O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

euvictorfarias 26/04/2021

Viagens no tempo, mudanças de realidade e... Asimov!
O escritor russo e naturalizado americano Isaac Asimov publicou a primeira edição do livro "The End of Eternity" no ano de 1955. A mesma obra inspirou duas adaptações para o cinema: uma no ano de 1976, dirigido por András Rajnai, e outra em 1987, diridigo por Andrei Yermash. O enredo do livro se baseia em um lugar fora do conceito que temos a respeito do tempo, este lugar é chamado de Eternidade. Neste lugar vivem os Eternos, seres humanos que são retirados de seu tempo natal e levados para trabalhar na Eternidade a fim de manter a raça humana viva e segura. Para isso, as pessoas que trabalham neste local alteram repetitivamente a realidade ao ponto de sempre haver mudanças na história da humanidade. O livro acompanha Andrew Harlan, que trabalha como Técnico para a Eternidade e sua principal função é realizar as mudanças físicas necessárias para que a história seja reescrita. Tudo muda quando Harlan se apaixona por Noÿs, uma moça que vive no século 482 e que o leva a questionar o que realmente importa não apenas para sua vida, mas para toda a raça humana.
Como praticamente toda obra de Asimov, O Fim da Eternidade não deixa a desejar e possui um enredo e uma escrita impecáveis. O livro é cheio de tensão e suspense, levando o leitor a refletir sobre diversos temas, além de possuir alívios cômicos na hora certa para que o clima fique mais leve. Um ponto que me chamou muito a atenção são os vários plot twists que o livro apresenta, chegando a deixar o mesmo totalmente imprevisível. A história começa seu climax por volta do capítulo 12 e se mantém até o último capítulo, fazendo o leitor não ter vontade de parar de ler para saber o que ocorrerá com o protagonista e com toda a humanidade. Por fim gostaria de destacar algumas passagens com cunho bastante machista que podem ser explicadas pelo ano em que o autor escreveu o livro, mas que ainda assim me incomodaram um pouco.

Yuri 17/03/2021

De explodir a mente!
No início não estava entendendo muita coisa, até que na metade parecia estar no início (kkkkk). Em alguns momentos fiquei bastante confuso com os termos, mas conforme fui me situando, captei a essência e fui entendendo. Muitas viradas de mesa, em que fui realmente pego de surpresa. Minha primeira experiência com o autor e fiquei maravilhado. Recomendo muito!

Saymon.Botelho 14/03/2022

Claramente desnecessário se arrepender do passado
Asimov como sempre superando as expectativas

Mais um excelente livro de ficção que me trouxe 50 mil sentimentos diferentes e o final é de deixar o coração mole e quentinho

Raiva, angústia, medo, solidão e todo o resto que um nemoravel livro consegue por em palavras

A trama não é nada muito grandiosa como um Dark da vida, mas é lindo os caminhos que ela toma

Henggo 15/03/2022

Aceitemos o Professor Erro
Que livro. Que livro peculiar. Asimov nos leva por uma jornada de conhecimento coletivo. É sobre o futuro? Sim, sem dúvida. Um exercício de futurologia. Porém, acima disso, é sobre nós, sobre o presente, sobre nossa mentalidade, medos, angústias, fardos, pecados; é sobre um instinto humano (e complexo) de querer resolver tudo.

Asimov aqui faz uma ode ao que eu chamo de "Professor Erro". Costumo dizer que temos dois professores: o Erro e a Vida. A Vida ensina dando oportunidades, muitas, segundas, terceiras, quartas oportunidades. A Vida é a Eternidade (quem leu entenderá). O Erro, por sua vez, é aquele professor que dizemos "carrasco". O Erro bate, maltrata, força a transformação. É difícil, contudo, anos a frente, quando pensamos nos ensinamentos, percebemos que quem de fato nos ensinou foi o Erro e não a Vida.

O Erro é a Infinitude.

A ficção científica é instigante porque nos força a pensar para além de nossas bolhas. E veja: não sobre futuros distópicos, distantes. Longe disso. Nos força a pensar sobre o agora. Nos força a pensar sobre a necessidade de pararmos de buscar por uma frágil perfeição.

A busca pela perfeição é uma busca perdida. Os erros nos conduzem a algo melhor. Doem, machucam, deixam cicatrizes; e ferem e fazem chorar. Mas impulsionam.

"O Fim da Eternidade" é um pedido de Asimov para que saibamos lidar com nossos erros, pois isso é o que nos torna humanos.

Victória 22/07/2022

O Início da Infinidade
Quem gostou da série de Loki da Marvel muito provavelmente vai gostar desse livro, uma vez que possuem conceitos semelhantes em relação a viagem no tempo.

Esse foi meu primeiro livro do Asimov e já gostei muito. É uma ficção científica que não traz aquele pessimismo em relação ao futuro que muitas vezes vemos, mas apresenta um debate muito legal sobre livre-arbítrio e manipulação do tempo. O sistema que o autor criou, com as castas da Eternidade e tudo o mais são de uma genialidade muito divertida.
O protagonista é super cabeça-quente e impulsivo apesar de inteligente, e isso me irritou um pouquinho mas tudo faz sentido no final.
Tem algumas partes do livro que querem trazer umas explicações de física e do processo por trás da Eternidade que eu só lia rápido porque não entendia.

No fim, não é um livro memorável, mas uma ótima maneira pra quem quer começar Ficção Científica clássica e principalmente, Isaac Asimov.

Naty 01/05/2020

Incrível
O melhor livro que eu ja li,simplesmente perfeito. No início pode ser meio confuso pelo uso de expressões do universo do livro,mas com o passar da leitura você se acostuma. História sensacional,final incrivelmente incrível.Superou minhas expectativas

Lucia101 14/04/2021

Asimov mais uma vez surpreendendo. O livro começa de um jeito e vai se transformando ao longo da história. Adoro como ele usa a lógica para embasar sua narrativa.

Felipe 27/04/2023

Muitas reviravoltas
Prato cheio para quem gosta de plot twists, asimov nao economizou nessa obra. Esse é o primeiro livro que leio dele. Pensei que ele escrevia de forma difícil, como alguns outros escritores, mas é o oposto. Escrita simples, sem muitos detalhes, a trama se desenvolve muito rápido, o que gosto. Consegue na medida certa fazer as analogias e dar uma certa filosofada, mas sem ser enfadonho e se estender muito.
Recomendo.
Viagens no tempo e amor, que combinação perfeita ??

Bia 26/10/2020

O Fim da Eternidade
? Resenha "O fim da eternidade" - Isaac Asimov

Instagram: @ilusoesliterarias

?? Primeira publicação: 1955

?? Páginas: 256

?? Gêneros: ficção científica, viagem no tempo, mistério e thriller

?Em "O fim da eternidade", somos apresentados a uma sociedade futurística extremamente avançada, na qual alguns de seus habitabtes são capazes de viajar no tempo, e assim fazer modificações na realidade.

? Andrew Harlan, um dos técnicos que fazem mudanças no tempo, acaba se apaixonando em uma de suas missões, o que pode colocar em risco o rumo da humanidade.

? Por mais simples que a sinopse pareça, a genialidade de Asimov ao escrever essa história foge de todos os parâmetros. Sem dúvida é um livro difícil de entender no início, mas a confusão vale a pena quando tudo começa a fluir e a história vai ficando cada vez mais interessante e bizarra.

? O final é simplesmente arrebatador, e vai deixar o leitor completamente enlouquecido durante uns bons dias.

? Com certeza é meu livro favorito de sci-fi, e agradeço imensamente ao @onavegando por essa indicação incrível!

Anderson.Lucena 26/06/2021

"É enfrentando as grandes dificuldades que a humanidade consegue alcançar com mais êxito os grandes objetivos. É do perigo e da insegurança que surge a força que impulsiona a humanidade para novas e granduosas conquistas."

Lipe 11/05/2022

Quando li O Fim da Eternidade não fazia a mínima ideia do que esperar do livro! Aliás, pelo nome e pelo gênero sabia que seria algo relacionado com o tempo e espaço. Porém, Isaac Asimov traz uma história bem complexa e "viajada" do jeito que uma boa ficção científica tem de ser. É uma das melhores ficções que li até hoje!!

Cristiane 26/10/2022

Incrível
Foi o primeiro livro que li do autor e senti que tudo estava sempre ficando cada vez mais e mais bagunçado hahaha mas que livro genial!!! Adorei demais.

Silvia Cristina 18/06/2023

Vale a pena a leitura
Para quem gosta de ficção científica, é para quem nunca leu nada neste gênero . Parece no início difícil pelos termos empregados , mas a história explica muito bem os conceitos e da pra entender . Eu fiquei super interessada na história . E tem colocações que nos fazem pensar muito
Na humanidade , destino e futuro . Será que seria bom se tivéssemos o conhecimento do futuro e com a capacidade de alterar algo em nossos destinos ? Será que faríamos as melhores escolhas ??? Gostei desta temática ? me faz refletir ?

Rodrigo.Silva 20/02/2020

Viagem no tempo level 10
Esse foi meu primeiro contato com Asimov e para ser franco, superou minhas espectativas.
Não achei a terminologia complicada nem a teoria confusa, ( mas entendo que ser da área ajuda ) como muitos afirmam.
Até o cliche e o fator previsível são fatos claros para Asimov, que usa a constatação do leitor para mascarar a real onda reveladora e transformadora da história.

Todo o conteúdo ficcional é de primeira qualidade, explora diversas teorias de forma simples, sem complicar a vida do leitor com termos técnicos afetados, a própria história determina termos mais simples e práticos.
E então ele nos mergulha nessa questão sociológica e psicológica do comportamento humano controlador, ambicioso e individualista.

"Qualquer sistema(...)que permite ao homem escolher o próprio futuro, terminará optando pela segurança e pela mediocridade(...)"

Nossos fracassos e nossas superações são um combustível muito melhor do que a estagnação do conforto eterno.