Cosmovisão Cristã e Transformação

Cosmovisão Cristã e Transformação Cláudio Antônio Cardoso Leite...

Resenhas - Cosmovisão cristã e transformação

Ricardo 11/02/2021

Neocalvinismo e Missão Integral
#umlivroporsemana
#skoob

Espero ler um livro por semana em média neste ano. Pretendo postar breves comentários sobre minhas impressões destas leituras.

Trata-se de um livro em que os capítulos são escritos por diferentes autores. No geral, é uma apresentação da Cosmovisão Reformada Neocalvinista em diálogo com a perspectiva da Missão Integral.

Eu teria algumas críticas a fazer a alguns pontos deste livro, mas deixarei aqui apenas os pontos positivos.

Destaco o capitulo  2 no qual Rodolfo Amorim faz uma boa apresentação do desenvolvimento histórico do conceito de "cosmovisão" e da assimilação deste conceito em uma perspectiva cristã reformada.

No capítulo 4, Nilson Moutinho dos Santos apresenta-nos um dos mais importantes nomes do calvinismo recente, Abraham Kuyper. O capítulo serve de uma boa introdução ao livro "Calvinismo", obra mais popular deste teólogo e estadista holandês.

Gostei também do capítulo 7, no qual Guilherme de Carvalho apresenta de forma bem resumida o pensamento de Herman Dooyeweerd, com atenção especial ao seu pensamento social. Este capítulo também serve de boa introdução à obra "No crepúsculo do pensamento", onde encontramos o resumo da filosofia de Dooyeweerd.

Pai bendito, transforma minha visão de mundo para que eu mais e mais glorifique a obra de teu Filho!

Haralan 15/08/2021

Uma introdução ao pensamento político reformacional
O livro é uma excelente coletânea de artigos sobre as perspectivas e possibilidades de aplicação da cosmovisão cristã. Os artigos estão fortemente embasados na filosofia reformacional neocalvista. Apesar dos autores dialogarem com muitas perspectivas além da cristã, é bastante nítido de que o fio condutor da discussão é a filosofia kuyperiana-Dooyeweerdiana.

O livro merece ser lido porque apresenta uma crítica à tendência dos cristãos brasileiros de se afiliarem de maneira acrítica com filosofias políticas incapazes de suportar a magnitude da perspectiva cristã para a sociedade, revelada por meio das escrituras. Nesse sentido, a proposta reformacional, principalmente a filosofia de Herman Dooyeweerd, apresenta uma dimensão política, social e econômica muito mais equilibrada do que as visões liberal e socialista, nascidas no seio do iluminismo.

Os artigos são objetivos e propositivos, servem à reflexão de cristãos que querem desenvolver seu chamado e propósito na agenda pública a partir de uma perspectiva bíblica.