Anjos no Aquário Júlio Emílio Braz

Resenhas - Anjos no Aquário

mpettrus 17/10/2021

O Primeiro Romance Da Minha Vida
Quando eu cursava a 3ª série do Ensino Fundamental, minha professora, a tia Mara Regina, solicitou a turma que lêssemos o livro de Júlio Emílio Braz para compor a grade curricular de ensino da Literatura. Eis, então que fui ler pela primeira vez o primeiro romance da minha vida: ?Anjos no Aquário?. Eu tinha apenas nove anos quando descobri o gosto pela leitura. E desde então, nunca mais parei.

O livro conta a história de Ana Cristina, apelidada de Tina, e suas aflições com relação à descoberta de sua gravidez e o abandono do namorado. Mauro vai embora para outra cidade deixando Tina sozinha para lidar com a questão. Sozinha e imatura, a protagonista, uma adolescente de 16 anos, acaba ouvindo os conselhos de sua amiga Vic para abortar o bebê. É então que começa a sua Via Crucis.

O livro de 80 páginas nos conta uma história curta, porém, muito cativante. Embora toque em assuntos polêmicos como gravidez na adolescência, aborto e racismo, o carisma da heroína me conquistou desde do princípio. E de fato, me ocorreu torcer para que ela tivesse o final feliz. Pois como toda heroína: Tina detinha valores e juízos morais louváveis e admiráveis para ser condenada e punida por ter engravidado de um rapaz que sequer lhe apoiou. A primeira heroína literária da minha vida. Inesquecível e eu a amo desde sempre.

Eu li esse livro nos últimos anos do século XX, ainda era uma criança. Esse romance me fez descobrir a literatura. Pois foi o primeiro romance que tive contato. E tenho a sua edição em minhas mãos até hoje. Com data e minha assinatura. A minha caligrafia aos 9 anos era um garrancho doloroso de se ler. Mas garanto a vocês que melhorou muito dos anos 90 para os dias atuais.

Esse livro me é importante porque foi através dele que descobrir o mundo literário. Como eu sempre fui uma criança sozinha e isolada, devido também a minha deficiência auditiva, o que dificultava muito a minha socialização com outras crianças, a Literatura tornou-se a minha melhor amiga e a Biblioteca o meu refúgio.

?Anjos no Aquário? me ensinou que eu era exatamente assim: um anjo no aquário. Estávamos nos afogando porque nos sentíamos só e incompreendidos. Até que depois de tantos reverses, descobrimos que éramos anjos e que podíamos voar, mesmo dentro de um Aquário e então, a sensação de afogamento e sufoco cessou. E aprendemos a nadar. Nadando sozinho na minha redoma de vidro, na quietude do tempo, porém, observando através do seu vidro límpido e impecável, todas as vidas e tudo o que acontecia a minha volta.

Como aliás: acontece até os dias atuais.

Obrigado, Sr. Júlio Emílio Braz, muito obrigado. A sua literatura, o seu romance e a sua heroína Tina mudaram a minha vida pra sempre.

Jéssica Belucci 22/12/2009

Anjos no Aquário
Faz alguns anos que li esse livro mas, me lembro muito bem de toda a historia..
Não conseguia tirar da cabeça o livro, queria muito saber o que ia acontecer, se ela ia ou não ter o filho, se o pai dela ia aceitar, se o namorado ia voltar.. nossa, foi muito bom ler esse livro!

Recomendo! o/
Belle 20/01/2011minha estante
Bom, não gostei nem um pouco. eu daria -5 p esse livro se pudesse.

Ju 14/05/2013minha estante
li esse livro quando era adolescente e adorei tbm! era um livro para aquela época mesmo, algumas amigas adolescentes engravidaram e foi bacana entender isso de outra forma, através da leitura.

Victor 13/11/2015minha estante
ta mais me conta o resumo pra eu fazer a prova?

Oliveira 22/07/2021minha estante
Lembro que li esse livro na minha adolescência, tinha uns 15 anos... Me marcou bastante, um tema muito falado na minha época. Nunca esqueci o nome, me fez ter gosto pela leitura.

Dani Ferraz 05/07/2021

"Caramujo, entrincheiro-me em minha concha e espero, tensa, arredia, feroz, as incompreensões do mundo".
É assim que Tina a garota de dezesseis anos que se descobre grávida se sente. Ela que se comparou anteriormente à um peixinho dourado no aquário, onde os pais passam de tempos em tempos para vê-la, para lhe dizer o que deve ser, fazer e aprender, na esperança de que se comporte bem, mas sem se preocupar com o que ela pensa ou deseja pra si.

É claro que a gravidez não estava em seus planos, ainda mais agora que Mauro se mudaria para Curitiba com seus pais e lhe deixaria sozinha. Mauro, o garoto negro que nunca agradou seus pais, Tina a garota branca que também não agradava aos pais dele. "É, o preconceituoso não tem cor. Apenas um grande problema". Problema maior estava em se tornar mãe adolescente, todo o deboche na escola, os risinhos, comentários maliciosos, com quem se abrir se o pai da criança se mostrou indiferente à situação se isentando das responsabilidades? Em sua mãe, ela enxergava mais problemas do que em si própria. O relacionamento de seus pais era hostil, além de pender para a violência.

Quem poderá ouvi-la? Doía viver a maternidade em segredo, mas também doía pensar na reação de seus pais. A palavra aborto alfinetava sua consciência, assim como Vic, sua amiga, que lhe mostrava ser essa a única saída. Mas havia Helena, Helena não desistiu de ser mãe. Ser mãe, trabalhar, estudar, filho não é boneca que a gente enjoa e coloca no canto. Tina está prestes a desistir, Tina sente o chute do bebê em seu ventre, Tina está prestes a ...

"Somos mais fortemente egoístas quando temos 16 anos. Temos medo de tudo o que pode nos tirar a liberdade". Acredito ter lido este livro anteriormente justamente com esta idade, e essa frase é tão estarrecedora e real! Escrito com uma linguagem super jovem, a história se alterna entre trechos de diário e narração, além de trazer citações de músicas que casam tão bem com o enredo. "Anjos no aquário" é uma história sensível que aborda um tema recorrente na vida dos adolescentes, a gravidez e o quanto a imaturidade presente entre os pares pode afetar e ressignificar por definitivo a existência.

May 26/03/2012

Anjos no Aquário
O livro "Anjos no Aquário" conta a história de uma menina chamada Tina que namora com um cara negro, acreditando que ele era o seu grande amor, mas, seus pais não aprovam esse namoro, o namoro deles geram brigas com os pais.Seu namorado vai embora da cidade e então ela descobre que estava grávida dele.Tina se sente péssima,está com seu coração quebrado e entra em desespero,então,ela decide desabafar em um diário,por influência de sua amiga ela decie abortar.Mas,ela conhece uma menina da mesma idade que ela e que também estava grávida e assumiu o filho, então Tina decide ter a criança.No começo ela tem vários conflitos em casa principalmente pelo preconceito e ignorância de seu pai.No final tudo acaba dando certo,Tina passa a estudar a noite e tem um bebê de negro.
Eu particularmente gostei bastante do livro, achei super legal a história dele,ele conta a realidade e também acaba sendo uma história de vida que no final acaba dando tudo certo.Indico esse livro pra todas as adolescentes que passam pela gravidez na adolescência.

Bruna 26/03/2012

Tina vivendo a Realidade
Um livro de Júlio Emílio Braz, "Anjos no Aquário" conta uma triste realidade vivida por várias jovens, tanto no Brasil, como no mundo.
Conta a história de Tina, (seu nome verdadeiro era Ana Cristina), ou melhor dizendo, ela narra sua história, fazendo do livro um diário. Tina, uma garota de 16 anos, engravida de Mauro, uma grande paixão dela, que ela, não era correspondida do jeito que queria. Soube que Mauro iria viajar e nunca mais iria voltar, sabia que estava perdida, agora sem o pai da criança e muito menos com coragem de falar para os seus pais, que por sua vez, odiavam Mauro.
Tina, por sua vez, não sabia o que fazer, pois não podia contar para ninguém que estaria grávida de Mauro, ninguém aceitaria, nem a gravidez, e nem sendo ela do Mauro, que havia mandado uma carta para Tina pedindo para ela esquecer ele. Tina pediu ajuda para sua melhor amiga, Vic, que à indicou para fazer um aborto. Não era isso que ela queria, por pior que fosse enfrentar o pai e a mãe, ela não queria tirar aquela criança que não teria pai, e que, na cabeça dela, também não teria apoio moral dos avos.
Seu tio mais novo, era como se fosse o seu "melhor amigo", ela confiava muito nele, mas, tinha medo de compartilhar o segredo de sua gravidez. Ele, que não era nada bobo, foi percebendo as reações estranhas de Tina, e resolveu perguntar o que havia acontecido de errado, ela não contava, escondeu sua gravidez durante seis longos meses. No meio de tudo isso, ela foi numa clínica clandestina com Vic, para um suposto aborto, saiu de lá sem dar satisfações, e não fez, decidiu-se contar para os seus pais.
A reação de seus pais, em um primeiro momento, foi de susto, nervosismo, principalmente de seu pai, que não gostava nem um pouco de Mauro. Sua mãe, agiu normalmente, mas, no fim de tudo, os dois à apoiaram. Enfim, teve seu filho, Vinícius, que seria um Palmeirense, segundo pai de Tina, que estava gostando da ideia de ter um neto.
Recomendo sim este livro, pois, conta uma realidade, isso pode acontecer com qualquer adolescente na idade de Tina, coisas inesperadas e desagradáveis, mas é a vida, temos que enfrentar, seja lá qual for o problema.
A personagem principal é Tina, narra sua história como um diário.
O Público-Alvo seria para adolescentes.
O ponto positivo do livro, é que ele relata a vida de uma garota, detalha seus fatos, o livro é pequeno, muito legal de ser lido.
O ponto negativo do livro, sabe, eu não consegui encontrar, eu gostei de ler este livro.
Bom, consegui resumir o livro o máximo possível, espero que tenham se interessado por lê essa grande obra, pois é um livro muito legal, e que fala de uma parte da adolescência que nenhuma garota gostaria de passar.

mayara.vanserra 18/12/2022

???
Acredito que o livro trás a mensagem que queria passar. Dá dificuldade que é ser mãe na adolescência. No abandono, na família. Acho o livro importante tanto para adolescentes quanto para os adultos!

Thati 27/03/2012

A Gravidez na Adolescência
O Livro Anjos no Aquário, escrito por Júlio Emílio Braz, conta a história de uma adolescente chamada Tina, que namora com um adolescente chamo Mauro. Os pais de ambos não aceitavam o namoro. Os pais de Tina não aceitavam pelo fato do garoto ser negro, e os pais do garoto não aceitavam pelo fato de que ela é branca e eles não gostam dela. Os adolescentes acreditavam que esse amor iria ser para sempre, que jamais nenhuma dificuldade iria separá-los. Até que Tina descobre que está grávida de Mauro. O Pai de Mauro e sua família se mudam de cidade, e Mauro nem sequer diz Adeus para Tina, e simplesmente “desparece”. Mauro não quer assumir o filho. Tina fica desesperada pois tem medo de contar para seus pais que está grávida e o ainda por cima o filho é do Mauro. Ela conta para a sua amiga Vic, que fala pra ela fazer o Abordo. Tina manda várias cartas para Mauro, mais ele não a responde. Depois de muito tempo, ele manda uma carta para Tina, falando que não gosta mais dela, mas, que sempre será seu amigo. Cada dia que passa Tina se sente mais sozinha, mais triste. Ela até pensa em contar para seu Tio Tato, pois ele sempre a ajudou, mas também tem medo. Passam-se mais ou menos 6 meses, até que enfim as roupas largas já estão ficando apertadas e está mais difícil a cada dia esconder a gravidez de seus pais. Ela não quer aborda, mas ela acha que é a única saída. Então vai até uma clinica clandestina para fazer o aborto, mais ao chega sua vez, ela desisti, pois sente seu filho chutar, e então sai correndo para a casa. Seus pais estão cada dia brigam mais, e já até estão falando em divorcio. Tina não vê outra saída a não sei contar logo, e acabar de vez com todo aquele sofrimento. Maria Clara sua mãe, e Braulio seu pai estão na sala, ela entra e fala para eles que quer conversa, e então ela conta. Seu pai fica furioso, chega até a falar que não quer ter um neto preto. Depois de muita briga e gritaria, ele acaba aceita. E no final tudo fica bem.
Na minha opinião, o livro é super legal para os adolescentes, porque aborda um tema que acontece cada vez mais com mais frequência, que é a gravidez na adolescência. Esse livro, é super fácil de ler, pois está em uma linguagem voltada para os jovens, isso facilita muito a leitura, esse livro também prende a nossa atenção, porque é uma história emocionante, e que vale muito a pena ler.

Mari 27/03/2012

Anjos no Aquário
O Livro "Anjos no Aquário",fala sobre a história da Tina,uma menina de apenas 17 anos que está grávida de Mario,um menino negro que se mudou para outra cidade sem saber que Tina estava esperando um filho dele.Tina tinha medo de contar sobre a gravidez para seus pais,pois Mario era negro e os pais dela tinham um certo preconceito com pessoas negras,e além disso eles ja eram contra o namoro dos dois,e então,para piorar,sua filha estava grávida dele,querendo ou não eles teriam que conviver com aquilo.Tina só havia contado da gravidez para sua melhor amiga Vic,que tentava colocar em sua cabeça a idéia do aborto,e por influencia dela chegou até a entrar em um lugar sujo,desagradável,sem higiene alguma,onde se fazia abortos,Vic tentava acalmar Tina dizendo que ela ja fizera aquilo varias vezes e nunca havia dado nenhum problema,mais Tina não quis,ela estava dicidida,queria ter aquele filho,Tina saiu dali correndo,em casa,tomou coragem e resolveu contar aos pais,que por preocupações com o divorcio não percebera as mudanças que estavam acontecendo com a filha,o pai dela teve uma reação muito espantosa,deu-lhe um tapa,mais sua mãe se pôs na frente e disse que ele não iria mais bater em sua filha...Tina teve seu filho,os pais estavam se apegando ao menino que recebera o nome de Vinicius,Mario não quis saber de seu filho.Tina não se desanimou mesmo com tudo isso que havia acontecendo com ela,e amou muito seu filho.

O livro é bem interessante,ele prende o publico adolescente com o assunto,onde expõe fatos de hoje em dia,que muitas adolescentes sofrem com esse tipo de coisa,com o medo de contar para os pais sobre o que aconteceu,medo de que tenha acontecido mesmo,o abandono do pai da criança,etc.Ele é um livro totalmente feito para os jovens.O livro é pequeno,tem ilustrações,é super rápido para ler,é uma ótima opção.

Fabricio 21/03/2012

Adolescência erros e acertos
O livro Anjos no Aquário do escritor Júlio Emílio Braz que nasceu na cidade do Rio de Janeiro e com ilustrações de Andréa Ramos, conta a historia de uma menina que descobre que esta gravida na adolescência, e tem medo de contar para os seus pais.
Julio Emílio Braz , e bem conhecido por escrever livros juvenil como '' Uma pequena historia de natal'' , '' Sol ardente'', entre outros, não tive oportunidade de ler esses livros, porem pelo que vi em sites de resenhas, ele bem elogiado tanto o autor quando o livro.
Tina uma menina desesperada, descobre que esta gravida na adolescência e agora o que fazer? Contar parar seus pais e ser criticada pelo resto de sua vida ou fugir e aborta a criança? Ela pensa muito, vai ate com uma amiga em uma clinica de aborto, porem quando ela sente o bebê chutando sua barriga, ali naquele momento muda tudo e decidi não aborta. O pai Mauro, um simples menino que não quis assumir a responsabilidade de ter um filho, saiu do estado de São Paulo, pois o pai teria conseguido um emprego em Curitiba, e agora sem o pai da criança iria ser mãe solteira, largaria escola, teria que trabalhar e cuidar da criança, um mundo na qual não era pra ela viver naquela idade. Os pais dela, eram preconceituosos e racistas, pois Mauro era negro, o pai de Tina não queria nem ouvir o nome do menino na casa dele, xingava de tudo quanto nome ruim, e para ele quando descobriu que Tina estava esperando um filho de um menino negro, quase bateu em sua filha. No final da historia, Tina tem o bebê
os pais param de brigar e se acertam, e aceita o fato da filha ter um filho e assim um final feliz, como historias de princesas.
Portanto, gostei muito do livro, abriu a minha cabeça em diversos momentos para pensar na vida se no caso fosse pai nesse exato momento.
Ultima frase do livro '' Ser mãe e´ maravilhoso'' , dita por Tina, concordo plenamente, ter um filho muda tudo na cabeça de um pessoa, porem na adolescência, é muito arriscado você ter um filho, e isso você pensa que só acontece em livros? Não isso acontece na vida real também e muitos jovens de hoje em dia estão fazendo sexo sem camisinha, sendo assim pais mais cedo, espero que meninas principalmente que leram esse livro, prestem atenção na historia e não cometa o mesmo erro de Tina, e quem ainda não leu, recomendo pois a historia é muito interessante.

Bru 26/03/2012

Cruel realidade
O livro ‘Anjos no aquário’ conta a historia de uma garota chamada Tina que namora com um cara negro,mas seus pais nao aprovam o namoro.Após um certo tempo seu namorado vai embora da cidade e ela descobre que está grávida.Depois de muito tempo sem se falarem,seu ex a escreve uma carta dizendo que espera que ela não esteja grávida e que o namoro deles gerava muitas brigas aos pais.Tina encontra uma única saída,e só desabafa com um diário e sua melhor amiga, resolve então abortar por influência de uma amiga.No passar do tempo ela conhece uma garota da mesma idade que também ficou grávida mas assumiu o filho, Tina então, resolve ter a criança.No começo gera vários conflitos em casa principalmente pelo preconceito de seu pai.No final tudo acaba dando certo, Tina passa a estudar a noite e têm uma linda criança de cor negra.
As dúvidas de Tina são as mesmas de tantas e tantas jovens que, por força das circunstâncias, engravidam cedo demais,e acabam sofrendo com isso, e são obrigadas a conviver com essas consequências por toda sua adolescência.
Eu particularmente gostei do livro, pelo simples fato de ser uma historia de uma vida difícil,e no final acaba sendo uma lição de vida, que mesmo com todas as barreiras e dificuldades, ela conseguiu passar por todos eles, mesmo estando sozinha na maioria das vezes.Indicaria este livro para todas as pessoas que engravidaram quando adolescentes, e que tenham aprendido alguma coisa sobre essa experiência que tenha vivido muito cedo.

Isabelaa' 27/03/2012

Anjos no Aquário
Anjos no aquário do autor Júlio Emílio Braz,é um livro que conta a história de uma adolescente de 16 anos que descobre estar grávida do namorado Mauro.Os pais de ambos nunca aceitaram o namoro pelo fato de ele ser negro e ela branca,preconceito mutuo.
Ao saber da gravidez Mauro muda de estado com sua família fugindo da responsabilidade.Tina guarda o segredo de seus pais durante 5 meses,o casamento deles estava em crise e se pensava em divórcio,por isso não tinham tempo para reparar nas mudanças no corpo da filha.
Vic uma amiga de Tina ensiste que ela tem que abortar.Então,guiada pelos conselhos da amiga,aos 5 meses de gravidez se encontra já na sala de espera para o aborto,porém,ela toma a decisão de ter a criança e vai embora correndo de la.
Ela conta aos pais e apesar das reações exaltadas para sua surpresa eles acabam aceitando e apoiando a filha.Tina tem o bebê apesar de todas as dificuldades que teve de enfrentar.
O autor lidou de uma forma muito interessante com o assunto abordado e relatou de forma concisa ,porém muito esclarecida esse triste fato que acontece todos os dias com adolescentes em todo o mundo,que se veem grávidas e abandonadas.É um livro muito bom,é bem indicado para adolescentes pela linguagem atual,por ele ser agradável de ler e por abordar um assunto que muitos se indentificarão em perte ou com a estória em geral.Vale a pena ler e indicar para amigos.

Fernanda 30/03/2012

Anjos no Aquário
Aos 16 anos, a adolescente Tina descobre que está grávida, do namorado, Mauro. A partir então, ela descobre que Mauro e sua família estão de mudança.Ele não aparece na escola e nem responde as suas cartas e bilhetes.Ela percebe, que ficará sozinha.Bráulio e Maria Clara pais de Tina, nunca aprovaram o namoro, por preconceito, pois Mauro é negro e ela é branca. Tina não tem ninguém a recorrer e procura o seu tio,Tato mas descobre que ele é tão preconceituoso quanto o pai.Tina sente-se sozinha e desamparada.Na escola percebe olhares e comentários. Resolve contar aos pais, mas eles estão tão envolvidos com a crise do casamento, que ela desiste.Então conta tudo à sua amiga, Vic e é quem tenta convencê-la a fazer um aborto.Tina precisa tomar uma decisão . Contar aos pais? Ter o filho ou não?. Nas páginas de seu diário, Tina, uma adolescente que retrata a realidade divide seus medos, dúvidas, pensamentos, decepções e grandes momentos que passou durante a sua gravidez .
O que mais impressiona na obra, é a forma como o autor aborda temas sociais ao longo da história , sem que elas percam o seu valor,pois elas são bem visíveis à percepção; o preconceito racial,o aborto provocado e o divórcio. Apenas predominando a valorização da questão da gravidez na adolescência , que é o tema principal da história.
Emílio Braz,deixa explícito nas primeiras páginas de seu livro, a interpretação do título pela protagonista da estória , facilitando a compreensão do leitor, no começo da leitura.
Assim, a ótima obra de Emílio relata um dos temas polêmicos, de forma sensível e comovente, retratando a realidade de muitas adolescentes que engravidam cedo .E busca a conscientização de muitos jovens à prática de "sexo seguro".