Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Guilherme 22/03/2021

Ótima obra brasileira de fantasia
Filhos da Degradação se passa em Untherak, uma cidade onde praticamente todos os seus habitantes vivem uma vida de merda e devem louvar a deusa Una, caso contrário terão uma vida pior ainda. As poucas exceções são as figuras de poder, que fazem questão de usar sua posição para sair em vantagem em relação aos demais.
A história alterna entre poucos momentos no passado e a maioria no presente. A narrativa é muito boa e o livro, apesar de longo, não foi cansativo em momento algum. Sempre tinha algo acontecendo e movendo a história. Até mesmo o pequeno infodump que ocorre no começo possui uma serventia mais para frente (porém ainda acho que poderia não ter ele). O mundo possui um clima sombrio e pesado, e os personagens refletem bem esse clima com negativismo, antipatia e inimizade.
O mundo se resume à cidade de Untherak. Claro, existem coisas além, mas temos tão pouca informação que nem vale a pena citar. Com destaque nas raças, achei os anões e sinfos os mais desenvolvidos, acho que faltou um pouco de atenção aos kaorshs (humanos não precisam de atenção, todo mundo sabe como funciona). Também senti falta de uma explicação para o processo de recrutamento de Autoridades, me pergunto qual o método que usam para só deixar babacas no poder.
Os personagens são bons e diferentes entre si, mas faltou desenvolvimento e uma demonstração de como se aproximaram. Entendo que isso foi feito “fora de cena”, mas poderia ser narrado como se aproximaram e entenderam uns aos outros. Da forma que ficou parece que ficaram amigos de uma hora pra outra.
O final deixa um gancho enorme para o próximo livro que, para minha tristeza mais profunda, não foi lançado até o momento.

Breno 14/03/2021

Minha única ressalva é a personalidade de Aelian que não é carismática na maior parte do livro, ao contrário de todos os outros personagens.
Acredito que isso melhore nos próximos livros.

trinha 05/03/2021

MUITO BOM AAA
primeiramente necessito do volume 2
segundamente VAI LER ESSE LIVRO URGENTE skxbsibd galerah calma é muito bom, livro nacional BRASILZAO a estrita desse cara é tudoh eu consegui visualizar as cenas de ação vei ele descreveu as cenas tão bem que só com isso o livro é incrível, a história é muito cativante li muito rápido do meu comum. ok o começo é meio devagar pq vc vai conhecer todo um universo novo uma cultura nova e pipipoppo depois q compreendemos tudo- meus amigos fica muito bom, vamos descobrindo as coisas junto com os personagens e é cada revelação que eu fiquei----- aaaa o livro tem um mapa!! é dividido em 3 partes. tá mais o que foi aquele epílogo skbdusbdk MUITAS TEORIAS SOCORRO.

Larissa.Cifarelli 25/02/2021

Fantasia
Livro de fantasia muito bem escrito, poucos personagens, livro rápido e fluído. Escritor nacional que merece créditos pela obra.

Mariah 21/02/2021

Livro nacional que surpreende
É a primeira obra de fantasia nacional lançada pela Intrínseca, em parceria com a Comic Con Experience.
Demorei bastante para concluir o livro, mas como diz o clichê: o problema sou eu, não é você.
O livro em si é muito bom. Adorei a construção do mundo de Untherak e dos personagens, alguns bem fortes e reprenstativos. Os acontecimentos são bem detalhados e, na minha opnião, é algo positivo, mas confesso que, em algumas partes, achei o livro "devagar" e um pouco cansativo.
Ponto a mais pelo design do livro que, além de ter uma capa bonita, tem algumas páginas diferentes (pretas com a escrita em branco, o que chamou bastante a atenção) e possue um mapa do mundo criado, o que facilita ainda mais a visualização da história (pelo menos no meu caso).
Uma última observação é que a batalha final é de tirar o fôlego e estou curiosa pra ver a continuação dessa história.

Max 13/02/2021

Felipe Castilho realizou um feito notório ao escrever Ordem Vermelha. Muito bem arquitetado, conciso e elaborado, a fantasia distópica se torna emocionante a cada folha lida.
Um excelente livro para os amantes de fantasia.

Lucasdrt71 13/02/2021

Me despertou o desejo de ler mais
Ordem Vermelha é um dos meus livros favoritos, sem dúvidas. Eu nunca fui um leitor muito assíduo, admito. Mas ler essa obra me despertou essa vontade e me fez criar o hábito.
Esse livro é - em minha visão - uma mescla interessantíssima de fantasia medieval com leves notas de magia e um aspecto de suspense. Tudo isso misturado com personagens bem construídos em uma ação e aventura que explora muito bem cada pedaço do mundo criado.
Eu gostaria muito de reler esse livro, mas a imagem e a memória que tenho da minha primeira leitura, para mim são perfeitas.
Recomendo MUITO!

OdirleyDeotti 23/01/2021

Faz jus ao sucesso!
Alguns dias atrás, terminei a leitura de Ordem Vermelha e fiquei na expectativa do segundo livro. Gostei da linguagem fácil do autor, bem como do mito criado. É muito bom olhar para o mercado nacional e encontrar autores de fantasia tão bons. Ponto a mais pela capa linda, que dá gosto ter na estante!

Ikaro Uzumaki 20/01/2021

AS 6 FACES DA FALSA DEUSA
No começo a leitura foi lenta, demorou até a página 150 para a história realmente começar. Depois dessa página eu comecei a devorar o livro.
É um livro bom, foi o primeiro livro que li do gênero fantasia, e foi perfeito. Adorei os personagens, alguns me cativaram e isso é importante pra mim.
Adoro o tanto de representatividade que esse livro tem, há vários personagens lgbt+ e até casais.
Fiquei muito chateado em ralação a algumas mortes, tipo, pqp Felipe Castilho você odeia os leitores? Kkkkk
Mas enfim, adorei o livro. ?

Robim 18/01/2021

Ordem Vermelha
Não conhecia a escrita do Felipe Castilho, então imaginem o quanto foi a minha surpresa em ler essa fantasia foda que ele fez. A princípio daria 4,5, mas na última página ele me fez aumentar para 5 hehe. Alô CCXP, da o sinal verde pro nosso querido Felipe começar o segundo volume aí... Estou ansioso para conhecer os novos passos dos nossos protagonistas.

Evelin 17/01/2021

"Alguns infernos duram mil anos; outros, um dia. Mas nenhum é melhor que outro."

Fantasia nacional de qualidade, pra não passar vergonha frente a nenhuma internacional. Mesmo entendendo que o início precisa de muita construção do mundo e explicações, demorei quase 1/3 do livro pra sentir que tinha começado de verdade, e esse foi o único motivo pelo qual não dei 5 estrelas. Apesar do Aelian, que é o personagem principal, ser de longe o meu favorito e o primeiro pelo qual me apaixonei, nenhum dos outros deixa a desejar, e cada qual tem a sua característica. O final é inesperado, e me deixou triste que não tem livro 2 (e 3, e 4, e todo o resto de uma série), e nem previsão. Mas a história é original e bem escrita, e certamente recomendo muito a qualquer fã de fantasia.

Celton 30/12/2020

Bom livro de fantasia !
Fantasia nacional de qualidade. O livro é bem escrito , tem personagens interessantes , e um plot bem feito. Só achei que alguns aspectos da sociedade de untherak poderiam ser melhor explicados , alguns ficaram muito vagos.

Sales 29/12/2020

Foi o primeiro livro de um autor brasileiro do gênero que eu li, e achei um bom livro, o autor soube dosar bem a inovação e os clichês, fazendo do livro um bom passatempo, não é nada grandioso mas foi bem escrito.