O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Cristiane174 23/01/2024

Sensível
Um livro muito bem escrito, em que o personagem narrador nos conta sua vida e de sua família de forma íntima e pessoal como se estivéssemos sentados ao seu lado. Muito sensível, essa estória vai nos fazer, rir, chorar e até ter uma raiva enorme, mas tudo pra nos mostrar o valor da família. Lindo demais

Laísa 21/01/2024

Arroz de Palma é um livro que ficará para sempre guardado no meu coração. Que livro emocionante, lindo, encantador.
Conta a história de Antônio, que é o narrador da história. Antônio nasceu de José Custódio e Maria Romana, portugueses que migraram para o Brasil ainda jovens. Chegaram ao Brasil junto com a Tia Palma e o arroz. Arroz que é amor e poesia.
Um romance que fala sobre envelhecer e a relação com os avós. Muito especial todo o relato.
Um livro que darei de presente a várias amigas e amigos.
Leiam!

Grazielle.Bonfim 19/01/2024

Estou aqui pela indicação do Bookster Pedro Pacifico.
Que riqueza de livro
Misto de "estou apaixonada" pela leitura com "estou emocionada"
Leitura que mexe e toca, principalmente relações afetivas familiares... me senti feliz ao concluir o livro e muitas palavras ressoarão em mim durante muito tempo após ter lido, tenho certeza!
"Familia é prato difícil de se preparar"

jessicacms 14/01/2024

A lembrança é doçura na gente
Encantada com ?O arroz de Palma?, as recordações de Antônio, a saudade no singular, seu jeito que desanda a pensar nas coisas de modo florido, acho até que me identifiquei um pouco com esse já senhor de 88 anos. Leitura que marca e que bom começar o ano com ela ??

tabelleza 14/01/2024

Pra chorar e rir
Emocionante. Trata da história de uma família com origens portuguesas por meio de lembranças do personagem Antonio. Gargalhei e chorei lendo ele. Muito bem escrito!

Roberta.Vilarino 09/01/2024

Arroz de Palma
Não é uma leitura que me pegou muito. Li por ter sido o livro escolhido no Clube de Leitura que participo e medio, aqui na minha cafeteria. Tem sim sua beleza, me emocionei por muitas vezes,, mas tbem me incomodou outras tantas vezes, pela narrativa muito branca.
Precise me esforçar pra conseguir acabar de ler.

LudGuiotti 04/01/2024

História Familiar
Interessante, porém nada que te faça querer devorar o livro em um dia. Uma nota 8.5/10.0. Um livro para ser lido sem pressa, um pouco por dia, familiarizando com os personagens. Melhora nas últimas 50 páginas.

Fernanda 03/01/2024

Família é prato difícil de se preparar
Família, amor e o sagrado.
Os 3 principais itens para se temperar o arroz de Palma.
O livro conta a história de quatro gerações de uma família portuguesa que imigra para o Brasil no sec XX. Ao longo da trama, o autor narra os relacionamentos interpessoais dos personagens e o mais intrínseco e cru do ser humano de uma forma deliciosa de ser lida, repleta de brincadeiras com as palavras, analogias à culinária e especialmente ao arroz de Palma.
Há uma conexão imediata com o leitor pois a família de Antonio poderia facilmente ser a minha ou a sua. Além disso, a escrita é tão linda que às vezes parece poesia, sempre com versos enfeitados pela rica língua portuguesa.
Vale a pena saborear essa história que é prato cheio pra quem ama ler.

Paola.Fico 29/12/2023

Resenha
O livro retrata as historias das gerações de uma família vinda de Portugal ao Brasil ao longo de um século.
Observamos o desenrolar das experiências vivenciadas pelo narrador contando as historias de sua familia.

Jlaion 20/12/2023

Um arroz que alimenta a alma
Com uma escrita fluída O arroz de palma descreve a construção de uma família como um prato difícil de se preparar onde os temperos se não dosados podem estragar tudo, mas se bem feito esse prato se torna o mais gostado de todos.
O bom dessa receita familiar é que não tem uma fórmula certa cada família tem seu próprio preparo e isso é lindo de mais.
Pra quem lê é inevitável não se identificar com algum momento dessa história tão real que cativa desda primeira página

Carol Aguiar 15/12/2023

Livro para todos lerem
Leitura fluida e encantadora. Traz reflexões simples e ao mesmo tempo profundas, que se aplicam à vida de qualquer pessoa. Proporciona momentos emocionantes sem se tornar piegas.

Num mundo cada vez mais individualista, nos lembra da importância dos relacionamentos.

O terço final fica mais previsível, mas não perde o seu encanto.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/12/2023

Primeiro romance a abordar a imigração luso-brasileira no século XX, O arroz de Palma acompanha a trajetória de uma familia ao longo dos anos, em busca de um futuro melhor para suas gerações. Marcado pela escrita lírica e delicada de Francisco Azevedo, que identifica e comove.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501081940

@ALeituradeHoje 03/12/2023

Sem Palavras
"Ah, meus queridos... Como começar...? Pois bem: era uma vez um arroz. Arroz plantado na terra, caído do céu e colhido da pedra. Arroz que não se estraga, arroz que veio de longe, lá de Portugal, do outro lado do Atlântico. Veio de navio, com José Custódio, meu pai, Maria Romana, minha mãe, e Palma, minha tia. Ainda eram moços, sim! Moços viçosos e cheios de sonhos..."

Paula 02/12/2023

Maravilhoso.
_" quem, por mais sábio e letrado, ousará organizar o arquivo pessoal? As tristezas por ordem alfabética? As alegrias por ordem cronológica? As amizades por ordem de chegada? Ou pelo grau de importância? Canseira inútil. Em que pasta ficariam nossos sonhos, os nossos feitos, as nossas frustrações?"
Primeira vez que leio uma obra do Franscisco Azevedo. Foi uma bela surpresa. Que delicioso enredo de uma família, e o estilo lírico desse autor. Completamente apaixonada.
Como disse a Letícia Wierzchowsky sobre a obra, " uma história de família como um almoço de domingo ". É assim mesmo que a gente se sente.

May 01/12/2023

Livro maravilhoso. Desde o princípio já comecei a me sentir parte da vida do Antonio. Era como se a tia Palma fosse minha tia também.

Traz muitas reflexões sobre família, de um jeito poético, um humor gostosinho e foi impossível não me identificar e ficar pensando sobre a minha própria família também.

Engraçado que mesmo se passando em uma época diferente da atual, o livro trouxe belas surpresas ao longo do caminho. E acabou que no final me deixou com saudade. No singular.

Um dos livros favoritos do meu ano.