Os colombianos

Os colombianos Andrew Traumann

Resenhas - Os Colombianos

Caroline 06/06/2022

Excelente leitura, bem completa.
Por @carolinetargino

Apesar do narcotráfico e da violência fazerem parte da história da Colômbia, ela é muito mais que isto, e é isso que o autor pretende (e consegue) nos mostrar em "Os Colombianos".

Com forte miscigenação entre negros, brancos e indígenas, a Colômbia é um país que lembra um pouco o Brasil, además todos os climas se fazem presentes. Possui praias paradisíacas, é um grande produtor de petróleo e parte da Floresta Amazônica se localiza em seu território.

É o 3° maior país da América Latina, mas uma parcela mínima de sua população vive na região amazônica, que corresponde a mais de 50% do seu território, pois tal região possui uma floresta densa e relevo montanhoso que a tornam de difícil acesso e ocupação humana, e devido a isto, tornou-se um local suscetível a abrigar grupos paramilitares e guerrilheiros.

A peculiar geografia do país resultou na heterogeneidade de sua população. Muitas comunidades se desenvolveram distantes uma das outras e assim possuem identidades regionais bem diferentes. O que se tornou um impasse para o sentimento nacional, que acabou sendo muito mais emocional que patriota.

Os colombianos são um povo variado e complexo, amam Concursos de Miss, esportes, arte, música e dança. O autor nos apresenta um pouco da música local, e dedica algumas páginas a artistas de renome nacional e internacional, como a cantora Shakira, cuja trajetória reflete bastante a essência dos colombianos: persistir atrás do que quer, indo do fracasso a fama.

"Os Colombianos", explora ainda a culinária local que é bem variada de carnes a frutas. Uma das marcas do país é a arepa (pão típico, feito com massa de milho e/ou de arroz) que costuma ser servida no café da manhã e podem ser cortadas no meio e recheadas com queijo, frango ou carne. Já o café é uma das bebidas mais consumidas do país.

Experimentei as arepas, recheadas com carne e acompanhadas por chips de banana, (uma fruta bastante consumida por lá), confiram na imagem o prato feito pela minha irmã.

O livro entrega uma leitura fluída, repleta de imagens. Resultando em mais uma excelente obra da Editora Contexto.

Cupom de 25% desconto em todo o site da editora: CarolineT25 www.editoracontexto.com.br

Vinder 05/04/2024

Um excelente resumo sobre a Colômbia, passando pela história, literatura, culinária, cultura, personalidades?

rayssagurjao 18/05/2021

Um país fora da curva
Os colombianos é um livro que faz parte de uma coleção muito completa sobre as nações, este de forma específica nos apresente a cultura, a história, os costumes e a política colombiana em uma narrativa muito bem escrita e construída, apresenta-nos a possibilidade de visualizar não só a Colômbia das guerras civis e do narcotráfico, mas também de Gabriel Gárcia Marquez, de muita música, dança e vida.

Isa 02/06/2021

Gosto muito de história, então a leitura foi muito boa para mim. Recomendo muito para quem tem interesse em saber mais sobre a Colômbia.

19/04/2022

Uma carta de amor a Colômbia
Que livro mais delicioso de ler! O Traumann tem uma escrita muito fluída e apesar de o livro não ser narrativo, as páginas passam sem você perceber. O que eu mais amei nesse livro foi conseguir sentir o amor do autor pela Colômbia, amor tão grande que você termina de ler apaixonado pelo país sem nunca nem ter pisado lá (meu caso, rs)

E o que aprendi sobre a Colômbia? Muito! Os grande nomes literários e artísticos, filmes importantes para o país, costumes e culinária das diversas regiões do país e como as incontáveis guerras civis e o narcotráfico afetaram o povo comum, que apesar de seus traumas segue em frente, dando o seu melhor.

Amei demais o livro, super recomendo. Assim que puder vou ler os outros livros da coleção. E espero que, algum dia, eu visite a Colômbia ?
Rodrigo 19/04/2022minha estante
Já leu outros livros da série?

19/04/2022minha estante
Ainda não, mas já quero ler! A série fala de outros povos latinos tbm, acho que vou ir atrás destes primeiro

Rodrigo 19/04/2022minha estante
Na verdade, ela engloba gente do mundo todo... sempre quis ler alguns, russos e chineses primeiro, mas esses livros sempre foram caros...

19/04/2022minha estante
Eu comprei esse em promoção na Amazon. Sempre tem umas promoções malucas por lá, rs. Sempre vejo eu pego.

E daqui a pouco só em sebo, ela já tem uns 6-7 anos

Devlin 25/06/2018

De Gabo a Narcos
Em poucas páginas o livro Os Colombianos consegue nos deixar completamente submersos na cultura desse nosso incrível país vizinho - que até pouco tempo era negligenciado até mesmo pelos turistas brasileiros.

Diversos temas são tratados aqui: desde a cultura, a culinária, literatura, a língua, a história e os tão populares narcotraficantes. Apesar dessa diversidade de temas, a escrita nunca deixa de ser crítica e não é rasa em nenhum momento.
Com uma linguagem didática, o autor nos conta um pouco sobre o que torna os colombianos um povo alegre mesmo estando à volta de violências.

Muitos temas estão interligados, o que evidência a maestria do autor sobre o conhecimento aprofundado do país. A parte histórica (que pode parecer enfadonha para alguns) é definitivamente minha preferida. Ela não está lá a toa. O autor sempre faz referências entre o contexto histórico e demais fatos. Por exemplo, como eventos da época da La Violencia e o Massacre das Bananeiras estão presentes na obra Cem Anos de Solidão.

A vontade que fica ao terminar o livro é fazer as malas e correr para a Colômbia.
Uma leitura que vale a pena.

Paula 11/08/2020

muito mais do que narcos
Esta coleção da editora contexto é mesmo uma jóia. Apresenta detalhes, curiosidades, história e culinária de vários povos. Talvez a leitura seja muito detalhista para quem não tenham nenhuma familiaridade com os temas, mas certamente de alguma forma a leitura contribuirá para o melhor entendimento de sua cultura. Os capítulos podem ser lidos de forma independente, conforme a necessidade do leitor.

Aline 04/06/2019

OS COLOMBIANOS - ANDREW TRAUMANN
{Um dos maiores elogios que se pode receber na Colômbia é ser considerado alguém ?echado para adelante?, que podemos traduzir como alguém que olha sempre para frente sem ficar se lamentando pelo que passou. Um bom retrato dos colombianos.}

Descobri esse livro apenas alguns dias antes da minha viagem para Colômbia. Como não tive tempo hábil para adquirir a obra física, comprei o e-book e li pelo celular durante a viagem. Se revelou uma ótima companhia.

Em menos de 300 páginas, o historiador brasileiro Andrew Traumann conseguiu traçar um belo retrato do país e do seu povo.
Os esteriótipos, a geografia, a vida urbana, a língua, a cultura, a culinária, as minorias, a economia, e a história em si do país, foram abordados de maneira crítica por alguém visivelmente apaixonado pelo tema, em um texto fluido, sem linguagem acadêmica, que desperta no leitor a sensação de uma boa conversa.

Me impressionou muito a história do narcotráfico no país (o autor dedica um capítulo bem completo para o tema. É chocante o que Pablo Escobar e os demais narcos (como eles chamam os traficantes) foram capazes de fazer nos idos dos anos 80 e 90 no país. Nós temos uma visão muito romantizada desses personagens graças às séries e ao cinema. Mas a verdade é que o povo colombiano viveu um verdadeiro inferno e soube se levantar da lama para seguir adelante.

O livro alterna temas pesados com outros amenos, como as gírias e expressões usadas pelos colombianos e sua paixão por novelas e concursos de miss universo (eles torcem como se fosse copa do mundo).

A leitura desse livro durante a viagem enriqueceu muito minha experiência. Consegui entender melhor os costumes daquele povo e sentir empatia pelos nossos vecinos.

Os colombianos faz parte de uma coleção de 18 livros chamada Povos e civilizações, cada livro trata de um povo. Se viajar para algum desses outros destinos, com certeza vou querer repetir a experiência.
É uma leitura que recomendo!

NOTA: 5 estrelas!