Higienópolis. Grandeza de Um Bairro Paulistano

Higienópolis. Grandeza de Um Bairro Paulistano Maria Cecilia Naclerio Homem

Resenhas -

Pedro Guimarães 15/12/2021

O livro é repleto de fotos e mapas que compõem a história de São Paulo na sua singularidade como bairro paulistano constituindo importância e relevância direta ou indiretamente na vida do cidadão. Assim, a autora já bem reconhecida por discorrer sobre a história da capital em outros momentos tais como simpósios, livros e entrevistas aqui expressa as características relacionadas as ruas, bairros, desenvolvimento arquitetônico bem como sua dilatação social e econômica.

De modo que nos deparamos com figuras egrégias do passado como por exemplo: Conselheiro António Padro, Cerqueira César ( onde é localizado meu apartamento próximo
a Bela Cintra), Francisco Matarazzo e Martinho Burchard e Victor Northmann, que ao meu ver, estes últimos dois concentram a principal importância para o loteamento inicial do bairro. Assim sendo, lemos a respeito da importância da nova burguesia com o advento dos Barões do café, industriais comerciantes e gente abastada que investiu fortunas na capital paulista que até o começo do século passado era uma cidade bem pobre na sua maioria. O final da primeira Guerra, portanto, influenciaria São Paulo principalmente pelos gostos e culturas Norte Americanos que antes era predominantemente ocupado pela cultura europeia principalmente pelo prestígio Frances

Nos deparamos com algumas figuras também, D. Veridiana Valéria da Silva Prado, D. Maria Angélica Sousa Queiroz Aguiar de Barros, Barão de Ramalho, Martinico Prado, Alvares Penteado, Dr. Domingos Jaguaribe etc.

Coloquei aqui nomes de algumas ruas em Sp que talvez muitos como eu desconheçam o nome anterior:
-Parque Dom Pedro II antiga Várzea do Carmo
-Praça Higienópolis atual Buenos Aires
- Praça Vilaboim homenagem ao jurista deputado Manuel Pedro Vilaboim em 1937
- Av. Higienópolis antigo Bulevard Martinho Bouchard (mudado a pedido da Câmara)
- Rua Rio de janeiro antiga estrada das boiadas
- Av Circular ligava Av. Paulista, Higienópolis e Rua das Palmeiras
- Dr. Arnaldo antiga Avenida Municipal
- Rua das Palmeiras antigo Caminho de Jundiaí
- Rua Ipiranga hoje transformada em Avenida
- Caminho dos pinheiros atual Rua da consolação onde era realizado comércio de diversos animais e burros que vinham do Rio Grande do Sul predominantemente
- Bairro de Pinheiros era local de uma aldeia Indígena perto do rio com o mesmo nome e considerado bairro do proletariado na época
- Rua dos Bambus atual Avenida Rio Branco
- Pacaembu antigo arroio das pacas local de parada dos índios e escravos que contraiam Malária

Colégios e escolas
-Mackenzie a ideia original do Rev. Chamberlain era construir uma sucursal da escola Americana que fundou em 1870
- Colégio Brazilia Buarque antecessor do Sion
- Fundação escola de sociologia e politica 1933 antiga casa na General Jardim
- Colégio Claretiano de 1939 na Jaguaribe ao lado da Igreja Sagrado Coração de Maria
- Colégio Rio Branco ( onde eu fiz o 1º e 2º grau nos anos 90) transferido da Vila Mariana para a Dr. Vila Nova onde acabaria se estendendo a Rua Maria Antónia. O arquiteto Leandro Dupré instala a pedra fundamental do Rotary na antiga residência de Maria Antonieta Ferraz que seria doado ao colégio Rio Branco por José Ermínio De Moraes após a conclusão do prédio em 1960
- Henrique Lipszyg compra a residência de Izabel Maria de Lima atual Escola Panamericana
- Faculdade de filosofia e ciências muda da Maria Antónia para Cidade Universitária por conflitos violentos e discordâncias ideológicas junto a promulgação do ato institucional nº 5
- residência de Nhonho Magalhães é a atual Secretária de Segurança Pública
-------------
Alguns edifícios

- Condomínio Alagoas o 1º de Higienópolis e o 1º prédio com um por andar em Sp(Alagoas com a Angélica)
- Condomínio Santo André o 2º de Higienópolis de 1935 Avenida Higienópolis com a Piauí possuía 7 andares
Condomínio Augusto Barreto 3º de Higienópolis de 1937
Condomínio Santa Amália construído por Francisco Matarazzo ficava ao lado do Edifício Santo André
Angélica II Esquina da Rua Aracajú com a Av. Higienópolis construído no final da década de 30
Angélica I de 1935 esquina com a Marechal Theodoro

Lei de zoneamento 1972 e Lei do uso do solo de 1977 disciplinava a longo prazo as construções na capital e assim Higienópolis passa a ser zona mista 2,3 e 4
- 2 Da Rua da Consolação até a Itacolomi, Barão de Tatuí e a Av. São João (presença de Indústrias)
-3 Da Itacolomi, Av Angélica, Rua São Vicente Paula até a Marechal Theodoro
- 4 Pega todo Pacaembu predominantemente residencial