Moça Com Brinco de Pérola

Moça Com Brinco de Pérola Tracy Chevalier

Resenhas - Moça Com Brinco de Pérola

1 | 2 | 3 | 4

Marcia 18/02/2022

Minhas impressoes sobre o livro.
Olá amigos!! Minha viagem pela Holanda, sec 17 com o livro "Moça com brincos de pérolas" foi maravilhosa!!!
Um romance lindo escrito por Tracy Chevalier que me emocionou muito. A história é ficção mas o quadro que é o ponto forte do livro existe e é muito aclamado.
" A pintura Moça com brinco de pérola, do artista Johannes Vermeer, é uma das obras de arte mais famosas do mundo. Datada do século 17, ela está exposta no Museu Mauritshuis, na Holanda, onde é vista por cerca de 200 mil pessoas que visitam o local todos os anos"
Quem aprecia romances este é um livro que recomendo e será devorado pois nos entretem com uma narrativa deliciosa. Eu realmente vivi com eles, sofri e me emocionei com a protagonista.
Gosto muito de arte, principalmente de quadros e nesse livro a pintura é o tema central. Quem sabe um dia terei a chance de conhecer esse quadro pessoalmente.
Sinopse da editora:
Em meio a sua carreira, o célebre pintor holandês Johannes Vermeer pintou uma moça de turbante e brinco de pérola.Este famoso quadro, ´Moça com Brinco de Pérola´, tem sido chamado de a Mona Lisa holandês. Às vezes, a moça parece estar sorrindo sensualmente; outras, insuportavelmente triste...História e ficção se misturam, imperceptíveis, neste brilhante romance sobre sensibilidade artística e despertar da sensualidade por meio dos olhos da jovem que inspirou um dos mais famosos quadros de Vermeer, considerado por muitos especialistas em arte a obra-prima do pintor.

ROJANE 29/03/2011

JOHANNES VERMEER PINTOR HOLANDÊS, O SEGUNDO MAIS FAMOSO E IMPORTANTE DO SÉCULO XVII
ESTE LIVRO, FOI INSPIRADO NA VIDA E NO FAMOSO QUADRO PINTADO POR JOHANNES VERMEER.
SUGERIDO SER A SEGUNDA MONALISA, DEVIDO AO SEU OLHAR SUGESTIVO DE MULTIPLAS INTERPRETAÇÕES, ESTE QUADRO SE TORNOU O MAIS FAMOSO DOS QUE ELE PINTOU.
A HISTÓRIA GIRA EM TORNO DE UM ENCANTAMENTO ENTRE A EMPREGADA E O PATRÃO... MUITO DOQUE ACONTECE NO QUARTO ONDE O VERMEER PINTA SEUS QUADROS TEM UM CLIMA DE SEGREDO QUE NEM MESMO OS PRÓPRIOS PERSONAGENS CONSEGUEM DESVENDAR.
O DIFERENCIAL DE VERMEER EM SEUS QUADROS, ISSO MOSTRA BEM NO LIVRO, É O EMPREGO DA LUZ NOS TRABALHOS, UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE DO PINTOR.
......DICA..... VEJA O FILME TAMBÉM... MUITO BOMMMMMM.
CASADO COM CATHARINA BOLENES, ELE TEVE VARIOS FILHOS. APESAR DE SEU TALENTO VIVIA EM CONDIÇÕES MINIMAS DE SOBREVIVÊNCIA.

QUANDO MORREU, SUA CATHARINA, TEVE QUE VENDER OS QUADROS QUE AINDA TINHA AO CONSELHO MUNICIPAL LOCAL, EM TROCA DE UMA PEQUENA PENSÃO.
O LIVRO E O FILME RETRATAM UM POUCO DA HISTÓRIA DE VERMEER.... QUANDO LER O LIVRO OU ASSISTIR O FILME, VEJA TAMBÉM IMAGENS(GOOGLE) DOS QUADROS DO PINTOR E OBSERVE O USO DA LUZ NELES... REALMENTE FAZ A DIFERENÇA ..... MUIIIIIIIIIIIITO BOM......

Bete Lima 18/12/2010

Moça Com Brinco de Pérola conta a história de Griet, uma menina holandesa de
16 anos de idade que se torna uma empregada na casa do pintor Johannes Vermeer. Sua calma e sua percepção não só a ajuda nos deveres domésticos,
mas também chama a atenção do pintor. Embora diferente em sua criação, educação e
posição social, eles têm um modo semelhante de olhar para coisas. Vermeer a puxa lentamente para o mundo das pinturas - o retrato, imagens
luminosas de mulheres solitárias em colocações domésticas. Em contraste com o trabalho dela no estúdio do mestre, Griet tem que manter seu lugar em uma casa católica caótica administrada pela esposa volátil de Vermeer, Catharina, a astuta sogra Maria Thins, e a
ferozmente leal empregada Tanneke. Seis crianças (e contando) preenchem a casa, dominadas por Cornelia de seis anos de idade, uma menina danosa que vê mais que ela deve. À beira de feminilidade, Griet atrai também as atenções crescentes de
um açougueiro local e do protetor de Vermeer, o rico Van Ruijven. E ela tem que achar uma maneira de lidar com esta vida nova e estranha fora da família
protestante amorosa onde ela cresceu, agora fragmentada por um acidente e uma
morte. Como Griet se torna parte do trabalho do mestre dela, a intimidade crescente
deles esparrama rompimento e ciúme dentro da casa ordenada e até mesmo -
como o escândalo vaza para fora - abala o mundo exterior.

Lynnë 01/06/2012

Muito bom. Incrível a escrita de Chevalier. E a forma como os quadros são descritos, realmente dá a impressão de você estar de frente para eles. O filme não faz jus ao livro. A tensão psicológica vale tanto quando muito filme de ação.

Guynaciria 21/10/2018

Livro ficcional que tem como tema a criação da obra mais famosa do  pintor holandês Jan Vermeer.

Não se sabe ao certo quem era a jovem e bela moça do quadro "Moça com Brinco de Pérola", talvez fosse a filha ou sobrinha do pintos, mas nessa obra o autor preferiu coloca-la como a criada da casa, que foi de certa forma obrigada a posar para um quadro do qual não desejava fazer parte.

O autor explorou bem a condição das criadas daquela época, que devido a sua condição financeira desfavorecida, acabavam por ser submetidas a diversos tipos de abusos por parte de seus empregadores e amigos.

A protagonista dessa obra retrata um desses casos, em que uma moça, protestante, submetida a um rígido sistema de classes e a uma carga excessiva de trabalho, se ver privada de seu poder de escolha em relação a sua imagem, e a integridade física de seu corpo.

Mas  o livro também aborda o fascinante mundo da pintura, a composição de belos quadros, criação de tintas e o processo criativo de gênios desse meio, além de falar de amor, traição, intrigas e vingança.

O livro acabou sendo adaptado para o cinema em 2004, mas essa mídia acabou não fazendo jus a sutileza encontrada no livro, que apesar de nos brindar com uma trama simples, tem nuances que passaram despercebidos no filme.

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

Obra-Prima
Como há poucas informações sobre a vida do pintor holandês Jan Vermeer, Tracy Chevalier teve de dar vazão à fantasia para escrever "Moça com Brinco de Pérola", um belo romance sobre o motivo que levou o artista a pintar sua obra-prima.

Especula-se que a modelo do quadro poderia ser uma de suas filhas ou sobrinhas, mas nessa história, foi Griet, uma criada da casa, quem pousou para Vermeer. Descendente de uma família pobre, a jovem mantinha uma exaustiva rotina de tralho. Sempre muito recatada e religiosa, a ponto de não deixar a cabeça descoberta, seu olhar crítico e fascínio pela arte acabaram atraindo a atenção do patrão para si.

A crescente intimidade que passou a uni-los é o fio condutor da narrativa, despertando o ciúme da esposa de Vermeer e a inveja das pessoas mais próximas. Enfim, sua velha casa, na "Esquina dos Papistas", virou palco de um escândalo para os padrões da época.

Por sinal, a reconstituição de Delft no século XVII é impecável. Com descrições primorosas, a escritora transcende a barreira do tempo, compondo a imagem fiel da cidade e seus habitantes, inclusive, exibindo o confronto velado entre protestantes, que acusavam a arte de ser uma mera vaidade, e uma elite católica que não só a mantinha como acreditava que estivesse "a serviço dos Céus".

Outro ponto interessante é a gestação e nascimento de um quadro. Chevalier retrata não só o ateliê, a montagem do cenário e a confecção das tintas, mas, sobretudo, a acurada execução e a forma que o pintor observava o mundo, fragmentando-o em cores, luzes e sombras.

Para finalizar, o amor entre os protagonistas jamais é declarado, apenas insinuado com delicadeza e elegância através de pequenos gestos, olhares furtivos e poucas palavras trocadas. Porém, eles jamais conseguem disfarçar a importância que um tem para o outro: Vermeer transformou o mundo de Griet e ela também virou do avesso seu dia a dia.

Nota: O livro foi adaptado para o cinema em 2004 com Colin Firth e Scott Johansson nos papéis principais. Monótono e um pouco diferente do original, o melhor fica por conta da semelhança entre a protagonista e a moça com brinco de pérola.

Kymhy 27/04/2018

Moça Com Brinco de Pérola - Tracy Chevalier
Griet é uma moça que passa a trabalhar na casa do famoso pintor Vermeer. Aos poucos a relação vai se aprofundando, guiada principalmente pelo amor à arte e as cores. Conheça um pouco mais sobre a criação dessa grande obra.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-moca-com-brinco-de-perola-tracy-chevalier/

Fernanda.Gehrke 22/08/2016

Arte, fotografia, cinema e literatura em uma história só
Esse é mais um daqueles livros que eu li depois de ter visto o filme. No caso de "Moça com brinco de pérola", de Tracy Chevalier, assisti ao filme inspirado no livro em 2003, no cinema. Lembro que na ocasião fiquei deslumbrada com a fotografia do filme e intrigada com a trama que envolvia um artista e uma obra de arte, a pintura que dá título ao livro, ambos reais.
Sobre o livro, só fui ter contato com ele em 2016, motivada pela busca por autoras em função do movimento Leia Mulheres, que tem clubes de leitura por todo o país que se dedicam à leitura de escritoras brasileiras e estrangeiras, clássicas e contemporâneas.
É uma leitura que flui muito bem e tem uma riqueza de detalhes nas descrições de cada atmosfera, de cada ambiente e, principalmente, das pinturas e do trabalho do artista Johannes Vermeer. Particularmente, relembrei de muitas cenas do filme ao ler e, assim como quando assisti, novamente na leitura gostei muito das referências à câmara escura, precursora da câmera fotográfica, como ferramenta de trabalho do pintor.
A curiosidade e o fascínio que o equipamento desperta nos personagens tem algo de mágico. Como amante da linguagem fotográfica, não poderia deixar de ressaltar esse aspecto do livro, que também tem vez na versão da história adaptada para o cinema.
Fiquei com muita vontade de rever o filme, que tem Scarlet Johanson como protagonista, no papel de Griet, a empregada protestante contratada para trabalhar na casa da família católica do artista plástico Vermeer.

site: http://meudesafiodeleitura.blogspot.com.br/2016/08/livro-22-moca-com-brinco-de-perola.html

Lídia 28/02/2012

Moça Com Brinco de Pérola - Tracy Chevalier
É muito envolvente como o autor escreve o livro. É muito bonito a história desse quadro.
Simone 31/05/2012minha estante
Ah, Adoraria tanto algo mais..."físico".
Foi ótima...Tracy é ótima com detalhes...

Barbara 03/09/2012

Enquanto lia esse livro, não conseguia parar de imaginar o que iria acontecer em seguida, senti uma ânsia tão grande em saber o resto da história, que não consegui me conter, acabei em 2 dias.

Uma narrativa de extrema senbilidade, que me possibilitou "ver" os quadros atraves da personagem, captar todos os sentidos, as angustias, as imagens daquela cidade que Griet tanto amava, aquele amor tão contido e tão grande que ela tinha.

Amei MUITO esse livro, me identifiquei mais ainda com o estilo da Tracy Chevalier, e os outros livros dela certamente seram as minhas próximas aquisições!

Luciane 03/08/2012

Este livro é muito bonito, pois envolve a história da arte.
Recomendo.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284