O Cavaleiro da Morte Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Cavaleiro da Morte

Alex 29/09/2022

Quase o apocalipse
Este é o segundo livro da série Crônicas Saxônicas. Neste livro, Bernard te levará para o interior de Wessex, o único reino ainda não dominado pelos Dinamarqueses (nórdicos /vikings).

Em meio a uma aula sobre a constituição primordial de Englaland, uma ideia de país que ainda não era sequer cogitada, você conhece fatos históricos sobre essa cultura e terra.

Inclusive os ataques e investidas de Guthrun, que quase acabaram com qualquer chance, de um dia existir a Inglaterra como nação.

Através de Uthred, um personagem fictício, você conhecerá inúmeros personagens históricos, entre eles, Guthrun e o importantíssimo Rei Alfredo, único rei inglês a receber a alcunha de ?O Grande?.

Recomendo muito, é uma aula de história e cultura

Italo.GonAalves 06/06/2021

Novamente mais um livro fantástico. Muito bom desde início, sempre nos prendendo na história e nos deixando com vontade de quero mais. Indo agora para o terceiro livro sendo q ainda há muita história, estou empolgado.

jusousan 16/11/2021

O Cavaleiro da Morte
O Cavaleiro da Morte tem, ao meu ver, um começo bem parecido com o livro anterior e isso fez com que eu não me ligasse de primeira à história. Porém, no decorrer da leitura, o diferencial do livro aparece e é visível uma narrativa ainda mais intensa que a primeira.

Nessa sequência, o personagem principal Uhtred está quase no ápice de sua arrogância como guerreiro. Entretanto, veremos que nem sempre tudo pode ser resolvido assim. Ainda, as mulheres têm um pouquinho mais de relevância na história o que ajuda a moldar o destino de Uhtred. A história fica bem centrada na luta dos anglo-saxões contra os dinamarqueses, culminando em excelentes cenas.

Bernard Cornwell surpreende-me positivamente a cada sequência de livros. Sou suspeita pra falar sobre, já que gosto muito de ficção histórica.

O autor sabe descrever muito bem o antes, durante e depois de uma batalha. Nesses momentos sempre fico muito extasiada. Me sinto completamente no campo de batalha. É incrível como o autor desenvolve tudo. Tudo é muito bem bom! Quase toda a narrativa é empolgante.

Ainda melhor é a nota histórica que o autor acrescenta no final de todos os livros. Minha curiosidade agradece.
Luís 18/11/2021minha estante
Tá lendo Crônicas Saxônicas?

jusousan 18/11/2021minha estante
sim! Vou pro terceiro livro ainda

Mateus 16/09/2023

A saga de Uhtred
"O Cavaleiro da Morte", segundo livro das Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell, proporciona uma experiência envolvente na ficção histórica. Cornwell oferece um retrato vívido das guerras saxãs, repleto de batalhas e intriga. A narrativa habilidosa nos transporta para a mente do protagonista Uhtred de Bebbanburg. Após essa leitura, é impossível não ansiar pela continuação da série. A história é tão bem construída que a próxima etapa é inevitável.

Jbaclg 04/11/2021minha estante
Também fiquei bem chateada com a morte desse personagem. Era muito bom...

Thaís Almeida 17/12/2020

Mais um livro magnífico!
Bernard consegue nos transportar para batalhas como ninguém! Nesse livro vemos um pouco do amadurecimento do Uthred assim como suas perdas...Tem algumas passagens que te fazem rir e ficar tenso! Ansiosa pelo terceiro livro!
Max | @maxwelllalex 18/12/2020minha estante
ai tenho maior interesse em ler. Amo a série apesar dos pesares.

Thaís Almeida 18/12/2020minha estante
Super recomendo viu! Os livros são muito imersivos :)

Thânia Deak 29/05/2022

O Cavaleiro da Morte
Uhtred é um saxão cuja herança foi usurpada. Está a deriva num mundo de fogo e traições e precisa fazer uma escolha: lutar pelos vikings, que o criaram, ou por Alfredo, Rei dos saxões, que o odeia. O que se conta em O cavaleiro da morte apresenta é a história do lendário Alfredo, o Grande, e de seus descendentes. A sequência começa no dia seguinte aos eventos de O último reino, primeiro volume da série, se mostrando um belíssimo relato de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, e encontrarem mais apoio. Porém o abandono dos lordes ingleses, que acabam se aliando aos dinamarqueses, torna tudo mais difícil. Ao reunir o Grande Exército, os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex. Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, onde o último exército saxão lutará pela existência da Inglaterra
VâniaAkira 21/06/2022minha estante
Viu a série??

Thânia Deak 21/06/2022minha estante
Ainda não, quero ler o 3 volume para poder assistir. Você já assistiu ou já leu?

Liah 01/11/2020

O Cavaleiro da Morte
Um livro excelente que possuí uma escrita maravilhosa. É realmente incrível ver os acontecimentos da série TLK por outro ângulo e por outra descrição. Se você gostar da série da Netflix os livros são um prato cheio pra você. Recomendo muito.

Jrdncst 15/04/2021

O destino é inexorável!
Bom, vamos lá!
A escrita do Cornwell é arrebatadora! me conquista mais a cada livro. É simplesmente excepcional como ele narra com maestria a última batalha. Gostei muito do livro. Uhtred está amadurecendo e sendo dividido por alguns conflitos. Alfredo não tem nenhuma aptidão para liderar batalhas. E, para finalizar, fiquei muito triste com uma morte específica.

Ansiosa pelo terceiro livro!

Carine 17/01/2021

Briga de egos e brutalidade desnecessária
Após iniciar os livros percebi que a série de tv suavizou muito a violência da trama...

Em cavalheiro da morte houve muitos assassinatos e estupros, gatilhos pessoais meus, e devido a isso a leitura não foi muito agradável.

A trama mais gráfica e muito mais violenta gerava uma cena de estrupo a cada 30 páginas sendo descrita com naturalidade e indiferença pelo nosso principal... Nossa! Isso foi bem difícil pra mim. E sendo bem sincera, houve momentos que pensei em largar o livro e a série literária...

Uthred também apresentou seu lado mais egoísta e mimado nesse segundo volume, ele foi literalmente um babaca em 90% do livro. E augusto não estava muito atras, dois prepotentes com birras infantis (augusto chega ser cego pela religião e Uthred pela vaidade... Que ódio!).

Tenho melhores expectativas com o volume 3, que devo iniciar apenas mês que vem, vou precisar de uma pausa depois de passar tanta raiva com esse livro.

O volume 3 será decisivo na minha decisão de continuar a leitura da serie literária ou abandonar...

Victor 19/08/2020

Excelente
Mantendo o nível alto de detalhes e narrativa do primeiro livro, este faz jus como sequência ao primeiro Livro com louvor.
Neste livro Uthred se ver obrigado a cuidar de Alfredo que foi derrotado e wessex está quase toda sendo tomada pelos Dinamarqueses e, mesmo sem gostar muito de Alfredo por fatos que aconteceram antes , ele parte pra ajudar a tomar Wessex novamente.
Ainda há um pouco de Amor aos Dinamarqueses que os criaram, inclusive sua amizade quase de irmão é bem colocada a prova aqui.
Muito bom e recomendado.
Carol.Alves 19/08/2020minha estante
Adorei também ??

Victor 20/08/2020minha estante
Muito bom mesmo Carol

Luan.Brito 04/07/2020

Série Top!
Um dos melhores livros da desta série fantástica, Ultred crescendo demais.

LisboaPB 27/08/2021

Continuo gostando bastante dessa tragetória e o contexto histórico super interessante. Porém acho que o autor não trabalha muito bem os personagens que se inserem na história e ele usou uma espécie de repetições que teve no primeiro. Principalmente quando se trata de batalhas.

Mas é um livro muito bem escrito e se for ler esta série aos poucos não enjoa. Na verdade distrai bastante!

JoAo 19/05/2023

O CAVALEIRO DA MORTE
Superou em muito minhas expectativas, eu já achava que seria muito bom porém foi melhor do que eu imagina , a riqueza de detalhes das batalhas tudo muito incrível estou ansioso para o próximo

Goth0 30/01/2010

É.... Cornwell mais uma vez me deixa sem palavras, muito bom o livro, ouso dizer que Uhtred cresceu muito nesse livro, aprendeu com o sofrimento e aprendeu também a valorizar seu ódio assim como valoriza o orgulho, atributos indispensáveis para um guerreiro ou melhor, para o guerreiro. Apesar de toda sua beligerância Uhtred consegue se mostrar bem mais justo e sincero do que muitos padres e bispos da Inglaterra, o que sempre foi uma das criticas que mais aprecio nos livros de Cornwell.

O Cavaleiro da Morte é um livro extremamente prazeroso de se ler, mas de longe foi o mais trágico, o livro começa cheio de injustiças e terminar com muito sofrimento, acho que eu me apeguei de mais a personagens que eu sabia que iriam nos deixar, enfim, não deixar de ser um otimo livro, recomendo a todos =)
Cláudia 30/01/2010minha estante
Falei que Uhtred iria surpreende-lo!

Katsui 28/05/2015minha estante
Li o primeiro e gostei, principalmente pela temática que adoro.
Mas ainda não sei se continuo, achei o desenvolvimento dos personagens muito fraco, meio corrido.

Esse segundo livro isso melhora? Por exemplo: com mais diálogos e descrições? Ou ainda é mais um livro histórico?

Luiz Claudio 16/04/2017minha estante
Katsui, também tive o mesmo sentimento que você. De que o livro é muito mais histórico, e menos focado no desenvolvimento das personagens.
Não que seja ruim, de forma alguma. É um livro excelente como todos de Cornwell.
Porém, como li As Crônicas de Artur, estou achando as Crônicas Saxônicas um pouco inferior, justamente pelo desenvolvimento das personagens.

Ewerthon.Gomes 12/06/2020minha estante
Tenho a coleção inteira. Bom saber que é bom. Logo o lerei.