Retrônicos

Claudia Dugim
Lucas Rafael Ferraz

Resenhas - Retrônicos

Coruja 01/07/2020

Ganhei esse livro num sorteio do The Bookworm Scientist. Não conhecia o projeto nem os autores, mas achei a premissa interessante e fiquei bem curiosa para dar uma olhada no livro. Foi leitura rápida - o volume tem pouco mais de cem páginas - e um pouco fora da minha zona de conforto, mas achei Retrônicos bem interessante.

Como toda antologia, essa coletânea tem seus altos e baixos. Há contos excelentes, que realmente me tocaram; ou causaram calafrios e estômago embrulhado (o bom horror tem dessas coisas…). Outros foram um pouco mais medianos, repletos de clichês (o que nem sempre é ruim) com uma verborragia adjetiva que tornava a leitura truncada - fizeram-me lembrar do preciosismo de autores como Lovecraft e Poe, mas sem a mesma fluidez deles. Às vezes, menos é mais.

A premissa do todo, como os contos de interconectam, a divisão das partes, evolução temporal, transição de humanos para monstros e ciborgues, foram as coisas que mais me chamaram a atenção. Retrônicos parte de uma ideia muito boa, com uma execução bem pensada.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/07/o-resumo-da-opera-o-ano-ja-pode-acabar.html