Historia Medieval

Historia Medieval Cibele Carvalho

Resenhas -

Alex 16/07/2022

Um resumo do extrato da síntese
Um bom livro, mas para fins de estudo é menos que um compilado.

Ajuda a ter uma ideia geral do medievo, a igreja cristã, o surgimento dos Reis e suas instituições formais, bem como, o advento e progresso do Islã.

Porém, deixa muita coisa de lado, não trata em absolutamente nada sobre o renascimento e Iluminismo, não fala das navegações. Esquece de referenciar a mão de obra na baixa e alta idade média.

Pouco fala sobre o advento da burguesia e seu papel fundamental para o fim da Idade media. Não trata de absolutamente nenhum pensador deste tempo. Praticamente reforça, com seu silêncio, a errônea ideia de que idade média foi um tempo de trevas. Deixando de lado toda evolução, luzes filosóficas e artísticas deste tempo.

Anne Laufeyhive 01/07/2022

É um bom livro base para estudos, bem organizado e fácil de ler, possui alguns anexos com mapas e outros textos para melhor entendimento do leitor

Juliana (Ju/Jubs) 07/07/2023

Dos livros que já li pra faculdade, este é o melhor. Muito bem resumido, reforça os pontos mais importantes, tem bastante material original e está muito boa a seleção de citações.

Gostei demais desse livro, me surpreendeu bastante.

Jack 25/09/2018

Ótimas informações, leitura base obrigatória
Recomendo a leitura do mesmo, pelas ótimas informações introdutórias, dando espaço para a pesquisa mais avançada em certos tópicos da idade média com base em tudo que aprendeu neste livro. Ele te dá uma base sólida sobre a época e te inclina a estudar afinco esse período. Sobre o livro: Começo interessantíssimo, sobre feudalismo e as relações da sociedade, ordem dos cavaleiros, sobre os papas e a relação da igreja com a política, as cruzadas (considero a pior parte do livro, pois foi muito fraca nas informações base), e por fim o islamismo que eu gostei muito das informações passadas.

T. G. 14/11/2018

Leitura introdutória
É uma ótima leitura para aqueles que estão iniciando seus estudos sobre a Idade Média. Traz alguns exercícios no final de cada capítulo para ajudar na aprendizagem. O livro indica autores e outras obras para se ter um conhecimento mais aprofundado.