Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


601 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lala 13/06/2024

A mãe das histórias de aventura
Melhor herói grego. Melhor jornada. Melhor história da guerra de Tróia. Melhor epopéia. Apenas.
Que livro monumental, não tem outra forma de descrever. A narrativa do retorno de Odisseu pra casa, embora milenar, continua muito moderna. Se a Ilíada tem uma certa "barreira" de época e uma estrutura que gera algum estranhamento no leitor moderno, a Odisseia tem uma forma muito mais acessível, o que pode ser visto nos ganchos de suspense entre os capítulos e no foco mais em uma jornada individual do que em um conflito macro.
O Odisseu é um protagonista incrível. Que Agamêmnon e Aquiles o quê?!O Odisseu desbanca todo mundo com a inteligência. É claro que ele também é forte e bonitão como todo herói grego, mas a Odisseia traz uma dimensão muito humana pro personagem, já que, por mais ó do borogodó que ele seja, ele não é nada comparado com os deuses imortais e com o mar. A mortalidade humana é um tema muito debatido no livro e, inclusive, valorizado, como o discurso que Odisseu faz na ilha de Calipso, aceitando a finitude ao lado da esposa e negando a imortalidade. Odisseu sofre muitooo nas mãos da natureza, o oceano, personificado em Poseidon, é assustador e imenso, e impossível de ser enfrentado na espada, o que torna o senso de perigo muito grande.
No meio do mar, ele vai viajando pelas mais diversas ilhas e encontra de tudo: sereias, um país de gigantes, feiticeiras que transformam as pessoas em animais, deuses, Ciclopes, etc. O que eu mais gosto são as soluções criativas que Odisseu precisa bolar pra lidar com esse mundo tão maior do que ele. Eu amo de paixão a cena de Ninguém vs Polifemo, é muito genial e engraçada. Também gosto muito da passagem em que ele ganha a bolsa dos quatro ventos de Éolo e, claro, a cena emocionante dele encontrando a mãe no Hades (que cena bonita!).
Enquanto eu lia, uma série de histórias de aventura que eu cresci vendo passaram pela minha mente, percebi a grande influência da Odisseia na estrutura de histórias dos mais diferentes tipos que consistem em várias pequenas aventuras que acontecem enquanto o protagonista tenta realizar um objetivo maior. Além das influências bizarras que o livro tem no imaginário popular, como a típica imagem de se amarrar no mastro do navio quando aparecem sereias atraindo os homens para o mar com suas vozes.
Tudo é muito bem construído, a vingança contra os pretendentes tem todo um planejamento muito interessante de acompanhar e o final é satisfatório. A epopéia tem momentos muito sensíveis, como o do cachorro Argos, e a gente acaba se apegando aos personagens e a narrativa, a escrita tem vários momentos líricos e simíles muito bonitos.
Cara, é muito legal, só isso mesmo. Eu tava esperando algo massante, mas a verdade é que é uma aventurona das boas, com tudo o que tem direito e vc viaja lendo e imaginando as coisas, eu amo livros assim.
comentários(0)comente



Lêzinho 08/06/2024

O clássico dos clássicos.
Não pra mentir que A odisseia de homero é o clássico dos clássicos, o 1° Livro clássico na minha opinião KKK, Eu particularmente achei um livro mais ou menos, A história fica melhorzinha mais pro final, mas é de se reconhecer que pra época é uma história e tanto
comentários(0)comente



João Gomes 06/06/2024

Apesar de ser um clássico a história para mim e bem Impactante bom eu gosto muito desse tipo de obra fácil mente vai mim prende mim seti com se estivesse no livros foi a menhor coisa
comentários(0)comente



Clayton 05/06/2024

Muito bom
Melhor que ilíada o livro é excelente boa narrativa te prende empolgante valeu a pena a leitura gostei da edição que é muito bonita valeu a pena o tempo que passei lendo
comentários(0)comente



Choquei.amo-te 26/05/2024

É uma bela narrativa sobre a volta pra casa e pertencimento familiar, interessante como, embora Ulisses seja um herói, ele é apresentado como um homem normal, que chora e anseia sua volta pra casa. Livro muito bom, msm com a quantia grande de personagens ( haja nome grego confuso e parecido ) e a escrita mais antiga, o que quebra um pouquinho a fluidez
comentários(0)comente



izadora 23/05/2024

Chorei com o cachorro ?
Achei uma adaptação muito boa, a escrita eh ótima e acessível pra todo mundo ler e entender, a história toda tá bem direta mas tb eh pelo fato de ter só oitenta pags. platão deve ter odiado homero por ter dado uma imagem relativamente boa aos deuses kkkkkkk (chorei com o argos esperando ele por vinte anos pra poder morrer
comentários(0)comente



Cesar Garcia 15/05/2024

Uma obra prima
Acompanhar a jornada de Ulisses até o esperado retorno ao seu lar, e depois a vingança contra aqueles que desonrravam o seu lar é magnífico.
Esse é um épico cheio de aventuras e reviravoltas, ecoando os desdobramentos da Guerra de Tróia e do que aconteceu com Ulisses em seu retorno a Ítaca.
Uma obra prima imortal.
comentários(0)comente



Raikov 14/05/2024

O que dizer sobre um livro com mais de dois milênios de idade. Somente que ele é fenomenal. Não poderia esperar menos de um dos poemas épicos mais antigos do mundo.

O livro conta a história de Ulisses, rei de Ítaca, que após lutar na guerra de tróia se vê numa verdadeira odisseia para voltar até a sua pátria em Itaca. Nesse percurso ele passará por muitas tribulações.

O livro muda do ponto de vista por diversas vezes mostrando a jornada de Ulisses em um ponto e a vida em Ítaca em outro, onde acompanhamos o seu filho Telêmaco. Na terra natal, diversos pretendentes usam os bens de Ulisses e cortejam a rainha por pensar que o Rei está morto.

O livro é a mais pura definição de aventura, mostrando que nem sempre se vence pela força bruta e que muitas vezes se faz necessário usar de artimanhas e lábia para passar por desafios.

O livro também não se limita a personagens duros e sem alma. Homero demonstra bem todo lamento de Ulisses por estar longe de sua pátria e que está determinado, mesmo após 20 anos, de retornar para casa. Ele chora por diversas vezes e ora aos deuses que o levem de volta para casa.

Algumas partes eu achei deveras estranhas, mas acho que é mais um choque cultural do que qualquer coisa. Coisas como os escravos comerem junto com os donos e serem tratados com respeito. O fato de terem reis que sempre socorrem os hóspedes que precisam, não importando sua classe social.

Um livro essencial que construiu as bases da cultura ocidental. Aqui está presente, o heroísmo, amor pelo lar e a perseverança em um sonho impossível. Com toda certeza uma leitura essencial 10/10.
comentários(0)comente



Anezio 10/05/2024

O exemplo para pais que saíram p comprar cigarro
Pensa num sujeito que queria muito, mas muito mesmo voltar pra casa. Pois é.... esse é Odisseu.

Poucos recusariam a oferta de Calypso e talvez muitos interromperiam a jornada para ficar com a jovem Nausicaa ao invés de voltar para uma esposa bem mais velha, mas não um homem de princípios, coragem e tenacidade como Odisseu.

Apesar de suas artimanhas e jeitinhos, a força de vontade desse sujeito é um modelo a ser seguido.

Livro simplesmente maravilhoso. De algum modo inferior à Ilíada, nas vale a leitura de cada verso.
comentários(0)comente



Ash 08/05/2024

Apesar de acreditar ser o objetivo do livro, me decepcionou um pouco a infantilidade e subjetividade da escrita. esperava algo mais descritivo e que não fosse tão denso quanto a versão original. me decepcionei um pouco...
Raikov 12/05/2024minha estante
É um livro de 3000 anos, embora tenha problemas era o tipo de escrita da época




Maria Maziero 07/05/2024

Super recomendo
É uma leitura super fluida e envolvente. Li o livro em 1 dia e não tenho do que reclamar. (Como fã de PJO e HDO, fiquei muito boba com as referências). Enfim, 10/10
comentários(0)comente



Arthur1458 06/05/2024

Ulisses de mil ardis.
O cara anda de barco e tenta voltar pra sua querida esposa que está VINTE ANOS esperando-o voltar da guerra de Tróia. BALA
comentários(0)comente



ícaro 05/05/2024

Odisseia é história
Essa epopéia tem um curso narrativo bem melhor que seu antecessor Ilíada, já que não você não precisa saber nada da história para começar a lê-lo( nada é tão significativo a ponto de influenciar na narrativa). Não tem muitos personagens, outro ponto positivo, e os cantos são menores, ajudando quem não é muito chegado a ler clássicos.
Odisseia tem um final previsível, diferente de Ilíada, mas não deixa-o chato(pelo incrível que pareça). Outro ponto positivo é que Palas Atena, a maioria das suas aparições são metamarfoseado, ou seja, transformado em outros corpos, deixando um pouco mais verídico a história.
Super recomendo a leitura, mas tenham calma e foco que conseguirá chegar até o final.
comentários(0)comente



Sofia.Stersi 03/05/2024

Li o livro para a escola e fiquei surpreendida. Apesar de eu já conhecer a história, foi interessante ver mais de 10 mil versos transformados em 60 páginas de quadrinhos.

Em suma, eu achei o Ulisses um doido que traiu a mulher dele várias vezes e que ficou bravo com ela no final. As aventuras foram interessantes, mas meio sem sal?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Berries 11/06/2024minha estante
Kkkkk eu to lendo e meu deus esses pretendentes sao uns folgadooos




601 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |