O Projeto Fênix

O Projeto Fênix Gene Kim...

Resenhas - O Projeto Fênix

Camera 28/04/2020

Muito interessante!
É incrível como os autores conseguiram desenvolver uma história rica, cheia de detalhes e acontecimentos que retratam fielmente o dia a dia de uma empresa, no âmbito de sua relação com a tecnologia da informação.

Impossível não associar os personagens com os seus colegas de trabalho. Para mim, no decorrer da leitura, eles não mais se chamavam Bill, Brent ou Paty. Eles eram automaticamente trocados em minha mente, ao tempo em que eu também me via em um desses papéis.

Um ótimo livro, gostoso e fácil de ler e que deixa uma sensação de tristeza quando do seu término. Porém a sua sequência continua na vida real, mas com outros olhos. Este é um livro que todo analista de TI e gestores deveriam ler!

Ph12 15/01/2022

Surpreendente
O livro nos mostra como a utilização de boas práticas faz total diferença. Podemos também destacar pontos tocados sutilmente, como a união e integração das equipes fazem diferença para alavancar uma empresa. Gostei muito da abordagem sobre a dívida técnica e como a automatização gera um resultado incrível. A utilização das 3 vias e como o Bill vai se encontrado nela deixa o livro com um ar de quero mais a cada página. E o mais importante, tenha um mentor e seja um propagador de ideias.

a.cafreire 15/03/2022

Grandes insights
O livro faz grandes ideias sobre o dia a dia na área de tecnologia. Os personagens podem ser encontrados em uma organização com facilidade e as situações que ocorrem no livro, são vistas frequentemente dentro de uma empresa de Tecnologia.
Vale a pena a leitura!

Elenara.Geraldo 21/07/2020

Li em dois dias
O livro me remeteu a exatamente os desafios que enfrentamos na TI da empresa onde trabalho atualmente e me vi até nomeando os personagens com os nomes de amigos do trabalho. A linguagem usada e a mensagem são bem claros para quem já trabalha na área. Recomendo.

Robson.Borges 31/08/2020

Não é somente sobre DevOps ou TI, é uma aula sobre negócios
Apesar de ser conhecido como uma referência para o DevOps, o livro vai muito além de mostrar as vantagens de usar essa cultura dentro das organizações modernas para acompanhar a necessidade de rápida evolução do negócio. Ele fala sobre como as empresas que veem a TI como estratégica tem maior vantagem competitiva e passam a usá-la para crescer.
É um livro para aprender sobre como identificar o que não se deve fazer dentro da organização, começando pela TI. É uma aula sobre criar uma cultura de desenvolvimento e colaboração para tornar a TI um diferencial competitivo ao invés de um gargalo.

pedro.pisa 26/02/2022

Apresentação detalhada e empática
O livro é um retrato fiel da realidade vivida por muitos times de TI. Com uma leitura fluida, agradável e envolvente, os autores retratam a jornada de Bill para organizar todo o despertamento de TI de uma empresa de peças automotivas. Ele começa a aprender técnicas de otimização do chão de fabrica e a implementá-las na sua equipe de operações de TI

Ana 28/06/2022

Muito bom! É uma ótima história e traz muito aprendizado sobre essa questão de unir desenvolvimento e operações pra melhoria contínua. A forma como o autor escolheu contar isso está de parabéns.

Janduy 15/01/2023

Para entender o pq do DevOps
O livro é um romance que descreve quase todas as empresas que tem projetos de TI. É difícil você ver o que ocorre na Parts Unlimited e não identificar alguns pontos no seu labor atual ou passado. Mesmo empresas que já tenham adotado as metodologias ágil e DevOps ainda tem pontos que precisam de evolução, afinal esses Frameworks não são apenas ferramentas ou fórmulas secretas, são componentes de cultura. É preciso viver essa cultura. E aí está o desafio pois a cultura não é top-down, ela precisa se expandir por todos os lados da se tornar natural e voluntária. E parar isso... Muito trabalho é preciso. Há que se evangelizar muito.

Pedro Igor 12/03/2018

Bem estereotipado, porém uma forma interessante de mostrar possíveis soluções para resolver os problemas do dia-a-dia da TI.
O Projeto Fênix é uma novela envolvente sobre gerenciamento de TI. Escrever uma história fictícia sobre algo tão comum do dia-a-dia do profissional de TI se mostrou um poderoso e eficaz meio de transmitir as ideias dos autores. Em nenhum momento a leitura se tornou cansativa.

Os personagens e as situações são estereotipados, e isso é claramente a intenção dos autores, que fizeram com a intenção de o leitor se identificar com as pessoas e os eventos. Isso faz da história algo acessível até para quem não é especialista, ou seja, um profissional junior. Os leitores (imagino que já sejam profissionais da área) se reconhecem nesse mundo. E mesmo aqueles que não trabalham com operações de TI conseguem ter uma certa empatia, imagino.

Porém, há uma ressalva. Claramente o livro está para "vender" e não para raciocinar. O racicíonio vem no livro de acompanhamento, o DevOps Handbook. A história é digna de roteiro hollywoodiano, com a aquele velho final feliz, faltando apenas Bill Palmer, a personagem principal, percorrer a Sunset Boulevard em seu Cadillac, em pleno pôr do sol, com os créditos finais subindo na tela. Nada contra um roteiro "a lá Hollywood", porém a história não condiz tanto com a realidade. O Projeto Fênix (que está a anos empacado!) quer que você acredite que, dentro de algumas semanas, a equipe estará cumprindo com o novo processo de mudança, proposto por Bill, fazendo perceber nos gerentes de negócios, que existem soluções simples para problemas complexos! Quem trabalha em terras tupiniquins (e em outras mundo a fora) sabe que as coisas não se resolvem em passes de mágica, seria legal, mas vamos fincar nossos pés no chão.

Apesar da ressalva acima, o livro é como se fosse um compilado de boas ideias (misturado com roteiro hollywoodiano, não se esqueçam), que podem perfeitamente serem implantadas (com os cronogramas mais realísticos para o porte do projeto, ou seja, não em algumas semanas), que listo logo abaixo:

- O tempo de espera é proporcional à porcentagem ocupada.
- Proteja e eleve sua restrição.
- As três vias.
- Os quadros Kanban e seus recursos.
- Os objetivos do COBIT são em cascata.
- Métodos Ágeis.
- Automação DevOps.
- Abordagem Chão de Fábrica.

Bill tem um zelo evangélico por tais procedimentos, que ele aplica sobre uma implementação ITIL falhada de gerenciamento de mudanças, muito por conta de não ter uma mudança padrão. Erro clássico de gerenciamento, que ele resolve.

Outra ressalva. Apesar da história ser contada inteiramente por meio da conversa e da introspecção, e apesar da política que descreve e de algumas dicas de métodos de liderança, nenhuma das respostas é sobre pessoas ou cultura ou comportamento. Não há atividades de educação, colaboração, comunicação e motivação. Somente ferramentas, técnicas e processos. Bill nem trabalha para transformar seus relatórios diretos e colegas: ele apenas permanece forte e silencioso e emite ordens como o ex-sargento que ele é. Bill não precisa levar ninguém em uma jornada de mudança cultural: ele simplesmente joga um monte de estilo hollywoodiano, arrumando coisas como se fosse um mágico, e o os créditos finais sobem, com o pôr do sol ao fundo da tela.

Apesar de tudo, gostei de ler O Projeto Fênix. A forma como transmite suas ideias é inovadora. Agora entendo toda atenção que vem recebendo nos últimos anos. Consegue espalhar ideias realmente úteis para os DevOps da vida.

Leia-o. Aprenda. Apenas não se apaixone por ele.

Pedro Duarte 25/06/2020

Utiliza muitos dos ensinamentos do livro A Meta adaptados para o mundo de TI, abordando os problemas entre desenvolvimento e operação.

Freitas 02/09/2020

Perfeito!
Acredito que este seja o melhor livro que li até o momento descrevendo o mundo de TI, em muitos momentos dei risada por me ver dentro da história sem perceber. Além de trazer aprendizado na leiturado livro no final há varias dicas de próximas leituras, simplesmente fabuloso.

amanda 20/04/2022

Software como centro da empresa!
Não sabia o que esperar do livro, li algumas críticas positivas e me surpreendi! Aprendi muito com o livro e me vi em várias situações parecidas na empresa que eu trabalho, coisas que eu achava que só existia la! O que eu mais gostei foram os termos técnicos, o livro me deu vários insights que vou usar no dia a dia. Como eu trabalho em uma empresa pequena muitos profissionais acabam executando várias funções. A única coisa que não gostei é que algumas partes ficaram meio confusas e pareciam que o Bill havia resolvido tudo em um passe de mágica! De resto eu amei! Como iniciante na área de T.I tirei bastante proveito. Ansiosa para ler os próximos livros do autor como: projeto unicórnio e o manual devops. Recomendo muito, mais não espere nada muito técnico.

TauLima 02/11/2022

Incrível
Eu não estava esperando muito dessa leitura e achei que ia ser super chata mas o livro é simplesmente INCRÍVEL. O jeito que eles vão construindo toda a narrativa, mostrando a evolução do trabalho e de como eles se ajudam como uma equipe, não é fácil mas é uma jornada maravilhosa de acompanhar. Amei demais e li 3 vezes de tão bom que e tirar vamos ensinamos a cada vez que eu lia. Extremamente necessário pra quem é da Área e até pra quem não é.

Guilherme 03/08/2020

Obrigatório na t.i
Fantástico. Mostra de maneira simples e cotidiana o que o mundo devops beneficia de maneira simples de como fazer mais com menos.

diegowilliam 14/11/2020

Um romance....
Achei um livro muito original, pelo que propõe. É possível sim você conseguir traçar perfis de profissional de TI, e absorver certas posturas e adequar a sua carreira. Mas ele vai além, com os trejeitos de um livro romance, com ótima narrativa, sem enrolação, e diálogos super dinâmicos, ele realmente surpreende que o lê. Um livro sobre tecnologia que consegue atingir todos os públicos. Recomendadissimo... ;)