Etnografia da Prática Escolar

Etnografia da Prática Escolar Marli Eliza D. A. André

Resenhas - Etnografia da Prática Escolar

Locimar 10/08/2020

Necessário!
Já perdi a conta de quantas vezes usei, manuseei este livro. Quanto tem me ajudado a olhar o cotidiano da escola desde um viés etnográfico. Prático sem ser simplório, André muito me ajudou neste aprendizado às voltas com a etnografia, teoria metodológica com a qual eu me sinto familiarizado quando leio o cotidiano. Qualquer que seja ele, principalmente o escolar.

elaineaguiar 31/05/2020

Para introdução no assunto
Para quem precisa entender de forma simples algumas das opções metodológicas envolvidas com pesquisa em Educação.

Paullo.Fernandes 17/08/2017

pesquisa na qualidade institucional
o livro é otimo

Carina 22/09/2015

Conceitual
É um livro estreitamente comprometido com as formas de pesquisa, como são e principalmente, como devem ser e com o que se devem preocupar os pesquisadores.
A pesquisa deve ser qualitativa e trazer soluções e benefícios a área estudada que neste caso é a educação. É um trabalho enriquecedor, traz exemplos e criticas honestas que nos ajudam a observar a dificuldade de se alinhar a realidade com a filosofia.

Polyana 24/01/2012

Minha visão da obra
Logo na introdução a autora deixa bem pontuado do que tratará cada ponto do livro, o que facilita e muito a leitura.
Fala um pouco da história da abordagem qualitativa caracterizando seu desenvolvimento pontos fortes e algumas deficiências existentes acerca desse método de pesquisa. Explica a diferença de qualitativo e quantitativo, pois alguns pesquisadores costumam equivocar-se ao afirmar que, havendo dados numéricos a pesquisa é quantitativa, apenas.
O historiador Dilthey, foi um dos pioneiros na busca de uma metodologia que se aplicasse mais fielmente às necessidades das ciências sociais, afirmando que os fenômenos humanos e sociais são muito complexos. Weber e outros estudiosos partilham dessa mesma ideia que ficou conhecida como idealista-sbjetivista. A partir daí que acontece a abordagem qualitativa, onde se encontram ideias do interacionismo simbólico.
Existem 3 tipos de pesquisa qualitativa: a do tipo etnográfica que foi desenvolvido por antropólogos no intuito de estudar a cultura e a sociedade , utilizando técnicas como: observação participante, entrevistas e análises de documentos. Outra é o estudo de caso que consiste num estudo minucioso de problema distinto na tentativa de melhora e de base caso ocorram outros similares. O terceiro tipo é a pesquisa-ação que possuem essencialmente traços de análises, coleta de dados e conceituação do problema.
O interesse dos educadores por esse método de pesquisa começou no final dos anos 70, pois se necessitava de um estudo que fosse minucioso no âmbito do dia a dia escolar. Vários estudiosos contribuíram direta ou indiretamente para isso como: Stubs, Delamonth, Hamilton, entre outros.
A autora explica também o porque de se fazer um estudo etnográfico, pois possibilita uma visão profunda e ao mesmo templo ampla de uma unidade complexa com a escola e suas práticas.