Login

Francisco Azevedo
Resenhas
Recentes

Colombina 22/07/2014

Uma história sobre a família, sobre os laços, sobre os avós, a tia, os pais, os filhos, a infância, os netos, o desenrolar da vida... O arroz de Palma é amor, perdão, união e esperança.
A narrativa é leve e fluida, mistura passado e presente em perfeita sintonia, sem nos confundir, e emociona porque é a história de todos nós.
Quem nunca ouviu a avó contar sobre o próprio casamento, sobre as dificuldades em criar os filhos, sobre a dor de quando eles saem de casa e encontram os próprios caminhos?
O arroz de Palma é pra quem sabe porque só o doce de leite da nossa avó é o melhor do mundo, e porque só o almoço feito pela nossa mãe alimenta o corpo e também a alma...
Nessa família, tudo começa com um arroz dado de presente nos festejos de um casamento simples lá em Portugal, o melhor presente que se poderia receber, mas que não foi muito bem entendido na época.
Pois bem, o tal arroz resistiu a uma travessia do oceano Atlântico, brigas de família, reconciliações, nascimentos e mortes, atravessou gerações, e conta porque a família é tudo o que realmente temos nessa vida.

Eliane 25/04/2014

Minha impressão sobre o livro.
Esse romance trata da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, narrando a saga de dessa família em busca de um futuro melhor, superando diversas dificuldades. Nos primeiros 20% do livro foi muito divertido e dinâmico.
Mas de 20% a 60% achei um pouco cansativo, bem monótono .
Foi difícil de terminar...
Mas os 40% finais do livro, ele voltou a ter vida, ser dinâmico.
Eu vou citar um poema que gostei muito desse romance : "Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema - principalmente no Natal e no Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem , devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. As vezes dá até vontade de desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vem a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas avida - azeitona verde no palito - sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares." "Aproveite ao máximo . Família é prato que, quando se acaba nunca mais se repete. " .............

sonia 29/01/2014

Família – bom em album de fotografia, mas ninguém inventou ainda nada melhor.
A incrível história de um arroz que ficou bom por mais de 40 anos, sem gorgulhos, sem fungos, sem esfarelar...milagre?
A história é contada por Antonio, sobrinho de tia Palma, que deu o arroz a seu irmão no dia do casamento dele; quando Antonio casa-se com Isabel, o mesmo arroz é passado de presente para ele.
Aos 88 anos, a preparar o jantar para o almoço da família, Antonio vai relembrando as passagens mais siginificativas da história da família, com tenura e muito humor.
O estilo é bem agradável.

Escriba 21/11/2013

Livro "O Arroz de Palma" é delicioso como almoço de domingo
Esta resenha foi postada na coluna Café Literário, do portal mineiro Café com Notícias. Por questões de exclusividade, ela não pode ser reproduzida aqui, mas pode ser conferida pelo link abaixo.

site: http://www.cafecomnoticias.com/2013/11/cafe-literario-livro-o-arroz-de-palma-e.html

Publicidade

logo skoob beta
"A rede social é perfeita para amantes da leitura"

Blog do Curioso - IG