A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Anapiep 24/07/2023

"De repente meu medo tomou outra forma. Eu não conseguia me convencer de que as mulheres e os homens que acabara de encontrar não eram mais uma tribo de bestas. Pareciam animais selvagens escondidos atrás da pele humana. Eu carregava a sensação iminente de que, a qualquer momento, eles retrocederiam e começariam a expor seus instintos animais, um após o outro."

Valéria Cristina 13/06/2023

Um clássico da ficção científica
O biólogo inglês amador Edward Prendick é salvo de um trágico naufrágio pela tripulação de um navio que está a caminho de uma pequena ilha desconhecida do oceano Pacífico, transportando espécimes de vários animais selvagens. Prendick desembarca na ilha e conhece o dr. Moreau, um cientista perverso, cujos controversos experimentos levaram-no ao exílio. Não demora até o protagonista-narrador descobrir as terríveis experiências biológicas que lá são realizadas, inclusive um aterrorizante segredo.

Escrito em 1896, A ilha do dr. Moreau foi uma reação às teorias darwinianas, que pela primeira vez mostravam o ser humano mais próximo do que se pensava de outras espécies, levando parte da sociedade a condenar vivissecções e experimentos com animais. Wells criou um thriller arrepiante, por vezes macabro, que permanece atual e cujo personagem principal mantém em suspenso o fôlego dos leitores, em sua jornada infernal pela própria sobrevivência e sanidade mental.

Raíssa Simplício 10/06/2023

Estranhamente agradável, grandes pensadas.
Confesso que muitas foram as vezes que abandonei esse livro no início, embora tenha achado a leitura bastante pacata nos primeiros capítulos, um belo dia acordei com a imensa vontade de continuar a leitura, ao qual não me arrependo. O autor nos leva a uma aventura entre seus sentimentos e a realidade de una forma bastante vivida, me pego imaginando os cenários como se fosse uma personagem do livro assistindo os trechos do livro. O final me pegou desprevenida, apesar de que imaginava algumas situações parecidas, jamais rumou ao que aconteceu de fato. Recomendo esse livro para quem gosta dos clássicos, esse terá um cantinho especial na minha estante.

Matheus656 05/06/2023

Prefiro o Wilson, aos bichos-humanos
A ilha do Dr. Moreau é um clássico da literatura mundial. Misturando o horror com ficção científica, vemos aqui uma crítica à ética e também aos testes em animais. O nosso protagonista acaba parando nessa ilha após ser salvo por Montgomery, e descobre que ali então, era praticado testes em animais, ou mais especificamente, vivissecção. Os animais então de certa forma eram modificados, e o livro vai debater muito sobre isso, e também sobre religião e evolução. É um livro curto, devorei em poucas horas, a narrativa prende o leitor para que ele fique com a pulga atrás da orelha, para querer saber o que vai acontecer e não largar o livro até ter terminado. Interessante, agora divagando aqui, é raro eu ler algum livro de ficção científica que seja sobre experimentos em laboratórios, já que, talvez o tema, apesar de englobar também esses experimentos, parece estar mais ligado ao espaço; naves, extraterrestres e por aí vai. Foi meu segundo livro lido do autor, e pretendo ler mais coisas dele.

Matheus656 05/06/2023

Prefiro o Wilson, aos bichos-humanos

Maria 05/06/2023

O cara quis brincar de Deus e achou que não ia dar MUITA merda?? Incrível como o Prendik tava perplexo que estavam fazendo experimentos com humanos até que descobriu que originalmente eram animais, a tortura e a dor não eram menores.

Eu amo a simplicidade dos livros de H.G. Wells, ele trás conceitos futuristas, considerando a época em que escreveu, de maneira brilhante.

Vanessa1073 02/06/2023

Leitura razoável
Acho que meu erro foi começar a leitura tendo muitas expectativas. A história é interessante, mas o desenvolvimento dos personagens nem tanto. Queria mais aprofundamento sobre os motivos, não apenas uma conversa entre personagens explicando o motivo. O fim do enredo achei rápido também.

Mas serviu com uma leitura para passar tempo. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

Priscila385 31/05/2023

Clássico
Escutar por áudio livro foi bem mais interessante, pensar que muitas coisas vieram dessa ideia e a filosofia do livro são muito profundas e a frente no seu tempo

Leonardo 25/05/2023

Um típico clássico
A respeito deste livro eu penso o mesmo de outros clássicos que já li: a leitura é válida apenas para conhecer a obra, porque a estória é simples, sem nada de extraordinário. A vantagem desta obra é que o autor é sucinto.

Larissa 18/05/2023

Uma boa reflexão
Este livro nos convida todo instante à refletir sobre a condição humana, sobre a criação das crenças, sobre a maldade humana e sobre sua condição como animal que não se vê como tal
Eu gostei muito do livro e recomendo a leitura

Joy Barreto 16/05/2023

Empolgante
Romance de ficção científica é um livro empolgante cheio de fantasias. Desses que prendem o leitor, deixando-o curioso com cada acontecimento.

e os Livros 14/05/2023

Wells não erra
História arrepiante, repleta de reflexões e metáforas. Mistura de terror e ficção científica.Wells não erra nunca.

Debora.Cordeiro 04/05/2023

Bom, mas nem taaaanto
Achei a leitura meio pesada, arrastada... tanto é que demorei muito pra ler, visto que é um livro pequeno. Mas é porque eu realmente não tava rendendo muito, às ficava com preguiça de pegar pra ler sabe... enfim.. acho que uma nota 3,5 resume ele

Alan kleber 04/05/2023

Uma reflexão perturbadora sobre a ciência e a natureza humana.

Uma obra literária icônica que, ainda hoje, após mais de um século de sua publicação, consegue cativar e fascinar com sua narrativa envolvente, reflexiva e repleta de mistérios.

A história começa com Edward Prendick, o protagonista da obra, cujo navio naufraga, e ele fica à deriva em alto mar até ser resgatado perto de uma ilha remota e misteriosa no Oceano Pacífico pelo Dr. Moreau e seu assistente Montgomery. Com esses dois, estão outros três homens de aspecto bem sinistro.
Prendick, assustado e curioso, acaba descobrindo o que o Dr. Moreau faz naquela ilha. O cientista excêntrico conduz experimentos bizarros com animais por meio da manipulação genética. A descoberta de Prendick o choca, e nos leva a um mundo onde a ciência se confunde com a natureza, e onde os limites da ética e da moralidade são constantemente testados.
A partir desse ponto, a narrativa de H.G. Wells passa a explorar temas profundos e controversos, como a ética na ciência e a relação entre humanos e animais. O livro, portanto, é muito mais do que uma simples história de aventura na qual um homem tenta escapar de uma ilha perigosa. A trama é um convite para refletirmos sobre os limites que existem na experimentação científica, e sobre o que define, afinal, o ser humano como ser racional.
O autor, por meio de sua escrita envolvente e poética, nos leva a questionar o papel do homem como criador e a mostrar as consequências desastrosas de se brincar com as leis da natureza. A forma como Wells trata essas questões em seu livro é um dos motivos pelos quais ele ainda é considerado um grande clássico da literatura de ficção científica.
A Ilha do Dr. Moreau é também uma obra que se destaca pela sua capacidade de criar um clima de tensão e mistério. O autor consegue manter a tensão na trama com a sua habilidade de criar imagens vívidas e perturbadoras na mente do leitor. Ele nos leva a refletir sobre o que é humano e o que é animal, e como essas fronteiras podem se confundir e se misturar.
Em resumo, A Ilha do Dr. Moreau é um livro que recomendo sem hesitação. Ele não apenas é um grande clássico da literatura de ficção científica, mas também é uma obra que nos faz refletir sobre questões profundas e atemporais. Se você gosta de histórias de aventura, mas também quer ser levado a pensar sobre as implicações éticas da ciência, este livro é para você.

Jéssica 21/04/2023

Uma crítica perturbadora à ciência e sua arrogância
O livro é uma crítica à ciência e sua capacidade de desafiar os limites éticos e morais. Wells retrata a crueldade e a arrogância do homem em tentar brincar de Deus, além de questionar a validade de experimentos que visam transformar seres vivos em algo que não são. A escrita de Wells é envolvente e consegue prender a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que expõe questões profundas sobre a natureza humana.
O personagem principal, Edward Prendick, é o narrador da história e seu ponto de vista permite ao leitor acompanhar de perto as atrocidades cometidas pelo Dr. Moreau em nome da ciência. Prendick é um homem sensato e inteligente, que consegue questionar a moralidade das ações do Dr. Moreau, ao mesmo tempo em que tenta entender a natureza dos seres humanóides que habitam a ilha.
No entanto, o final do livro é um tanto abrupto e deixa algumas questões em aberto, o que pode deixar o leitor um pouco frustrado. Além disso, a história pode ser um pouco chocante para aqueles que são mais sensíveis, já que há descrições detalhadas de experiências cruéis em animais.
No geral, "A Ilha do Dr. Moreau" é um livro que vale a pena ser lido, principalmente por aqueles que se interessam por ficção científica e questões éticas e morais relacionadas à ciência. É uma obra atemporal e que ainda hoje pode ser relevante para discutir as implicações da experimentação científica em seres vivos.