Anjos no Aquário Júlio Emílio Braz

Resenhas - Anjos no Aquário

Rafaela101109 19/12/2022

Legal
Não achei um livro ruim, mas também não é um livro quereres-te entrar na minha lista de livros favoritos

mayara.vanserra 18/12/2022

???
Acredito que o livro trás a mensagem que queria passar. Dá dificuldade que é ser mãe na adolescência. No abandono, na família. Acho o livro importante tanto para adolescentes quanto para os adultos!

mpettrus 17/10/2021

O Primeiro Romance Da Minha Vida
Quando eu cursava a 3ª série do Ensino Fundamental, minha professora, a tia Mara Regina, solicitou a turma que lêssemos o livro de Júlio Emílio Braz para compor a grade curricular de ensino da Literatura. Eis, então que fui ler pela primeira vez o primeiro romance da minha vida: ?Anjos no Aquário?. Eu tinha apenas nove anos quando descobri o gosto pela leitura. E desde então, nunca mais parei.

O livro conta a história de Ana Cristina, apelidada de Tina, e suas aflições com relação à descoberta de sua gravidez e o abandono do namorado. Mauro vai embora para outra cidade deixando Tina sozinha para lidar com a questão. Sozinha e imatura, a protagonista, uma adolescente de 16 anos, acaba ouvindo os conselhos de sua amiga Vic para abortar o bebê. É então que começa a sua Via Crucis.

O livro de 80 páginas nos conta uma história curta, porém, muito cativante. Embora toque em assuntos polêmicos como gravidez na adolescência, aborto e racismo, o carisma da heroína me conquistou desde do princípio. E de fato, me ocorreu torcer para que ela tivesse o final feliz. Pois como toda heroína: Tina detinha valores e juízos morais louváveis e admiráveis para ser condenada e punida por ter engravidado de um rapaz que sequer lhe apoiou. A primeira heroína literária da minha vida. Inesquecível e eu a amo desde sempre.

Eu li esse livro nos últimos anos do século XX, ainda era uma criança. Esse romance me fez descobrir a literatura. Pois foi o primeiro romance que tive contato. E tenho a sua edição em minhas mãos até hoje. Com data e minha assinatura. A minha caligrafia aos 9 anos era um garrancho doloroso de se ler. Mas garanto a vocês que melhorou muito dos anos 90 para os dias atuais.

Esse livro me é importante porque foi através dele que descobrir o mundo literário. Como eu sempre fui uma criança sozinha e isolada, devido também a minha deficiência auditiva, o que dificultava muito a minha socialização com outras crianças, a Literatura tornou-se a minha melhor amiga e a Biblioteca o meu refúgio.

?Anjos no Aquário? me ensinou que eu era exatamente assim: um anjo no aquário. Estávamos nos afogando porque nos sentíamos só e incompreendidos. Até que depois de tantos reverses, descobrimos que éramos anjos e que podíamos voar, mesmo dentro de um Aquário e então, a sensação de afogamento e sufoco cessou. E aprendemos a nadar. Nadando sozinho na minha redoma de vidro, na quietude do tempo, porém, observando através do seu vidro límpido e impecável, todas as vidas e tudo o que acontecia a minha volta.

Como aliás: acontece até os dias atuais.

Obrigado, Sr. Júlio Emílio Braz, muito obrigado. A sua literatura, o seu romance e a sua heroína Tina mudaram a minha vida pra sempre.

Dani Ferraz 05/07/2021

"Caramujo, entrincheiro-me em minha concha e espero, tensa, arredia, feroz, as incompreensões do mundo".
É assim que Tina a garota de dezesseis anos que se descobre grávida se sente. Ela que se comparou anteriormente à um peixinho dourado no aquário, onde os pais passam de tempos em tempos para vê-la, para lhe dizer o que deve ser, fazer e aprender, na esperança de que se comporte bem, mas sem se preocupar com o que ela pensa ou deseja pra si.

É claro que a gravidez não estava em seus planos, ainda mais agora que Mauro se mudaria para Curitiba com seus pais e lhe deixaria sozinha. Mauro, o garoto negro que nunca agradou seus pais, Tina a garota branca que também não agradava aos pais dele. "É, o preconceituoso não tem cor. Apenas um grande problema". Problema maior estava em se tornar mãe adolescente, todo o deboche na escola, os risinhos, comentários maliciosos, com quem se abrir se o pai da criança se mostrou indiferente à situação se isentando das responsabilidades? Em sua mãe, ela enxergava mais problemas do que em si própria. O relacionamento de seus pais era hostil, além de pender para a violência.

Quem poderá ouvi-la? Doía viver a maternidade em segredo, mas também doía pensar na reação de seus pais. A palavra aborto alfinetava sua consciência, assim como Vic, sua amiga, que lhe mostrava ser essa a única saída. Mas havia Helena, Helena não desistiu de ser mãe. Ser mãe, trabalhar, estudar, filho não é boneca que a gente enjoa e coloca no canto. Tina está prestes a desistir, Tina sente o chute do bebê em seu ventre, Tina está prestes a ...

"Somos mais fortemente egoístas quando temos 16 anos. Temos medo de tudo o que pode nos tirar a liberdade". Acredito ter lido este livro anteriormente justamente com esta idade, e essa frase é tão estarrecedora e real! Escrito com uma linguagem super jovem, a história se alterna entre trechos de diário e narração, além de trazer citações de músicas que casam tão bem com o enredo. "Anjos no aquário" é uma história sensível que aborda um tema recorrente na vida dos adolescentes, a gravidez e o quanto a imaturidade presente entre os pares pode afetar e ressignificar por definitivo a existência.

Pamela.Bianca 24/10/2018

Anjos no Aquário
O livro conta sobre uma menina que se chama Tina se sente como um peixinho dourado preso em um aquário ante do qual os pais em vez em quando para vê-la,um anjo tolo que os outros admiravam e esperam que se comporte bem.No entanto se preocupa com o que de fato pensa,sente ou deseja para ela mesma.
Tina começa namorar um menino negro chamado Mauro e era mais velho que ela,a sua família não aceitava o namoro porque o seu namorado era negro.Depois de um tempo tina engravida de seu namorado e assim sua família começou a aceitar Mauro na família.
Eu gostei do livro e recomendo.

Yah 26/04/2016

Ameii
Foi o meu primeiro contato oficial com a leitura e eu simplesmente amei esse livro, mais do que tudo. Lembro que saí falando dele para Deus e o mundo, daí em diante nunca mais parei de ler. Precisando reler, estou com saudades dessa história!
Jabuti ler 11/07/2019minha estante
Adorei esse livro também, vou procurar mais livros deste autor

Leo Pádua 25/04/2012

resenha do livro
Anjos no aquário do autor Júlio Emílio Braz,é um livro que conta a história de uma adolescente de 16 anos que descobre estar grávida do namorado Mauro os pais nunca aceitaram o namoro pelo fato de ele ser negro e ela branca,preconceito .
Ao saber da gravidez Mauro muda de estado com sua família fugindo da responsabilidade.tina guarda o segredo de seus pais durante 5 meses,o casamento deles estava em crise e se pensava em divórcio,por isso não tinham tempo para reparar nas mudanças no corpo da filha.
Vic ensiste que ela tem que abortar.Então, orientada pelos conselhos da amiga,aos 5 meses de gravidez se encontra já na sala de espera para o aborto,porém,ela toma a decisão de ter a criança e vai embora correndo de la.
Ela conta aos pais e apesar das reações exaltadas para sua surpresa eles acabam aceitando e apoiando a filha , Tina tem o bebê apesar de todas as dificuldades que teve de enfrentar , o livro é muito bom , mostra o dois lado de uma gravidez na adolescencia , o lado negativo claro que e estragar com a juventude de uma pessoa , largando escola e tudo para ter a gravidez , e o lado positivo por voce estar gerando uma vida .
Rosa 17/05/2016minha estante
Acho que você soltou alguns spoilers aí

Renan.Antonini 30/10/2017minha estante
vlw, tenho prova amanha desse livro so que eu n tinha comprado

Marcos Felipe 21/04/2012

Critica Anjos no Aquario

O Livro fala de uma garota que ficou grávida, mas o “namorado” dela se mudou, ela tinha medo da sua gravidez, por isso não contou para seus pais, com medo da reação dele, ela estava decidida a abortar o filho quando ate que derrepente o filho chuta a barriga dela, ela vai embora e não aborta, ela conta para seus pais da gravidez, no momento, eles reagem mal, mas depois ate aceitam, no final ela teve o filho com nome de Vinicius, seu pai deu uma camisa para ele do palmeiras.
Achei bem interessante o livro, porem, a maior parte do livro, quase a historia toda, esta falando que ela tem medo de ter o tal filho, o livro e muito repetido, mas ele tem uma boa historia , alias, uma dica para os jovens de hoje em dia que não se preocupam muito com a sua segurança, o autor expressou bem o que ele queria falar ali, a garota se sentia um anjo preso no aquário e que seus pais iam visitar ela de vez em quando, ela se sentia sozinha, isolada de tudo e de todos, daí o autor tirou o nome Anjos no Aquário.

thata 02/04/2012

anjos no aquário

esse livro relata a história de uma garota chamada tina,que engravidou aos seus 16 anos de idade. quandoela descobre que esta gravida de seu namorado chamado mauro,ela fica totalmente perdida diante dessa situaçâo.
e mauro ao invez de ajuda-la no momento que ela mais precisava,ele se muda de estado.
os pais de mauro de mauro não gosatavam de tiana e a familía de tina tambem não gostava da família de mauro,as famílias não concordavam com o namoro dos dois.
ela acaba ficando na du´vida se tem o filho ou não mas acababa tendo a criança.
a criança nasce é um menino,tina então da o nome ha criança de vínicios.
enfim seu pai fica muito feliz com a chegada de seu neto e fala;"esse vai ser palmerense"

Lary's 31/03/2012

Anjos No Aquário
Eu recomendo o livro anjos no aquário para todos os adolescentes.
Esse livro conta uma historia de dois adolescentes que estão prestes a serem pais. Tina tem dezesseis anos e Mauro dezessete. O pai de Tina não gosta de Mauro, e a família d Mauro não gostava de Tina. Mauro mudou-se para outro estado e Tina virou mãe solteira, pois Mauro não assumiu o filho, e ela não sabia se ficava com a criança ou abortava, sua amiga Vic queria que ela aborta-se, mais Tina não tinha coragem. Tina não estava mais conseguindo esconder de seus pais. Seu tio Tato já tinha desconfiado da gravidez de Tina. Os pais da adolescente só brigavam e não dava atenção a ela e eles estavam prestos a separar. Tina só desabafa com seu diário, pois se sentia mais segura, não sabia como conta para os pais. Quando ela conta para seus pais eles brigam, pois pai de Tina não gostava de Mauro por ele ser negro. Mais no final Tina tem o bebê q se chama Vinicius e seu pai começa a adora ser vovô.
Esse livro é como se fosse uma realidade, pois muitos adolescentes estão sendo pais cedo. E a maioria das adolescentes são mães solteiras e têm que enfrenta o mundo pulando uma parte de sua vida, algumas deixa de estudar para trabalha, outras estuda trabalha e não tem tempo para fica com seu filho.
No começo eu não estava gostando muito do livro achei triste, mais no final é bem legal e vale apena ler.

Fernanda 30/03/2012

Anjos no Aquário
Aos 16 anos, a adolescente Tina descobre que está grávida, do namorado, Mauro. A partir então, ela descobre que Mauro e sua família estão de mudança.Ele não aparece na escola e nem responde as suas cartas e bilhetes.Ela percebe, que ficará sozinha.Bráulio e Maria Clara pais de Tina, nunca aprovaram o namoro, por preconceito, pois Mauro é negro e ela é branca. Tina não tem ninguém a recorrer e procura o seu tio,Tato mas descobre que ele é tão preconceituoso quanto o pai.Tina sente-se sozinha e desamparada.Na escola percebe olhares e comentários. Resolve contar aos pais, mas eles estão tão envolvidos com a crise do casamento, que ela desiste.Então conta tudo à sua amiga, Vic e é quem tenta convencê-la a fazer um aborto.Tina precisa tomar uma decisão . Contar aos pais? Ter o filho ou não?. Nas páginas de seu diário, Tina, uma adolescente que retrata a realidade divide seus medos, dúvidas, pensamentos, decepções e grandes momentos que passou durante a sua gravidez .
O que mais impressiona na obra, é a forma como o autor aborda temas sociais ao longo da história , sem que elas percam o seu valor,pois elas são bem visíveis à percepção; o preconceito racial,o aborto provocado e o divórcio. Apenas predominando a valorização da questão da gravidez na adolescência , que é o tema principal da história.
Emílio Braz,deixa explícito nas primeiras páginas de seu livro, a interpretação do título pela protagonista da estória , facilitando a compreensão do leitor, no começo da leitura.
Assim, a ótima obra de Emílio relata um dos temas polêmicos, de forma sensível e comovente, retratando a realidade de muitas adolescentes que engravidam cedo .E busca a conscientização de muitos jovens à prática de "sexo seguro".