Dragon Age: O Trono Usurpado

Dragon Age: O Trono Usurpado David Gaider

Resenhas - Dragon Age: O Trono Usurpado

Luís Fernando 15/09/2018

O nascimento de uma nova era
O Trono Usurpado é o primeiro livro ambientado no universo da série de games Dragon Age, publicado no Brasil em dezembro de 2017 pela editora Jambo e originalmente publicado em março de 2009, nos Estados Unidos, com o título Dragon Age The Stolen Throne pela editora Tor Books.

O primeiro game da franquia, Dragon Age Origins, foi lançado em 2009 com o seu sucesso uma série de livros foi iniciada, O Trono Usurpado foi o primeiro livro lançado e se passa décadas antes dos acontecimentos de Origins.

Na trama somos apresentados ao príncipe Maric, filho da Rainha Rebelde Moira Theirin que lidera a rebelião contra o Império de Orlais, que oprime o reino de Ferelden. O livro começa de forma tensa, mostrando o jovem Meric em uma fuga desesperada, após a sua mãe ter sido traída e morta pelos próprios vassalos. Ao confrontar seus perseguidores, o jovem Maric é gravemente ferido, mas é salvo por Loghain, um fora da lei que caçava próximo a floresta.

Apesar de todo um pano de fundo político e militar da trama, o grande foco da narrativa é na verdade o desenvolvimento do relacionamento de amizade entre o príncipe Maric, a guerreira Rowan e o fora da lei Loghain. Enquanto Maric inicia a historia como um jovem despreparado e desesperançado, sendo forçado a liderar a rebelião para honrar a memória da sua mãe, Loghain é apresentado como um jovem duro e frio que não acredita no ideal da rebelião e tão pouco na liderança de Maric, já Rowan, prometida de Maric, vê a rebelião como único caminho para a salvação de Ferelden. Apesar de Maric ser nitidamente o protagonista da historia, tanto Rowan e quanto Loghain são muito bem desenvolvidos, ao ponto de serem quase tão interessantes quanto o próprio protagonista.

Maric é um personagem bem interessante, jovial e humorado, que apresenta certa ingenuidade nas suas decisões, principalmente amorosas, mas que amadurece gradativamente ao longo da trama ao ponto de se tornar o grande líder que a rebelião necessitava. No inicio da historia Maric está totalmente desesperançado devido a morte de sua mãe, não acredita que possa liderar a rebelião, mas o apoio da impetuosa Rowan, que intimamente nutre esperanças de se casar com o príncipe, e a amizade de Loghain, que se revela um exímio estrategista militar, o principio consegue o improvável, fortalecer a Rebelião e obter vitorias cada vez mais significativas contra o rei usurpador de Orlais.

Nos jogos da serie, nem Rowan e nem Maric participam na historia, porém Loghain desempenha um papel fundamental na trama do primeiro game, sendo um dos antagonistas da trama. Em Origins Loghain é apresentado quase como um tirano sedento por poder, já no livro o personagem é muito bem representado, respeitado suas principais características, sendo frio e sombrio, mas o interessante é como o personagem é desenvolvido ao longo da trama, mostrando como Loghain se tornou o braço direito do futuro Rei Maric, fazendo isso não por interesse ou ganância, mas sim por honra e principalmente pelo forte laço de amizade criado entre os dois personagens. Isso deu uma nova perspectiva ao personagem, tornando-o mais humano e carismático, principalmente após o sacrifício feito ao fim da trama visando o bem de Ferelden.

Infelizmente o livro deixa a fantasia em segundo plano, focando no relacionamento dos protagonistas e na rebelião contra Orlais, não apresentando grandes batalhas envolvendo Dragões ou Magos, tornando infelizmente a historia um pouco desconexa da trama do primeiro jogo. Apesar disso o universo se torna reconhecível quando pequenos elementos da mitologia da serie se demonstram presentes, como o culto a Andraste, a misteriosa bruxa na floresta de Korcari, os anões da Legião dos Mortos e logicamente o Caminhos das Profundezas, que sem duvida é um dos melhores momentos do livro, por mostrar mesmo que de forma breve as icônicas Crias das Trevas.

Dragon Age O Trono Usurpado se demonstrou uma ótima leitura, com uma historia contida e independente, mas reconhecível, desenvolvendo de forma excelente o relacionamento dos protagonistas e surpreendendo por adicionar novas camadas de profundidade à um importante personagem da série. Sem duvida uma leitura indispensável para os fãs de Dragon Age Origins.

"Elas iriam pensar que a justiça foi feita!" - Meric

Informações adicionais:
Nota geral: 08.
Melhor momento: O encontro de Meric com os regicidas na capela do Criador.
Quantidade de páginas: 411.

site: http://portohq.blogspot.com/2018/09/analise-livros-dragon-age-o-trono.html

Cello 29/07/2022

Livro baseado na famosa franquia de videogame. Devo dizer que isto já me deixa com o pé atrás, mesmo adorando o jogo minhas experiências com livros baseados em jogos não foram boas, mas tive esperanças pois o autor é um dos principais envolvidos nas histórias do jogo. Nada mal, escolher nos contar acontecimentos muito anteriores aos jogos foi uma boa escolha, possibilita que os não "iniciados" curtam uma boa história de fantasia e para os fãs a possibilidade de conhecer o passado de vários personagens importantes na franquia.
Comecei a ler cheio de receios, mas valeu muito a pena.

Thalezito 05/01/2024

A revolta de Ferelden
Um livro muito interessante para conhecer os acontecimentos antes de Dragon Age:Origins, e como Máric é Loghain conseguiram expulsar os orlesianos de sua terra.
A trama é bem interessante, a relação entre os personagens são muito bem desenvolvidas, e tem diversos momentos marcantes , como quando eles encontram a Legião dos Mortos nas Estradas Profundas. Vale a leitura!

igorteuri 24/04/2023

Agridoce
Primeiro livro que li em espanhol europeu. Foi um grande desafio, mas não atrapalhou a experiência.

O livro conta o começo da saga que acabará culminando na história dos jogos de mesmo nome. Nunca joguei nenhum deles, e nem conhecia nada do mundo. Gostei bastante do modo como os diferentes povos como anões e elfos são tratados aqui. Cada um tem suas peculiaridades, trazendo ao mesmo tempo um pouco do que o leito de fantasia espera, mas subvertendo algumas expectativas.

Gostei de toda a construção política e do desenvolvimento de alguns personagens. O autor consegue transitar bem entre diferentes pontos de vista para permitir ao leitor ter uma visão mais ampla do espectro político do mundo.

No entanto, achei que algumas partes muito aceleradas, com decisões importantes de personagens sendo tomadas quase do nada. A imprevisibilidade das emoções humanas poderia explicar as motivações, mas acho que para isso ser uma desculpa válida, seria importante ter desenvolvido esse aspecto no personagem antes. O protagonista se beneficia muito de ter essa posição. Isso fez com que eu não tivesse muito medo ou receio que de quele corria risco real em qualquer momento.

Temos um final agridoce, feliz e triste ao mesmo tempo, sem que um anule o outro. E esse é um dos pontos fortes da obra.

Pretendo continuar a leitura no futuro, e conhecer mais do mundo de Thedas.

FlaviosParanhos 23/06/2019

Poderia ser melhor
Dragon age. O trono do usurpado, comprei esse livro por impulso, por ser um grande fã da série de jogos e por curiosidade. Não me arrependi, o livro resume e muito uma estória que poderia render fácil uns 3 livros. Porém a passagem de tempo e a "evolução" do herói são contadas de uma ótima forma. Os personagens tem seu valor e pra quem não sabe o futuro deles se apegar se torna mais fácil. Mas agora vem os problemas, a decisão da jambô pecou muito nesse livro, erros de digitação, palavras trocadas, letras fora do lugar, um caos. Tem uma página que chega a ter 4 erros! O livro não foi barato e por isso eu esperava uma edição muito mais caprichada. A um valor mais acessível e principalmente aos fãs do jogo eu recomendo.

Felipe M. 02/04/2023

Um Promissor Começo
O Trono Usurpado é o primeiro livro baseado na premiada saga de jogos eletrônicos Dragon Age e apresenta a história do Rei Maric em busca de seu lugar no trono de Ferelden, que foi usurpado em ataques de Orlais. Ambientado antes do primeiro jogo da série, Dragon Age Origens, o livro foi originalmente publicado nos Estados Unidos em março de 2009 com o título Dragon Age The Stolen Throne pela editora Tor Books e publicado no Brasil em dezembro de 2017 pela editora Jambo.

A trama se desenrola em um cenário político e militar, onde acompanhamos o príncipe Maric, filho da Rainha Rebelde Moira Theirin, liderando a rebelião contra o Império de Orlais, que oprime o reino de Ferelden. O livro começa com Maric em uma fuga desesperada após a traição e morte de sua mãe pelos próprios vassalos, e ao confrontar seus perseguidores, o jovem é gravemente ferido, mas é salvo por Loghain, um fora da lei que caçava próximo à floresta.

Embora haja um pano de fundo político e militar, a narrativa se concentra no desenvolvimento do relacionamento de amizade entre Maric, a guerreira Rowan e Loghain. Maric é apresentado como um jovem despreparado e desesperançado, forçado a liderar a rebelião para honrar a memória de sua mãe, enquanto Loghain é um jovem duro e frio que não acredita no ideal da rebelião, e Rowan vê a rebelião como único caminho para a salvação de Ferelden. Embora Maric seja o protagonista, tanto Rowan quanto Loghain são bem desenvolvidos e podem ser até mais interessantes que o próprio protagonista.

Maric é um personagem que pode dividir opiniões, pois é jovem, humorado e inocente, o que o torna pouco verossímil em algumas situações. No entanto, a intenção do autor de apresentá-lo como um ideal a ser admirado é compreensível, e a quebra da personalidade do personagem ao longo da história, principalmente no final, traz novas camadas de profundidade e consequências para suas ações.

Em resumo, Dragon Age O Trono Usurpado é uma ótima leitura, com uma história contida e independente, mas reconhecível, desenvolvendo de forma excelente o relacionamento dos protagonistas e surpreendendo ao adicionar novas camadas de profundidade a um personagem importante da série. É uma leitura indispensável para os fãs de Dragon Age Origins.