Órfãos do Eldorado

Órfãos do Eldorado Milton Hatoum

Resenhas - Órfãos do Eldorado

mtpontocom 09/01/2023

Interessante, porém não cativa nada
a historia em si é interessante, mas não tem muita emoção envolvida, retrata alguns problemas de família ali e aqui mas nada que ultrapasse esse eixo. a região é bem retratada no que tange à época em que a historia é narrada.

Mariana Young 02/02/2009

Rico
O livro traz uma riquesa muito interessante sobre a Amazonia, e pouco tradicional.

Fala-se dos costumes, do abandono, dos olhares sem saída.

O final não gostei tanto, mas o resto do livro é realmente belo e rico. Vale a pena ler!

Eu nunca tinha lido nada do Milton Hatoum e amei.

Jafé 23/12/2012minha estante
Indico a leitura de "Dois Irmãos" e "Cinzas do Norte" que, para mim, são os melhores do autor

Luciana.Petrili 30/12/2022

Uma história do Brasil que pouco conheço
É sempre uma delícia ler a prosa de Milton Hatoum, mesmo quando desfila angústias e tristezas.
Suas histórias acontecem com o pano de fundo da história de um Brasil que pouco conheço, instigam a visita, encorajam a procura por mais histórias suas e de Manaus, vista por outras perspectivas.

Cadu 12/09/2022

Órfãos do Eldorado etc etc
O livro, narrado em primeira pessoa, conta a história de Arminto Cordovil, um homem que viveu em momentos de sucesso e de fracasso, mas pensando, em todos esses momentos, na sua misteriosa amada Dinaura.

Não tava botando muita fé, mas a história é, de fato, envolvente, tanto que li em apenas uma manhã. A narrativa é escrita de maneira fluida e com uma linguagem regional que me encanta, e que não me deixou abaixo da linha de contentação, mesmo com o final em aberto. Pretendo ler novamente. Recomendo

JAQUELINE.ARGOLO 31/01/2024

Mistérios
Narrativa, lenda... Entre momentos de sucesso e fracasso existe uma história de amor e mistérios, com um Brasil ainda pouco conhecido de plano de fundo.

Kenia 10/07/2018

Milton deve ser reconhecido como um grande autor da literatura brasileira dessa época. Neste livro ele retrata a cultura regional, uma outra época e seus personagens são complexos. Arminto é o tipo de personagem e personalidade que me irrita e me lembrou outras irritabilidades de antigos clássicos.

Carlozandre 21/01/2010

O Eldorado de Hatoum
Muito antes do cinema, a literatura já se construía com cenas, e a primeira delas na novela Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum é arrebatadora: uma índia pára na frente do rio, arenga lamentações em língua indígena, falando que se apaixonou por um belo homem que mora no fundo das águas e pretende se juntar a ele. Como hipnotizados, os que a observam só se dão conta do que se passa após a índia haver nadado um bom pedaço de rio, longe demais para ser salva.

Essa é a cena chave de Órfãos do Eldorado, já que seu protagonista, Arminto, herdeiro de uma empresa de navegação vivendo às vésperas da I Guerra Mundial em Manaus, vai repetir ao longo da narrativa, e em vários níveis, o gesto da índia, uma entrega cega e apaixonada a algo que poderia representar encantamento se não fosse ruína. O livro é parte de uma coleção na qual escritores de diferentes nacionalidades relêem em narrativas modernas mitos clássicos da literatura: a canadense Margaret Atwood reescreveu a Odisséia pelo ponto de vista de Penélope, David Grosman deu sua visão para a história bíblica de Sansão, por exemplo. Ah, sim, e o escritor russo Victor Pelevin releu o mito de Teseu, o labirinto e o Minotauro em um romance que já comentamos aqui.

Hatoum usa o “Eldorado” do título para fazer referência ao mito amazônico da Cidade Encantada, um lugar utópico no fundo do rio para onde determinadas pessoas tentam ir, encantadas pela força mágica das águas. No livro, essa cidade é representada pela jovem órfã Dinaura, que magnetiza as atenções de Arminto com olhos oblíquos. A mulher e o rio são signos equivalentes em Órfãos de Eldorado, e não é à toa que Arminto, fascinado pela primeira, descuide do segundo, representado pelo negócio que herdou do pai.

Após a primeira cena, o livro desacelera um pouco ao abordar a relação de Arminto com seu pai ainda vivo. O mal-estar instalado entre eles, embora bem conduzido, remete a situações semelhantes do anterior Cinzas do Norte. Algo que, entretanto, não dura muito. A novela é curta, concisa, e logo Dinaura aparece na trama (simbolicamente no velório do pai do protagonista, morto sem que ambos tivessem oportunidade de se reconciliar) para encantar o leitor como encantou o personagem.

Annali.Rocha 31/08/2022

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

lettersbyme0 17/08/2022

bom
Confesso pra vocês que pretendo reler esse livro porque só li ele para apresentar um seminário, e meus sentimentos com os livros são completamente diferentes quando leio por livre e espontânea vontade. Mas é um ótimo livro, a história é bastante desenvolvida só não me cativou muito sabe.
Ray 17/10/2022minha estante
Como fez?

Ivy 31/01/2021

Órfãos do Eldorado
Há algum tempo que eu tenho a vontade de ler Milton Hatoum, principalmente Os dois irmãos (que virou minissérie da Globo líder de audiência tanto da crítica quanto dos telespectadores). Lembro de ter lido o famoso Relatos de um certo Oriente na epoca da faculdade mas, não lembro muito bem... Eu curti Órfãos do Eldorado, porém, no início achei muito corrido, gostaria de ter visto um maior desenvolvimento dos personagens (principalmente do pai Amando), do meio pro final a coisa engrena e tem um desfecho bem interessante, adorei a experiência de ter lido um autor manauara e desejo agora ler Os dois irmãos

João Luiz 21/11/2017

Nas margens do rio Amazonas, Arminto filho de um rico e poderoso, vai viver uma paixão que fará com que ele perca toda a fortuna do pai. Com reviravoltas, toques de humor, drama e várias lendas e mitos da região. É um ótimo livro com uma leitura fácil e que flui muito rápido!

><'',º> 19/12/2018

"Em Órfãos do Eldorado, Hatoum abandona a temática da imigração sempre recorrente em suas narrativas e aposta na relação entre os mitos amazônicos e a vida. Nessa obra ele apresenta duas características muito importantes do mito: a primeira refere-se ao fato de abrigarem-se na memória coletiva dos povos, sendo percebido com semelhanças em diferentes culturas; a segunda, ao fato de serem levados a outro continente no processo de colonização. Como ele próprio comenta no posfácio de Órfãos do Eldorado: “Mitos que fazem parte da cultura indo-europeia, mas também da ameríndia e de muitas outras. Porque os mitos, assim como as culturas, viajam e estão entrelaçados. Pertencem à História e à memória coletiva” (Hatoum, 2008, p. 106). Nota-se, portanto, que o mito, apesar de possuir particularidades em uma determinada região, não é material exclusivo desse
espaço, ele viaja e alcança outros povos, envolve-se em distintas culturas, sendo sempre readaptado e reelaborado em novos contextos culturais.

A narrativa de Órfãos do Eldoradoé entrecortada por mitosindígenas da região amazônica. Uma novela cuja leitura flui como a correnteza de um rio e que se inicia quando, numa cidade à beira do Rio Amazonas, um passante vem para descansar na sobra de um jatobá e se dispõe a ouvir as histórias de Arminto, um homem velho, pobre e supostamente louco."

Trecho do artigo "O ENTRELAÇAMENTO DE MITOS EM ÓRFÃOS DO ELDORADO, NARRATIVADE MILTON HATOUM", de Liozina Kauana de Carvalho Penalva & Lorena de Carvalho Penalva.

site: www.abralic.org.br/downloads/e-books/e-book19.pdf

Claudia Sanzone 11/06/2009

Resumo da obra (os quatro primeiros livros) do escritor está em: