O Universo

O Universo Isaac Asimov

Resenhas - O Universo

Marlon Teske 29/08/2010

A Fronteira Final
Já algum tempo estou procurando livros que não sejam exatamente romances para ler e desenferrujar um pouco as catracas cerebrais. E, entre um e outro livro, acabei lendo O Universo escrito por um dos autores que recomendo de olhos fechados, Isaac Asimov.

Como deixei transparecer logo no início, este não é um livro com um de seus contos fantásticos e histórias mirabolantes. É, de certa forma, uma base todos os outros, para os que são completamente leigos ou pelo menos minimamente interessados sobre as questões da origem e manutenção do universo conhecido (e além) pudessem aprender um pouco mais sobre ele.

Com um texto bastante significativo e cientificamente apurado - sem se tornar excessivamente complicado de compreender - Asimov nos passa um pouco de seus estudos acerca da astronomia e da visão do homem desde a época pré-histórica em que pela primeira vez ele se pegou a observar curioso as estrelas distantes até o início da década de 70 quando o livro foi escrito, num período em que o homem acabava de dar seus primeiros passos em direção ao espaço.

Apesar de em alguns pontos ele ser "matematicamente enrolado" explicando certos cálculos, a forma que ele foi escrito como um todo, com direito a gráficos e tabelas, facilita bastante a leitura e lembra - pelo menos para mim - uma verdadeira aula minisitrada perfeitamente pelo autor, num ritmo descontraído e contagiante.

Gostei pra caramba, e discuti por várias horas com minha esposa alguns dos pontos aqui e ali. Recomendo!

Lido em Fevereiro/2009
André Abreu 17/08/2013minha estante
Foi mt informativa a resenha, procurei pq vou comprar esta obra na estante virtual. Agradeço ao Marlon o esclarecimento.