O Nascimento do Purgatório

O Nascimento do Purgatório Jacques Le Goff

Resenhas -

André 12/05/2021

Lá se foram três meses lendo algo absolutamente casual. Eu já havia lido outras coisas do autor, mas a escolha desse livro sobre o purgatório foi por impulso. Foi uma viagem muito interessante, podendo ver a necessidade das sociedades ocidentais par encontrar um meio termo entre o inferno e o paraíso. Reflexões que já vêm desde o período da Antiguidade Clássica, mas que se consolidam a partir do século XIII. Apesar das idas e vindas por eventos históricos e querelas teológicas, senti falta da explicação econômica que também fundamentou a criação do purgatório. Claro que a posição teórico-metodológica de Le Goff explica em grande parte essa situação, mas creio que a relação com o surgimento da classe social burguesa foi abordada de forma muito rápida, sem nenhum aprofundamento. Enfim, é uma leitura que demanda tempo e cuidado na leitura, mas que, ao final, traz revelações muito importantes sobre a constituição do purgatório na cultura cristã ocidental.

Tatiane.Costa 23/03/2022

Gosto desse tipo de livro, com certeza vou lê novamente, pois tem muita coisa que não compreendi muito bem, mas a história de como surgiu o purgatório foi ótima.