro. O livro gira em torno disso, com alguma reprises de cenas de Crepúsculo.

Só que na minha opinião o livro é péssimo, não conseguiu ser engraçado. A história é bem cansativa, tanto é que passei bastante tempo lendo um livro com pouco mais de cem páginas. Eu espera que o livro fosse bem fluido e leve mais para mim não foi.

Não conseguir gostar de nenhum personagem, achei um péssimo desenvolvimento da história e dos personagem. Uma descrição de cenários e personagens bem abaixo do esperado. Como disse anteriormente uma "decepção". Certamente não lerei outros livros paródiados pela @theharvardlampoon pois eu realmente detestei a falta de graça deles.

Eu achei a arte do livro bem legal, e foi uma das coisas que me chamou atenção no livro, assim como título. O designer do livro está ótimo. A editora realmente foi maravilhosa na construção do livro, a diagramatização e espaçamento e fonte estão ótimos.

Por hoje é isso, me contem nos comentários se vocês conheciam esse livro, ou se já leram.
#resenhadadeza

Pandora 18/08/2010

Idiota.
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Opúsculo é uma paródia da conhecida série "Crepúsculo", escrito pela equipe da revista satírica The Harvard Lampoon.

Quando vi esse livro pensei que seria mega engraçado, afinal, a série Crepúsculo tem muita coisa que pode ser explorada para satirizar.
Infelizmente, foi uma grande decepção. Não vale a pena chegar ao fim desse livro.

As cenas são estupidamente construídas, não dei um único sorriso, quanto mais rir de verdade.
Não é uma paródia, eles simplesmente pegaram o grosso da história e montaram cenas ridículas em uma tentativa frustrada de humor. Tudo é escrachado demais, não tem sutileza, faltou um pouco de "humor britânico" na narração.

Pra mim, foi uma tentativa infrutífera de tirar sarro, resultando em um "conteúdo" totalmente desprovido de inteligência.

Fernanda1156 09/05/2022

Nada engraçado, não recomendo
Nada engraçado, realmente não vale a pena a leitura.
A leitura é rápida, o livro é pequeno, mas não tem nada de engraçado então não atende ao propósito que seria a comédia e por isso não recomendo.

Cássia 22/03/2010

A paródia de Crepúsculo tira sarro com os livros, os filmes e os leitores da série. Belle e Edwart são muito diferentes do casal original, mas não chegam a ser totalmente o oposto. Simplesmente recebem uma caracterização exagerada de estereótipos adolescentes.

Mesmo exagerado em suas nerdices, Edwart está mais próximo da realidade do que Edward.

Algumas partes são engraçadas(poucas), mas do meio(ou talvez até antes) pro final a narrativa fica monótona. A maioria das piadas lembram as mesmas que aparecem nesses filmes do tipo Scary Movie. Então, se você é incapaz de rir com esse tipo de brincadeira(como eu), nem leia.

Tenho que mencionar isso: Belle Goose é dez vezes mais carismática do que Bella Swan. :)

vsc bibliotecária 02/04/2010minha estante
Realmente, Belle Goose dá um show em relação a Bella!!!

Carol 31/07/2010

É na carona das boas ideias que se faz sucesso
"Humor" no maior estilo American Pie, aquele que não tem a mínima graça e chega a ser ingênuo, para não dizer patético.
Talvez tenha passado da idade para admirar este tipo de humor, mas acredito mesmo que o humor nacional tem coisas muito, mas muito superiores mesmo.
Interessante aqui é notar como as sátiras, paródias e por que não dizer os "estudos" sobre livros de sucesso se tornaram uma excelente fonte de renda. Assim, cada vez mais as estantes das livrarias estão plenas de clássicos como " Entendendo o...(nome do livro famoso)", "Por dentro do...(nome do livro famoso)".
Pois é, pegar carona está na moda, por isso observe as tendências agarre uma qualquer e vá em frente, você pode virar Best Seller!
Márcia 08/08/2010minha estante
Não se preocupe, Carol, você não passou da idade de gostar dessas porcarias. Se é que essa idade existe. Gostar desse livro é nada mais que questão de mau gosto puro e burro. Tenho 16 anos e realmente esse "livro" só perde para as besteiras de American Pie.

Claudia 27/08/2010

Uma aluna me emprestou. Eu esperava mais. A capa e o nome da personagem principal - Belle Goose - me levaram a pensar que o livro seria bem satírico. Achei meio bobo, humor tipo Apertem os cintos, o piloto sumiu. Como distração vale, mas perfeitamente "esquecível".

predo 22/04/2010

Achei engraçado...
As vezes tem umas partes nada a ver, mas tem outras que são bastante engraçadas.
O livro conseguiu me tirar umas boas risadas

; Lili 25/04/2010

Decepcionante...
Pense num livro chato!!! Não, Não estou de implicância porque é uma paródia de Crepúsculo. Quando li sobre o livro, fiquei logo interessada.
Ontem, fui à livraria e ele estava lá. Não agüentei e comprei. Mas meu intuito ao comprá-lo era de ao ler, rir muito. Eu esperava rir demais com a paródia de Crepúsculo. Mas isso não aconteceu. Fazia tempo que eu não me decepcionava tanto com um livro. (Eu e meu vício em comprar livros ¬¬)
Tá... ele tem uma tiradinhas engraçadas, mas nada de mais. Nada que me fizesse dar uma boa gargalhada..ou aquele sorriso esboçado no rosto.
Uma narrativa sem noção e em muitos momentos, chata.
Ô dinheiro mal empregado... Poderia ter comprado outro livro.

Daniel Pellegrino 04/05/2010minha estante
Essa é a melhor resenha para esse livro. Concordo com tudo. Também esperava dar gargalhadas, e a cada capítulo eu me decepcionava mais. Da próxima vez eu pego emprestado antes hahaha

TatiAmaribe 09/07/2010

Não dá
Persistência. Foi isso o que eu tive que ter pra ler esse livro. Simplesmente NÃO DESCIA.

Claro, tem algumas partes engraçadas, mas não o suficiente pra rir, e sim pra sorrir. Não vi nada de extremamente engraçado.

Não sei se foi porque eu tinha muita expectativa com esse livro, mas decepcionou imensamente.

Duas estrelas? Não sei por qual motivo. Talvez pela idéia louca de fazer uma paródia de Twilight, talvez pelos momentos engraçadinhos do livro... Mas enfim, não foi muito bem aceita!