A Canção da Espada

Bernard Cornwell

Resenhas - A Canção da Espada

Alex 24/01/2023

Um pequeno grande retrato
Este é o quarto livro da série, nele o autor retrata como se deu a aquisição, conquista e manutenção de Londres, para o reino de Wessex.

Efetivamente o livro é ótimo, o arco desenvolvido é menor que nos volumes anteriores, ficando toda a história encerrada em uma pequena região da Inglaterra. Isso me agradou muito.

Além disso, a forma com que ele retrata as intrigas da corte, soma muito ao que mais gostamos, as batalhas.

O único ponto que critico é o Deus ex machina em um determinado ponto. Um recurso que nunca me agrada. Mas tudo bem, o autor fez a ressalva ao final.

Por fim, recomendo, mesmo sendo o mais fantasioso de todos lidos até aqui, ele retrata um ponto histórico importante na construção da Inglaterra.
Moninha 24/01/2023minha estante
????

Pierri 07/09/2021

Gostei demais!! Como era previsto por mim, conforme vou mergulhando mais numa série, mais eu gosto dela!! Esse foi o melhor livro até agora, segundo o autor, tem mais elementos fictícios do que nos anteriores, o que só favoreceu a história!! Tem um final cheio de reviravoltas, inesperado!! Indíco demais essa série pra iniciar e conhecer o autor. Fico feliz que ainda tem 9 livros dessa série para eu ler!!

Sandro.Menoncin 17/09/2023

Como é bom ler Cornwell
Voltando a escrever as resenhas com um certo atraso após a leitura, começando com mais um livro maravilhoso dessa série, nele voltamos a acompanhar as aventuras de Uhtred para retomar sua tão querida terra mas para isso acontecer ele segue servindo Alfredo, esse livro está cheio de intrigas políticas, uma missão de resgate que acaba em uma batalha eletrizante no final e com perdas importantes para a história, ansioso para ler o próximo livro da série.

Wanderlei 15/07/2009

Trata- se de um livro que só não é melhor porque não temos o VOL.5 Cornwell, como sempre, descreve os costumes da época, as questões dos homens, as simplicidades e complexidades desta vida de forma primorosa. Ele nos transporta para outro tempo através do clima, do terreno, das relações pessoais, do momento da parede de escudos e o júbilo da batalha.No quarto livro, A Canção da Espada, ele narra como os homens de Alfredo, liderados por Uthred, recuperam Londres dos dinamarqueses e iniciam o processo de tomada de todo o reino. Não é o melhor livro da saga, o terceiro ainda é incomparável, mas ainda assim é muito bom. Cornwell poderia ter escrito ao menos umas duas páginas a mais.Mas só a última batalha já vale o livro.

"No outro mundo — disse eu a Pyrlig —, todos seremos deuses. Ele me olhou com surpresa, imaginando de onde viera aquela declaração.

— Estaremos com Deus — corrigiu ele.

— No seu céu, talvez, mas não no meu.

— Só há um céu, senhor Uhtred.

— Então que o meu seja o único— disse eu, e naquele momento soube que minha verdade era a verdade e que Pyrlig, Alfredo e todos os outros cristãos estavam errados. Estavam errados. Não íamos para a luz, nós deslizávamos para longe dela. Íamos para o caos. Íamos para a morte e para o céu da morte, e comecei a gritar enquanto nos aproximávamos do inimigo. — Um céu para homens! Um céu para guerreiros! Um céu em que espadas brilham! Um céu para homens corajosos! Um céu de selvageria! Um céu de deuses cadáveres! Um céu da morte!"

Mateus 03/11/2023

A Canção da Espada
A Canção da Espada, mais um capítulo incrível nessa série de tirar o fôlego! Aqui, Cornwell não decepciona, trazendo toda a intriga política e as decisões arriscadas de Uhtred.

Essa última batalha na missão de resgate é surreal demais! Cornwell tem o dom de nos transportar para o calor da ação, nos fazendo sentir cada golpe de espada.

A Canção da Espada é mais uma prova do talento de Cornwell em criar narrativas envolventes e emocionantes. Recomendo sem reservas!

C.F. 11/01/2021

A história continua incrível, vemos a filha de Alfredo tomando destaque e importância no livro.
Personagens cativantes, novos e antigos, nosso protagonista nunca esteve tão feliz e acho que nunca se viu também em situações tão complicadas.
Mas seguimos em busca da solidificação da Inglaterra.

DistintoFelps 28/08/2022

O Falso Destino e o Rapto da Princesa
Uhtred de Bebbanburg jurou sua lealdade ao rei, pela terceira vez, e por conta disso, passou a realizar a vontade do rei sem o direito de reclamar, e ao decorrer do tempo, perceberá a gravidade do erro que cometeu.
Ao ver uma oportunidade imperdível, Uhtred atende ao pedido do "destino" e vai até um suposto "morto revivido", que havia profetizado seu futuro, o futuro do próximo Rei da Mércia.
Motivado pela profecia, o Guerreiro Saxão conhece um guerreiro extremamente forte e que desejaria tomar os reinos mais fortes do globo, conquistando aliados muito fortes e um exército invejável, esse guerreiro se chama Sigefrid, e juntamente com seu irmão Erik, iriam atormentar o Rei Wessex até ele pedir clemência.
A Canção da Espada é um livro que vai te causar raiva, principalmente para aqueles que gostam do personagem Uhtred, já que durante toda a trama, o personagem é submisso ao Rei Alfredo, por conta de um juramento, se vendo obrigado a defender Wessex a todo custo, e por vezes, fazendo isso melhor do que o próprio Rei Alfredo.
Nesse livro, Bernard Cornwell deixa bem claro que, não importa a nacionalidade do guerreiro, todos podem achar motivos para matarem uns aos outros, seja por amor, vingança, riquezas ou liberdade. Portanto, diferentemente dos outros livros, vemos que não é porque um saxão está próximo de um dinamarquês, que eles iram se matar e roubar sua riquezas.

Rubens Andrei 02/05/2021

A canção da espada!
Obra sensacional! Super recomendo!

Aqui a espada canta, canta por amor ou pela dor!

Esses desfechos cada vez me surpreendem mais!

Ruan.Rodrigo 19/04/2020

Opinião
É difícil explicar o quão bom é ler um livro que fala sobre uma época que muitos falam porem poucos sabem o que realmente conheceu , as guerras , a forma como ele descreve as paredes de escudo, é sensacional.

marcosvinni11 24/02/2023

Destino é tudo.
Mais uma ótima leitura dessa saga incrível. Eu sempre fico bad vibes quando o Uthred perde algum companheiro. E fico feliz que a partir de agora tem mais participações de uma das minhas personagens favoritas, que é a Æthelflæd. Em The Last Kingdom eu realmente achei ela incrível e estou no aguardo dela ter mais destaques nos livros.

JoAo 03/06/2023

A CANÇÃO DA ESPADA
Incrível como a casa livro e autor faz o leitor adentrar ainda mais nesse mundo e sempre colocando novas coisas nesse grande mundo e sempre lembrando de personagens importantes que mesmo que só apareceram em um livro são citados quando convém.

Everton Vidal 21/06/2020

A Inglaterra agora está dividida em Wessex, gobernada pelo rei Alfredo, a Anglia Oriental, regida por Guthrum (um viking convertido ao cristianismo, que agora tem uma aliança com Alfredo) e a Mércia, uma terra sem rei dividida e disputada por nórdicos e saxões. Uhtred está casado, tem dois filhos, terra e responsabilidades, e uma vez mais estará no dilema da sua identidade ambivalente, entre seu dever e lealdade ao rei Alfredo, cuja religião ele odeia, e as suas origens vikings.
Cornwell repete a fórmula, com os melhores ingredientes de um romance histórico que cativa do princípio ao fim, embora (e talvez por ser o quarto volume da série) em alguns momentos sente-se repetitiva, mas é uma sensação passageira, logo superada pelo ritmo intenso do livro e suas descrições de enfrentamentos épicos que induzem a continuar a leitura.

Paulo 22/06/2021

"... Sangue espirrou negro no ar enquanto eu ainda gritava, soltava machado e girava-o de novo. Não sabia de nada além da loucura, da raiva e do desespero. Júbilo da batalha. Loucura do sangue. Guerreiros na matança, e toda a nossa parede de escudos havia se movido para a beira da vala onde o inimigo afundava e tivemos um momento de chacina furiosa, lâminas ao luar, sangue preto como piche, e gritos de homens loucos como gritos das aves selvagens na escuridão."

Mais um livro perfeito dessa saga, sem comentários sobre oq o Bernard faz nesses livros, é de outro mundo isso.

Carol.Alves 15/08/2021

Bernard Cornwell é sensacional e Uhtred é o Melhor ???
Neste quarto livro da saga histórica da fundação da Inglaterra enquanto reino uno, e na tentativa do nosso protagonista conseguir reivindicar suas terras por direito, muita coisa acontece.

Uhtred relembra neste livro, seus tempos de juventude e sua glória de guerreiro. Agora está casado com Gisela e ela está grávida de seu 3o filho. Aestelflhaed se casa com Aestelhead da Mércia, seu primo ignóbil.

Os vikings tentam atacar a Mércia e no fim sequestram Aestelflhaed, filha de Alfredo. Mais uma vez Uhtred é convocado para salvar a filha do rei.

O que esperar do desfecho. Bernard Cornwell mais uma vez trabalha com maestria e riqueza de detalhes, mas sem ser enfadonho, e nos transporta para dentro da história.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 05/09/2020

Só melhora!
Que livro sensacional!!! Um livro que te prende do início ao fim e te deixa o tempo inteiro se preparando para qualquer coisa que possa acontecer!
Uhtred está em seu melhor! Apesar de ter amadurecido não perde o seu humor ácido ou deixa de ser cativante e engajante.
O melhor livro até agora! A série só melhora com o passar dos volumes!