Breviário dos Políticos

Breviário dos Políticos Cardeal Mazarin

Resenhas - Breviário dos Políticos

Maria Isabel 12/09/2013

O livro é muito ruim, não vale a pena gastar tempo com ele, sem nenhuma utilidade,não tem aplicação prática.

Não há o que aprender! O livro consiste em uma série de conselhos de como ser falso, dissimulado e estratégias para prejudicar as pessoas, um absurdo, tem uma linguagem pobre.

Detestei.
Durval Orlato 15/11/2014minha estante
Quem lê o livro com um olhar superficial, como se fosse de auto-ajuda, pode ter a mesma impressão que a tua. O livro deve ser lido para compreender o comportamento humano e sua relação com o poder, que são as mesmas há dois séculos. Olhar o que aconselhava aos súditos e não fazer igual, este é o desafio. Um olhar sociologico e psicologico do comportamento humano.

Sol de Sirius 15/07/2016minha estante
Parabéns, Durval Orlato pela consciência e sabedoria.

Monteiro 27/01/2019minha estante
@durval Orlato, concordo contigo. Eu mesmo li e gostei muito.

Luana.Rayalla 31/12/2019

Quem é muito agarrado a moralidade não vai gostar.
Eu achei um livro muito interessante, muitos não vão gostar. Contudo o Cardeal apenas foi franco, e infelizmente até hoje muitos políticos fazem exatamente o que está escrito no livro. Triste realidade, entretanto isso não quer dizer que todos façam isso. O problema que os políticos que não fazem o que está escrito no livro geralmente não são "populares" ao olho do povo.

Rick Muniz 03/08/2015

Manual de Dissimulação
Mazarin fornece em seu "Breviário dos Políticos" uma coleção de aforismos para a vida em sociedade.Fica claro a intenção do autor em alertar os leitores contra as armadilhas que ocorrem no dia a dia.
As pessoas usam máscaras em todos os ambientes (político/social/familiar), e saber identificar esses disfarces é de suma importância para sabermos com quem estamos lidando.
Nesse sentido "Breviários dos Políticos" embora seja uma obra curta, e em até certo sentido caricato, trás alguns ensinamentos para se portar em sociedade, que exigem habilidades em dissimular os reais sentimentos, ser polido e gentil com todos e jamais confiar plenamente.
Maquiavel aprovaria!

Monteiro 28/01/2019

Leitura rara nos dias de hoje
Ciências sociais pura. Gostei!