O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

Mateus 02/10/2011

Ó jóia rara do deserto! Ó tesouro de toda a história da literatura. Ó grande livro das fantasias! Acho que só assim para se começar a escrever a resenha de O Castelo no Ar, um começo digno de Abdullah.

Reis e rainhas povoam o mundo literário. Agatha Christie é a rainha do crime, Stephen King é o rei do terror, dentre diversos outros. Pois agora conheçam Diana Wynne Jones, a rainha da fantasia! Eu realmente não entendo o porquê de seus livros serem desconhecidos. Esta é a mesma autora de O Castelo Animado e a coleção Os Mundos de Crstomanci, e já escreveu diversos outros livros que infelizmente não foram traduzidos para o português. É nessas horas que me dá raiva de ser brasileiro.

O Castelo no Ar é fantástico. Não poderia haver outra palavra mais apropriada. Fantástico, fantástico, fantástico. Sua história é surpreendente, os personagens são sensacionais. Me emocionei com os acontecimentos, me diverti com as trapalhadas, fiquei nervoso nas horas tensas. O maior feito da autora, além de criar um mundo de fantasia que centenas de pessoas tentaram criar mas não conseguiram, é nos fazer entrar na história e fazer parte dela. Ao ler o livro, me sentia voando no tapete mágico, conversando com o gênio, perambulando pelo deserto, andando sobre as nuvens. Diana Jones conseguiu o feito de ser minha autora favorita, e vou fazer de tudo para ler todos os seus livros.

O livro conta a história de Abdullah, um vendedor de tapetes que certo dia compra um tapete voador por uma barganha. O tapete então o leva para o lugar de seus sonhos, um jardim magnífico, cheio de flores e fontes multicoloridas, onde vive uma linda princesa. Mas para a infelicidade de Abdullah, a princesa é raptada por um terrível djim, e só ele poderá salvá-la. É então que Abdullah entra nessa grande aventura para tentar salvar sua princesa, no meio de tapetes voadores, gênios na lâmpada, gatos mágicos, castelos de nuvens, dezenas de princesas, e muita, muita magia.

Sem dúvida, poderia ficar falando o resto da vida sobre o Castelo no Ar, mas é melhor parar de falar e ir procurar Os Mundos de Crestomanci para ler, o que não vejo a hora de fazer. Realmente, Diana Wynne Jones é uma escritora sensacional, e vou me parabenizar eternamente por ter descobertos seus livros. Mais uma vez, afirmo: ela é a rainha da fantasia, a maior escritora fantástica de todos os tempos. Para finalizar, uma frase digna se Abdullah: Adeus, ó preciosidade das fantasias, será sempre lembrado em minhas leituras futuras!
Fe Sartori 30/11/2010minha estante
Caramba Mateus
Preciso depois dessa resenha incluir em livro em minhas leituras urgente hahahahaha

nerito 09/03/2011minha estante
Mateus,
Já li Os Mundos de Crestomanci, apesar de ainda estar incompleto no Brasil. Assino embaixo de suas palavras. Diana é incrível. Sempre me emociono ao ler os livros dela e me sinto parte da narrativa!

Lalá 25/03/2011minha estante
Super concordo do porque ela ser desconhecida! Sem dúvidas que é a rainha da fantasia, já que foi aluna de dois reis da fantasia: C.S. Lewis e Tolkien! :)

Milena Karla - Mika 04/04/2012minha estante
Nooossa, quero muito ler esse livro! Amo esse tipo de história, vou procurar esse livro e ler ele o mais rápido que eu puder! :D

Mateus 18/04/2012minha estante
Depois que li O Castelo no Ar, procurei até encontrar todos os livros da autora (pelo menos os lançados no Brasil). Li todos eles e posso dizer que a genialidade de Diana Wynne Jones é marcante em cada página, cada acontecimento, e cada personagem de seus livros. Vale a pena ler e reler diversas vezes cada livro, e é isso que pretendo fazer durante toda minha vida (:

Carla Porto 27/09/2014minha estante
estou sentindo o mesmo que você, mateus!

Carla Porto 27/09/2014minha estante
e vc já viu o filme O castelo animado?

Mateus 28/09/2014minha estante
Sim Carla, a animação de O Castelo Animado, embora muito diferente do livro, é ótima! Mas também, não poderia ser diferente, já que é do Miyazaki (:

Aline Memória 11/10/2014minha estante
Comprei essa trilogia essa semana, Mateus, tô doida para que chegue logo, e essa sua resenha só aumentou a minha vontade!

Lucy 31/05/2021minha estante
Oi gente,eu sou nova no app, Queria saber como que faz para ler todas as páginas eu n tô conseguindo;-;,por favor me ajudem.

Mateus 02/06/2021minha estante
Ei, Lucy. Não é possível ler o livro aqui pelo Skoob.

Esquilo raivoso 31/07/2021minha estante
Mateus, faço de suas palavras as minhas!! Vc descreveu tão bem tudo que senti lendo esse livro hahaha
Agora que terminei estou em confronto comigo mesma pra ver se amei mais do castelo animado ou o castelo no ar, e espero ficar com mais dúvida ainda quando ler a casa de muitos caminhos, afinal o benefício da dúvida nesse sentido é uma grande honra à autora

Mille 13/05/2022minha estante
Essa resenha começou bem no estilo desse livro hahaha adorei

Sara 01/06/2023minha estante
Eu não terminei o livro, mas tem sido maravilhoso acompanhar as aventuras de Abdullah. Sua resenha foi precisa ao transmitir tudo o que o livro é!

Danielle162 26/07/2023minha estante
A vontade de ler só aumentou agora.
Comecei hoje e não dava muito por ela, mas depois de terminar o primeiro capítulo deu para ver o potencial dela.

Vee_1008 29/01/2022

As visões de Abdullah
O livro tem uma atmosfera que lembra bastante os filmes da Disney e uma escrita bem fluída e gostosa de ler, mas mesmo com isso foi um livro meio arrastado no início que me deixou com um pé atrás.

O protagonista é legalzinho mas esquecível e não consegui me apegar muito a nenhum outro personagem, embora Flor seja um incrível mesmo que tenha aparecido pouco. A história em si é bem divertida e criativa, mas acabou sendo um pouco cansativa de começo, porém lá pro final ficou realmente bom.

Uma das coisas que me incomodaram foi o desenvolvimento do romance, no caso a falta dele, por que foi extremamente rápido, deu nem tempo de absorver nada, numa hora eles nem se conheciam e na outra o Abdullah já tava falando que não conseguia viver sem ela.

A melhor parte com certeza foi quando os personagens de Castelo animado apareceram, não tava muito cativada com a história mas depois disso fez eu gostar de verdade de tudo.

É um livro bom para ler sem pretensões, mas de longe o castelo animado ainda é melhor.

carolina 09/12/2022

fantasia leve e viajante ???
É uma leitura que flui e te prende, fazendo você não querer parar ler, realmente superou minhas expectativas! Na minha opinião não se compara ao primeiro livro da série, por não ter estabelecido em mim aquela relação de afeto com os personagens principais, mas o romance é fofo e os aspectos fantasiosos característicos das obras da Diana são muito gostosos de imaginar. Acho a forma que a autora explora a cultura árabe interessante, porém os plot twists em série nos últimos capítulos foram meio desnecessários. A escrita problemática em certas partes também me desagradou, mas fora isso O Castelo no Ar foi uma ótima e divertida aventura no geral

Edilaine 17/02/2022

Uma boa história
Gostei bastante. Muita magia e aventuras.
Mas o primeiro livro ainda me agradou mais.
Mas super vale a pena ler essa história e conhecer essa nova história.
Se passa no mesmo mundo do primeiro.

drago 15/05/2022

o mais fraco do box
gatilhos: sequestro

“O Castelo no Ar” conta a história de Abdullah, um vendedor de tapetes. Um belo dia, um homem lhe vende um tapete mágico e, durante a noite, Abdullah é transportado para o lindo jardim de um castelo, onde encontra uma bela dama por quem se apaixona. Algumas noites depois, acordando sempre no jardim ao meio da noite, o jovem presencia a bela dama por quem se apaixonou, Flor da Noite, sendo raptada por um monstro. Logo, começa sua jornada atrás da moça.

Esse livro tem uma narrativa bem arrastada. Muitas vezes eu ficava com sono enquanto lia, o que não aconteceu com os outros do box e definitivamente atrapalhou minha leitura.

Os personagens eram um pouco rasos, porém alguns eram divertidos. Gostei muito do fato de que esse livro teve alguns elementos e pessoas que apareceram no primeiro livro do box, me deu um pouquinho do conforto de reconhecer e me familiarizar com o universo da narrativa.

O plot em si é bem bacana e envolve bastante magia, tão interessante quanto a do primeiro livro. Por mais que a jornada de Abdullah seja entediante e arrastada, tem seus momentos interessantes, engraçados e descontraídos.

Outro ponto bom desse livro é o fato de ele ter explicações muito boas e lógicas e plots twists que me pegaram de surpresa. Eu nem suspeitava de algumas das coisas que foram reveladas no final e isso com certeza tornou o final mais divertido e memorável.

O desfecho foi bom, porém me passou muito uma vibe de “e foram felizes para sempre”, o que não necessariamente é ruim, mas me pareceu um pouco forçado demais nesse final.

Por fim, só queria dizer que esse livro tem partes problemáticas mas que eu gostei muuuito que a editora dessa edição colocou um aviso todo bonitinho na página, achei muito cuidadoso da parte deles.

Enfim, recomendo sim a leitura mas não é pra ir com as expectativas altas nem imaginando que é algo tão bom quanto “O Castelo Mágico”, porque sinceramente, não chega nem aos pés.

OutroNome 07/08/2022

A história me prendeu do início ao fim. A cada capítulo acontecia alguma coisa que deixava uma certa ansiedade para continuar a leitura. Uma coisa que eu não gostei foi a relação de Abdullah e Flor da Noite. Foi tudo muito rápido. As aparições dos personagens de O Castelo Animado foram algo que deixaram a história bem legal também, pois mostra um pouco do que aconteceu depois do livro que eles protagonizaram. Em geral, gostei muito do livro.

Cami 28/06/2021

o destino não se importa com o que acontece
Abdullah é um comerciante de tapetes que leva uma vida simples, mas que passa a maior parte do tempo sonhando que na verdade é um príncipe a muito perdido e que tem inúmeras riquezas. Até que certo dia, um estranho aparece vendendo um tapete mágico por um preço barato demais para ser verdade e claro, ele compra o tapete e a partir desse dia sua vida muda completamente. Algumas princesas sequestradas, gênios da lâmpada, sonhos se tornando realidade, a procura por um amor, são só umas das coisas que ele precisa enfrentar.

Termino o livro com um sorriso no rosto, que talento magnífico a Diana tem de escrever histórias tão extraordinárias, a escrita dela me fez sentir acolhida e de coração quentinho, parecia que eu estava lendo uma daquelas fábulas antigas passadas de geração para geração, que transbordam amor, acontecimentos inacreditáveis, personagens diferentes e maravilhosos e é claro muita magia. Nessa história temos alguns personagens muito interessantes, mas que vivem no mesmo universo do último livro, aqui a temática é um pouco mais diferente, voltada para o deserto, gênios da lâmpada e tapetes voadores, que me deixou totalmente encantada. Acho que eu nunca fiquei tão fascinada lendo uma fantasia como eu fiquei lendo os livros da Diana, que universo incrível. E também foi extraordinário rever alguns personagens de o castelo animado e ver como eles estavam, fiquei muito muito muito feliz de ver o Howl, a Sophie e a família que eles construíram. Não é melhor que o castelo animado, mas é um livro muito bom mesmo.

Deborah.Nagy 03/09/2023

Muito gostoso de ler esse livro. A estória vai te envolvendo e vc fica querendo saber como vai terminar.
É bem fantasia, mas eu gosto, então valeu a pena. ?

Branca de neve 06/10/2022

Melhor do que o primeiro
Esse livro com certeza (na minha opinião) é melhor que o primeiro, a história em si é bem mais interessante os personagens principais do primeiro livro aparecem lá pro final.

stezz 18/08/2021

é bom, mas meio parado no início (sem falar no trecho gordofóbico que tem em uma das cenas) e o protagonista é meio err...
o que salva é a segunda metade do livro e os plots atrás de plots do final que literalmente me deixaram assim: ?
igor 18/08/2021minha estante
a sophie salvou

stezz 18/08/2021minha estante
@igor simmm
sophie roubou a cena assim que apareceu

popolly 25/08/2021minha estante
esse foi o que eu menos gostei, o que salvou foi o final kkkkkk

Beatriz Lila 30/08/2021minha estante
Eu tava amando tanto esse livro até chegar na parte gordofobica, dps disso empaquei e ainda não terminei...

stezz 30/08/2021minha estante
@popolly simm kskskks acho esse é um dos mais fraquinhos da trilogia, mas a farofa do final valeu a pena kkkk

stezz 30/08/2021minha estante
@Beatriz Lila sinceramente, demorei meses pra terminar esse
mas da metade pro final ele dá uma melhorada amg

Gabi 25/02/2022

Uma releitura de Alladin!
Abdullah é um comerciante de tapetes que vivia sonhando com uma vida deslumbrante, imaginava ser um príncipe. Um dia, um estranho aparece em seu estabelecimento e o vende um tapete mágico. Quando ele adormece, o tapete o leva a um lindo jardim, onde encontra a princesa Flor da Noite e se apaixona. Até que um dia em suas visitas a princesa é raptada por um djinn e o pai da princesa culpa Adbullah por seu sumiço e o prende na masmorra.
A história é interessante, mas sinto que só ganha vida quando os personagens do primeiro livro volta a história. Contudo, a partir desse plot, vários arcos são revelados e torna a história sensacional.
É muito bonito como Diana construiu sua história, a mágica em tudo e é muito gostoso de ler.

Nana_tsur 01/04/2022

Decepcionada
O Castelo no Ar mais parece um dos contos do livro das mil e uma noite misturado com Aladim e o Castelo animado.

Depois de ter gostado tanto do primeiro livro do box não pensava que iria me decepcionar tanto com o segundo.

Odiei o protagonista, ele é uma pessoa não muito confiável, ele odeia animais, é mentiroso, bajulador, gordofóbico e sexista.

As personagens femininas são apreciadas apenas por sua aparência e é colocado como se a beleza caracterizasse inteligência. As duas sobrinhas de Abdullah são gordas e ele as define como: burras, irritantes, nojentas e desesperadas para casar (me senti ofendida).

A narrativa é cansativa e lenta em boa parte da história. Não sei se foi a intenção da autora, mas de certa forma me lembrou de CS Lewis em Nárnia com o preconceito disfarçado de fantasia.

VitAria 12/10/2021

O castelo no ar
Se você procura ler uma aventura cheia de reviravoltas, sentimentos e surpresas esse é o livro certo! Ele é o segundo livro de "O castelo animado " no começo eu não tinha gostado muito porque começou contando uma outra história e os personagens do livro anterior ainda não tinham aparecido. Só depois fui entender que essa primeira história era essencial para o entendimento do que estava acontecendo. Ansiosa para ler o próximo!