Escravidão e Leis no Brasil

Escravidão e Leis no Brasil Ibsen Noronha

Resenhas - Escravidão e Leis no Brasil

Pipo 27/01/2023

Mais uma excelente obra.
Brasil-Colônia, Brasil-Império, estes são os eixos que gravitam em torno da problemática do livro. Prof. Ibsen discorre a respeito da historicidade brasileira, trazendo fatos desconhecidos (muitas vezes) do público leitor, e corrigindo outros, costumeiramente ensinados nos bancos escolares. A perspectiva do autor é esclarecedora no que concerne à tão debatida ´´escravidão``, com argumentos lúcidos, sobremaneira, sérios, que põe por terra diversas falácias. Contrapõe análises, expõe estatísticas, esmiúça dados, a fim de que a história não seja um mero objeto de ideologias, mas, sim, a rememoração dos acontecimentos. Sem deixar de lado o espírito cristão, faz um ótimo exame do catolicismo como mola propulsora da unificação do povo brasileiro, composto de índios, negros, europeus. Essa identidade é o que faz do Brasil, único. E talvez aqui, resida a nevralgia da obra: cota raciais. Convidado para uma audiência pública acerca do próprio tema, o referido professor traz informações sólidas que refutam essa ímpia separação. O modo de sentir e ver é de injustiça para muitos e pseudo-justiça para outros, sob pretextos de saldarem ´´dívidas históricas``. Ora, justiça a nosso ver é dar a cada um o que lhe pertence de forma constante e perpétua, não lesando a outrem. Privilegiar uns em desfavor de outros não redunda em justiça, mas segregação.