Uma Guerra Americana

Uma Guerra Americana Omar El Akkad

Resenhas -

de Aquino 24/07/2021

O grande problema é ser "relatable"
Uma estória bem planejada e contada que assusta pela plausibilidade. Vivemos em tempos esquisitos que se assemelham ao que de pior o século XX trouxe.

givictorias 25/01/2021

Todos lutam numa guerra americana.
Realmente é uma história de ruína. Os Chestnut não viviam na melhor situação, mas eram felizes por terem a família reunida. Um sonho distante, uma fração de segundo pode mudar tudo até mesmo as últimas gotas de fé.

Esse livro mostra o quanto ideias divergentes e a falta de comunicação clara mudam o percurso de várias vidas.

O começo é um pouco arrastado, mas aos poucos a história ganha proporções, vejo muito como esse livro, de certo modo, mostra uma realidade possível futuramente. Cada cena é bem detalhada, as emoções do personagens também; o final é uma reviravolta surpreendente, vale a pena a leitura.

4/5

queenie 23/08/2021

Experiência dolorosa e espetacular
Okay, eu realmente não estava preparada pra essa história! Quando comprei o livro não esperava por nada do que acabei de ler. Muito menos, pelo tanto que chorei com o final.

ajuhbs 13/12/2021

Tinha tudo pra ser bom
Mas achei extremamente arrastado e cansativo. A distopia criada pelo autor é muito interessante, porque apresenta uma realidade muito possível. A personagem principal também é muito interessante e cheia de nuances. Mas a narrativa não é cadenciada e leitor passa muitas páginas numa descrição morna de acontecimentos irrelevantes e sem emoção.

Rabello 26/04/2019

Reflexivo!!!!
Um livro promissor, uma história tocante e um tema reflexivo.
Entramos em um futuro onde a guerra por combustível fóssil divide os EUA, a família Chestnut nos mostra através de seus olhos, mais exclusivamente o de Sarat, como a guerra pode nos destruir, nos fazer fortes e nos levar a ser coadjuvantes ou a peça central na história. Aprendi muito com a mente forte de Sarat, como eu posso ser deixado levar ou posso me posicionar e buscar meus ideais. Super recomendo.

Elizabeth 09/08/2022

Leitura de verão
Li nas férias e gostei bastante.

Não lembro muito da história porque não na época ainda não tinha o hábito de fazer marcação com post-its e já faz um tempo que li.

Achei muito bom e já passei adiante, não pretendo reler.

Luan 21/03/2019

"É um livro com resposta clara a ideias nada democráticas de muitos poderosos."
Uma guerra americana é, sem dúvida, o melhor e mais real retrato de como uma guerra pode terminar. Não é sobre o lado que vence e o que perde. É sobre como as pessoas são afetadas. E é sobre a ruína que ela causa. Porque, assim como diz a contracapa, o livro não é sobre guerra, é sobre ruína. E este objetivo o autor Omar El Akkad alcançou sem dúvida alguma. Mas o caminho para chegar até lá teve alguns percalços.

Uma guerra americana narra a história da família Chestnut e da pequena Sarat, uma das filhas da família. Ela será moldada pela guerra e se tornará um das maiores figuradas desta batalha entre o norte e o sul dos Estados Unidos. O livro se passa ao longo de cerca de 20 anos, mas o foco é alguns anos depois de 2075, 2081, quando a guerra por combustíveis fosseis já escassos explode e ela se torna uma das combatentes. Vivendo em um campo de concentração, a família vai sentir na pele as consequências de uma guerra.

O livro me afetou de várias formas. É preciso, acima de tudo, dizer que ele tem uma mensagem poderosa. Forte. Mas é preciso também dizer que a forma como ele foi contado e, especialmente, o início dele, afetaram a minha experiência. A primeira metade, enquanto o autor narra a história da família, é bastante lenta, enfadonha, não parece ter uma história. É só quando eles se mudam para o campo de concentração de refugiados e que Sarat se torna a protagonista que é que o livro cresce e passa a se tornar a elogiada obra que é.

O autor é um jornalista que por anos cobriu guerras no oriente. Tem experiência para escrever sobre o assunto e construiu uma história muito plausível. Tudo que ele contava soava muito real. Palpável. A escrita dele também é bem precisa e não deixa a desejar em nenhum momento, principalmente no que diz respeito a diálogos. Os personagens por ele criados são fortes, e todos tem muita personalidade. Não são rasos. São reais e conseguem transmitir essa verdade.

São muitos os elogios, especialmente pela forma que o livro foi crescendo até o ápice final, que foi bastante coerente. Mas todos esses elogios não são suficientes para apagar os problemas que encontrei. O início foi muito problemático para mim. Ele se fez necessário pra criar um laço com o leitor para o que estava por vir. Mas acredito que a história em si demorou muito para acontecer. E quando aconteceu, foi rápido demais. Quando Sarat está no meio da guerra, a história pareceu corrida. Era ali que merecia ser aprofundada mais, contando mais detalhes. Mas não aconteceu.

Enfim. Uma guerra americana é um livro que eu indico para todos lerem. O conjunto da obra é muito bom. A mensagem trazida pelo autor sobre o que representa uma guerra é poderosa. É uma resposta clara a ideias nada democráticas de muitos poderosos. É uma analogia à nossa realidade. Notadamente, é um livro em que a mensagem é melhor e mais clara do que a forma como a história dele é contada. Para mim, faltou algo nesse miolo. Não sei exatamente o que é. Mas de forma alguma isso afetou o todo. É um livro que, com certeza, me impactou.

Luis Rocha 10/06/2019

Grata surpresa
Com um começo comum e meio lento,achei que seria mais do mesmo, mas apartir da página 80 em diante o livro começa a se desenrola com uma boa dose de ação e uma trama bem intricada,com um final arrebatador um belo plot Twist adorei ,quero muito mais disso

Thairo.JosA 28/02/2023

Uma guerra Americana
Livro fantástico e envolvente, pode se aprofundar na leitura que vai te surpreender! Conforme avança as páginas fica cada vez mais viciante

Jujuuh_Almeidah 25/03/2023

Livro muito bom,super recomendo,me fez pensar em como seria se isso realmente acontecesse no futuro,gostei muito da história da personagem principal e em como ela acabou.

Giovana.Lagranha 09/02/2021

Optei por essa leitura porque li que era na mesma linha do Conto da Aia.
Realmente, os livros se assemelham, mas esse aspecto não definiu a qualidade da obra, a partir da minha perspectiva.
A leitura inicia em um ritmo comum a uma introdução na qual conhecemos os personagens e o contexto em que estão inseridos, porém, senti que a história não acelera e deixou a desejar quanto a linearidade dos fatos.
Ao fim da obra, no entanto, no que se refere à terceira parte, senti que estava diante de outro livro e, consegui, inclusive, ter empatia pelos personagens.
Sintetizando, a maior parte da leitura foi cansativa e estática, porém, compreendi a mensagem do autor e percebi como ele interligou os fatos (embora acredite que podia ter feito isso antes das últimas páginas).

Camille.Pezzino 30/12/2018

UMA GUERRA ÀS AVESSAS
As invasões estadunidenses ao Oriente Médio em busca de combustíveis fósseis sempre foram óbvias para qualquer bom entendedor que sabe da ganância por poder, riquezas e petróleo. Se acreditamos em teorias da conspiração ou não, é o menos importante, o que precisamos perceber é: a violência e a brutalidade que os povos de lá vivem e sofrem podem, um dia, vir para cá.

E nós poderíamos julgá-los por contribuir com isso em algum futuro próximo?

A obra ficcional futurística e distópica de Omar El Akkad não lembra nem um pouco a ficção, pois há tanta verdade quanto sofrimento em cada uma de suas palavras cruas, nós podemos sentir na ponta da língua enquanto elas transcorrem diante de nossos olhos.

Inclusive, eu acredito que, antes de tudo, é preciso saber que Uma Guerra Americana é muito mais uma reportagem de um fato não ocorrido – ainda, pelo menos ainda não – do que mera ficção de entretenimento. Isso provavelmente ocorre porque El Akkad é um jornalista de renome antes mesmo de um escritor, já que esse é o seu primeiro romance.

A narrativa aborda como personagem principal Sarat Chestnut, muito embora o narrador seja outra pessoa que somente nas páginas finais descobriremos quem é, uma revelação interessante até.

QUER LER MAIS? ACESSE: https://gctinteiro.com.br/resenha-63-uma-guerra-as-avessas/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-63-uma-guerra-as-avessas/

Ana 21/02/2021

Gostei do livro , ele superou minhas expectativa . Sarat é uma personagem muito forte e foi muito bom ler sobre a luta que ela a família dela viveu.

Leitor Noturno 01/09/2018

Resenha @leitor_noturno
Uma Guerra Americana
Autor: Omar El Akkad
Editora: @harpercollinsbrasil
Estilo: Novela de Ficção

Resenha: O Ano é 2075, o Estados Unidos está rompido em meio à guerra por causa do decreto que proíbe a utilização de combustíveis fósseis, parte do país não aceitou a ideia e uma série de atentados acontece com direito a presidente morto e mais de 110 milhões de civis assassinados, o país está divido em norte e sul, em azuis e vermelhos, uns querendo matar aos outros, porém um lado é o mais poderoso e a família da jovem Sarat Chestnut está do lado mais fraco e vê sua vida ruindo aos poucos, primeiro perde seu pai, depois sua casa, seus amigos, sua pátria. Passa a morar em uma vila em um campo de concentração.
O livro conta sobre como uma Guerra pode afetar a vida de quem se quer sabe o porque ela está acontecendo, como alguém que só pensa em brincar passa a ter uma vida completamente diferente por decisão de gente que ela nunca viu na vida. O livro é sobre a história de Sarat, é dividido em quatro partes, representando anos diferentes, um espaço de tempo maior, uma fase nova na vida de Sarat.
O livro se passa em uma Guerra ficcional nos Estados Unidos, mas deve representar a verdadeira vida de muitas famílias que vivem em Guerra pelo mundo, como sírios e outros refugiadas de países do oriente médio. .
O livro é detalhado, explica muito bem o que está acontecendo no mundo e na vida dos personagens em cada uma de suas fases, porém é leve e tem passagens de tempos bem grandes entre seus capítulos evitando repetições e dias sempre iguais em um campo de concentração e focando apenas no que é necessário para a história. .

Para quem gosta de novelas ele tem bastante ação, assassinatos e terror, para quem gosta de livros mais pesados e com muita ação, ele tem menos do que estamos acostumados a ver em nossos livros favoritos, mas não deixa a desejar em nada. .
Um livro épico, emocionante, reflexivo é impressionante, uma das belíssimas surpresas nas minhas leituras nesse começo de ano.
Quem pode gostar? Fãs de Guerra, de novelas e de ação. .
NOTA FINAL:⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

site: https://www.instagram.com/leitor_noturno/

Matheusdanna 23/04/2024

Não dá não
É muito detalhe meu deus ,é uma página INTEIRA DETALHANDO A 🤬 #$%!& DE UM ESTABELECIMENTO CARA , NÃO DA ,o pior que a história é boa até ,os acontecimentos são impactantes e ajudam na trama ,mas o nível exorbitante de detalhes frusta muito ,custei pra terminar