Ayla, A Filha das Cavernas

Ayla, A Filha das Cavernas Jean M. Auel

Resenhas - Ayla, A Filha das Cavernas

Meiri 02/07/2012

Romance na pré historia
Uma leitura incrivél onde a gente imagina como é viver na Terra há alguns milhões de anos atrás. É incrível.

Uma menina aos 5 anos de idade perde tudo, a família, a casa, fica sozinha por causa de um terremoto que destrói tudo que ela conhecia.

Vagando sozinha pelas planicies de um planeta bem diferente do que hoje conhecemos, ela encontra grandes dificuldade. Cara a cara com urso da caverna, ela sofre alguns ferimentos em sua perna direita, o que mais a frente vai salvar sua vida. Quase morrendo Ayla é encontrada por, Isa uma curandeira do Clã Urso da Caverna, são um grupo de neardenthais, uma especie totalmente diferente da dela, mas apesar das diferenças Ayla toca o caração de Isa, sendo assim a menina é aceita no clã tendo Isa como sua mãe apesar das diferenças.

Ayla é uma menina curiosa e muito diferente, com suas pecularidades ela conquista quase todos do Clã, que não entende como uma pessoa pode ser loura, de olhos claros, gostar de água, fazer barulhos com a boca, sair água dos olhos essas são diferenças que existem entre Ayla e sua nova família.

Ela mostra força de vontade, garra, amor ao próximo, Ayla terá que lutar para continuar viva, já que o filho do chefe do clã não aceita ela como membro. Um romance apaixonamente, que toca, que faz a gente viajar a muito tempo atrás.

Uma leitura prazerosa, se começar não tem como parar antes do livro acabar. Recomendo pra quem gosta de História, antes do livro de ser escrito a escritora pesquisou muito o nascimento do HOMEM.

Livro maravilhosa, uma leitora empolgante. Recomendo.

Bete Lima 18/12/2010

Depois de um terremoto que destrói sua família, sua casa e toda uma região, Ayla se vê só, faminta e vagando por dias e dias, enfrentando sol, chuva, neve e perigos de todo tipo com apenas 5 anos de idade.
Numa das noites em que procura uma caverna abandonada, para dormir, é atacada por um leão da montanha. Suas afiadas garras abrem 4 profundos sulcos em sua coxa direita, e é justamente esta marca que fará toda a diferença nas mudanças que ela provocará dentro do Clã do Urso das Cavernas.
Exausta, faminta, delirando de febre pelos ferimentos infeccionados, Ayla é encontrada pelo Clã, quando este retorna para sua caverna depois de uma de suas viagens.
A curandeira Isa, irmã do Chefe Brum, sensibiliza-se pela situação da menina. O Chefe lhe diz que, se sua germana quiser levar a menina, a responsabilidade será toda dela.
Ayla fica muito mal, mas graças aos chás, unguentos, emplastros e caldos nutritivos de Isa, consegue sobreviver.
Para um povo obcecado pelos costumes e tradições, Ayla pode ser comparada a um tufão passando em suas vidas.
Os "cabeças-chatas" (neandertals) usavam o couro dos animais caçados para quase tudo.
Viviam da caça, pesca e coleta de frutos, raízes e tubérculos.
A autora pesquisou a fundo para escrever essa saga.
Leitura absolutamente empolgante, envolvente, que prende o leitor desde a primeira letra até o ponto final.

Elba Mara 24/10/2010

Ótimo livro pré-histórico
Ótimo livro, é apenas o cotidiano da pequena garota chamada Ayla, que conhce-mos ainda cirança. Mas eu digo que cotidiano!! Tudo lhe acontece... Motivo ela vence desafios, quebra tabus e ganha inimigos. Esse primeiro livro concerteza é só o começo de uma grande aventura.Você gosta de histórias pré-histórica como eu? Não deixe de ler Ayla, a filha das cavernas e se encantar com os diversos personagens Broud, Brun, Creb, Iza e vários outros que só lendo para conhecer!!

flavicaldeira 31/03/2010

Releitura
Trata-se de um livro em que se percebe uma boa pesquisa, um conteúdo histórico, antropológico robusto, sustentável. Mas essa não se torna a feição principal, a literatura se sobressai. Há ritmo, aventura, emoção, superação. Não hã como não se identificar com a heroína, sua luta para pertencer a um grupo social, suas angústias e seus desejos. Li há mais de 7 anos atrás e esta releitura foi tão prazerosa quanto, além de ser um aquecimento para leitura dos livros seguintes, da série. Aprendi muito, me emocionei muito também.
Ayla 28/07/2010minha estante
Vou ler este livro pois meu tio me recomendou e principalmente pois tem meu noome, quero muito saber como é a histótia!

paulohtf 13/11/2009

Good
Gostei do enredo, da pra fazer análises muito boas sobre preconceito, eugenia além da parte da ambientalisação bem fiel a verdadeira (apesar dessas partes eu ñ ter gostado muito pq é muito detalhista). Estou lendo outro livro agora entao eu não vou dar continuidade por enquanto.

Fimbrethil Call 14/10/2009

Ótimo
Esse livro é realmente muito bom, romanceia a vida na pré-história, mostrando o estilo de vida dos homens de Neanderthal, como contavam, como se relacionavam.
Ayla era uma menina que fazia parte do grupo de humanos mais parecidos conosco (ão lembro o nome) que se perde do grupo com um terremoto e é adotada por um grupo de Neanderthalenses, aí é feita uma comparação entre os dois grupos. Como a linguagem era mais difícil para os homens de Neanderthal e eles se comunicavam por mímica e gestos.

Paccelli 04/02/2009

Fantástico... mas daqui pra frente...
Pois é... O livro é muito legal se observado seu carater de ficção. Tão empolgado fiquei com o conceito que apanhei todos os outros volumes da séria de uma vez só... UMA MERDA TODOS ELES... E é progressivo. A partir do segundo (que com muita, mas muita boa vontade mesmo, é suportavel) a coisa degringola pra dramalhão com toques de Malhaçao... Devia ter ficado neste mesmo que, repito, é fantastico.
Márcio Lima 29/08/2013minha estante
Uma merda é o seu senso crítico.

Virginia 13/03/2015minha estante
Voce tem e quer vender?