Passaporte para a noite

Passaporte para a noite Heinz G. Konsalik

Resenhas - Passaporte para a noite

f@ssis 09/07/2013

Uma obra singular.
Li este livro já faz pelo menos dez anos e nunca pude esquecê-lo. Sempre que vejo em minha estante aquele livro pequeno, estreito em páginas, a história daquela família ressurge em minha mente. O autor foi espetacular na condução do enredo. Até hoje acho real a história da família Kurowski, lembro o quanto torci por eles. Apaixonante. Recomendo a leitura. Uma obra singular.

Ci 14/07/2023

Me surpreendeu
A julgar pelo título e pela capa, achei se tratar de um romance desses de banca. Comecei a ler sem saber do que se tratava o livro, eme surpreendi a cada linha lida.
O livro relata a estória de vida dos Kurowski, uma família alemã que é assolada pela guerra nazista de 1945. O melhor retrato de guerra que já li, por retratar como os alemães eram obrigados a integrar o exército de Hitler, obedecê-lo e idolatrá-lo acima de tudo, e ao mesmo tempo lutar pela sobrevivência, tanto dos invasores do país ( no caso a Rússia) como do próprio exército.
Mas esse é só o começo do livro, pois muitas reviravoltas acontecem, muitas decepções, perdas e vitórias compõem essa fascinante narrativa.

Rita L. - 09/06/2015

Nos primeiros dias de janeiro de 1945, próximo do fim da Segunda Guerra Mundial, a aldeia Admsverdruss que fica na Prússia Oriental região da Alemanha, a família Kuroswski, outras famílias, o padre e o chefe político local, percebem que os russos estão perto de invadir a Prússia Oriental, por causa disso, partem em fuga para outra região da Alemanha, onde ficarão em segurança.
Julius Paskoilet ficou responsável pela família Kurowsky e pela Sapataria Kurowsky depois que seu cunhado Edward Kuroswsky foi para a guerra.
Durante os muitos dias de fuga as famílias de Admsverdruss, e de várias outras aldeias passam por inúmeras dificuldades, muitas pessoas morrem: crianças, mulheres, jovens, velhos, também a avó da família Kuroswsky. Os sobreviventes dessa travessia épica, descobrem ao chegar ao local onde iam ficar, que não há espaço para mais pessoas, então eles são relocados para outro lugar. Na pequena cidade, todos conseguem sobreviver precariamente. Após algum tempo, Julius compra uma loja de sapataria parcialmente destruída na cidade de Leverkusen.
Os Kuroswski recomeçam uma nova vida com poucos recursos e sem o corajoso vovô Jochen Berrador.
A Sapataria, agora com outro nome, se torna conhecida pelos seus sapatos de boa qualidade e preços em conta, isso causa alguns problemas com concorrentes.
A estória tem reviravoltas surpreendentes... De uma delas não gostei nada, o desaparecimento de um personagem importante, menos ainda da “justificativa” dada pelo autor quando mencionou o fato para orientar outro personagem.