Crônica do Pássaro de Corda

Crônica do Pássaro de Corda Haruki Murakami

Resenhas -

Encantada 03/01/2021

Surpreendente
Há muito a ser dito sobre esse livro, mas posso dizer que mais uma vez Murakami soube fazer uso do fantástico e deixou a história muito bem arquitetada.

Alguns dos mistérios eu descobri de primeira e só confirmei no final, mas em momento algum isso tirou meu interesse no livro porque não tem como saber o que vai acontecer, é tanta coisa imprevisível que só lendo para descobrir.

Os personagens são únicos, bem construídos, porém ainda acho que ele deve modificar sua abordagem no quesito da sexualização da mulher da parte dos personagens homens. Ao mesmo tempo que ele descreve mulheres fortes, independentes, que superam n desafios na vida, trabalham e atingem sonhos, ele infelizmente as deixa hiper sexualizadas.
Douglas 10/03/2021minha estante
Excelente resenha ?

João Pedro 30/12/2020

Apaixonante
Simplesmente perfeito, e totalmente arrebatador, com certeza uma das melhores leituras de 2020. Posso reconhecer que talvez alguns pontos não sejam tão bem conectados ou explicados no final, mais sentir que foi exatamente essa a proposta. Murakami vai continuar marcando presença nas minhas próximas leituras.

Paul Law 16/12/2020

Um mundo oculto
Haruki Murakami é um escritor japonês que mora dos Estados Unidos. Fortemente influenciado pela cultura ocidental, tem um modo todo peculiar para escrever. Neste romance intitulado como Crônica do Pássaro de Corda ele deixa aflorar toda a sua capacidade imaginativa, criando um mundo (ou mundos) fantástico e intrigante.

A história começa com o desaparecimento do gato Noburu Wataya de Okada e Kumiko, um típico jovem casal japonês. Okada acabou de deixar o emprego de auxiliar num escritório de advocacia e ainda não encontrou uma nova profissão, ficando a sua cargo os afazeres domésticos. Kumiko é quem trabalha fora, numa revista. É dela a ideia de pedir ao marido que encontre o gato sumido, utilizando os serviços de uma detetive espiritual chamada Malta Kano. Como avançar da história, descobre-se que o sumiço do gato tem a ver com um problema mais complexo; que envolve outras pessoas e mundos. A esposa de Okada confessa traí-lo e deixa a residência, desaparecendo completamente. A vida de ambos corre perigo se Okada tentar reencontrar a esposa. É exatamente isso que o Pássaro de Cordas fará.

O livro de quase oitocentas páginas é um emaranhado de histórias sóbrias e pontuadas no tempo misturadas ao fantástico, sobrenatural. Não é clara a relação dos fatos, deixando ao leitor a tarefa de fazer relações. O conceito de "mundo dos espíritos" é fortemente explorado na obra. Um local sem tempo ou espaço acessível apenas pelos desenvolvidos espiritualmente. Coisas acontecidas neste além influenciam o mundo como conhecemos. O autor é criativo ao "dar vida" às personagens. Cada uma tem suas características peculiares; Creta Kano, por exemplo, é uma prostituta espiritual. Pessoas comuns e fantásticas perpassam pelos dias de Okada e o ajudam a descobrir o que verdadeiramente ocorreu com sua esposa e como ele poderá salvá-la.

Bem, o próprio personagem principal tem seus problemas. Ele não tem renda, não tem perspectiva de vida e encontra-se no fundo do poço. Passa um tempo de verdade no fundo de um poço e é isto que o faz "ser iluminado" pela verdade. Ou parte dela; uma chama que o faz buscar tudo. É que Okada tem certa sensibilidade... No final, ficamos com a impressão de ter lido uma história longa, bem contada e não tão bem amarrada. O ponto positivo é que o desfecho não é o esperado, fugindo do clichê das histórias do gênero; aqueles em que o cavaleiro salva a donzela.

Em suma, uma história não linear, fragmentada e longa, cujo final é original. Espaço, tempo e realidade são aspectos constantes em Crônicas do Pássaro de Corda, numa abrangência original e cativante. Fica a dica e a breve resenha, dado o tamanho da obra.

site: http://paullawblog.blogspot.com/2019/06/cronica-do-passaro-de-corda-haruki.html

jesusa02 14/12/2020

Brisa
Aquele tipo de livro que te leva a acreditar que está chegando perto da resolução, mas na verdade fica aberto a interpretação, uma explosão de dúvidas, teorias e reflexões que não te levam a conclusão específica.
É uma brisa muito doida, num momento o que era palpável em questão de poucos segundos se torna fantástico.
Tive dificuldades com a leitura, o que não aconteceu com o 1Q84, outra obra do autor.
Enfim, o livro é uma brisa que te remete a pensar sobre qual é o seu papel na sociedade, suas ações e questionar se o livre arbitrio, destino, sonhos realmente existem.

vifinkler 16/11/2020

Grandes expectativas grandes decepções
Eu ouvi falar desse autor por meio de pessoas e fui procurar e esse é o livro mais falado dele. São quase 800 páginas pra no fim eu não entender nada, acabei de terminar e vou atrás de uma explicação de gente mais inteligente que eu, pq tô me sentindo burra.
É muito bem escrito, com muitaaa descrição de tudo, com personagens intrigantes. Porém, eu não achei que me agregou muito, nem em diversão e nem em pensamentos. Até traz questionamentos legais, grifei umas partes, mas no fim de tudo eu não recomendaria pq é cansativa demais. Sinto muito acho que não entendi nada sobre Haruki Murakami.

Radamila 19/10/2020

Primeiro livro que li desse autor. Alguns pontos ficam meio que em aberto, sem explicação, mas no todo é uma ótima leitura.

Rodrigo 15/10/2020

A melhor leitura do ano.
Bom, o livro parte do desaparecimento do gato do casal formado por Toru Okada e Kumiko Wataya. Toru está desempregado e sem ideia do que fazer com a sua vida, por isso está cuidando da casa enquanto Kumiko trabalha. Tudo isso está prestes a mudar quando Toru Okada que prepara o seu spaghetti é perturbado por uma ligação telefônica de uma desconhecida que pede apenas dez minutos do seu tempo. À partir deste ponto, começa a surgir diversas coisas na vida de Toru.
Bom, o livro é um realismo fantástico que tem diversos elementos místicos ligado a história. Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e o livro alterna o foco da narrativa entre a cidade de Tóquio em 1984 e a região da Manchúria, ao final da Segunda Grande Guerra, quando o Japão é derrotado pelas forças da União Soviética, marcando o final da violenta ocupação da China.
O Murakami é genial, de verdade. Tudo que ele descreve e retrata tem um significado e nada se perde no final. Apesar de ser um livro grande (768 páginas), a leitura é muito fluida e instigante, de forma que eu não me cansava de ler em nenhum momento, por isso acabei lendo em 5 dias.
Enfim, não quero entregar nada do livro porque eu acho que qualquer informação pode estragar um pouco a experiência. Eu não li nada sobre o livro então tudo foi uma surpresa pra mim. Foi a minha melhor leitura do ano e já é um dos meus livros favoritos. Murakami é um gênio.

Karolline.Campos 26/09/2020

???
A narrativa prende e os mistérios lançados nos levam a problematizar uma série de coisas sobre o mundo, a vida. Confesso que no final achei que fiquei sem entender. Gostei que muitas passagens faz pensar e refletir muito. Espero ter a oportunidade de conversar com outras pessoas sobre para talvez colocar uns pontos nos is.

Bruno.Dellatorre 29/08/2020

Certamente um dos melhores livros que já li
Uma mistura entre realismo mágico, filosofia, história do Japão, mistério... esse livro é praticamente perfeito

Rafael 25/08/2020

Fantástico
Aqui a linha entre o que é fantasia e realidade é tênue, por vezes até mesmo inexistente e é justamente isso que o torna tão envolvente.

Pedro.Gabriel 22/07/2020

O livro vale pelos contos
Particularmente não sou um grande fã de ultra realismo. Porém, nesse caso o livro me prendeu pelas histórias dos personagens que acompanham o personagem principal.
Acho que muitos pontos ficaram em aberto, mas também acredito que não seja a proposta do livro responder todas as dúvidas que são estimuladas no leitor.
No geral, o livro vale a leitura e é muito bem escrito pelo autor.

Lêlivro@sêlivre 09/07/2020

É uma leitura envolvente e fascinante. Com Murakami compreendi que é preciso, por vezes, olhar para o buraco dentro de nós mesmos e deixar-se ser engolido pela escuridão, mesmo que nem todos têm o privilégio de enxergar no escuro.

fabio.orlandini 22/05/2020

A busca de si mesmo.
Alguns livros do Murakami me prendem já na primeira página. Não foi o caso desse. Entretanto, é um livro que nos leva a muitas reflexões sobre nosso papel no mundo.
Caroline 24/05/2020minha estante
Estou lendo esse livro mas não está me prendendo. Vale a pena insistir na leitura?

fabio.orlandini 26/05/2020minha estante
Desculpa a demora. Também foi o Murakami que mais se arrastou para mim. Ele até melhora, mas não achei um livro inesquecível.

Caroline 26/05/2020minha estante
Entendi... Muito obrigada!

Helenapessoa 11/08/2020minha estante
Qual o livro dele que mais te prendeu?

fabio.orlandini 11/08/2020minha estante
Gostei muito de 1Q84, mas meus dois favoritos do coração são O incolor Tsukuro... e o outro é Kafka à beira mar.

Helenapessoa 12/08/2020minha estante
Muito obrigada!