Os Trabalhos de Hércules

Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

resenhasdajulia 03/02/2021

Na introdução, acompanhamos a conversa de Poirot com um conhecido que comenta sobre o poder dos nomes e menciona que Hercule Poirot não tem nada a ver com Hércules, o famoso herói grego.

Poirot fica pensando a respeito desse comentário e chega a conclusão de que ambos possuem, sim, algo em comum: ajudam pessoas a resolverem seus problemas.

Então, como sua aposentadoria nunca chega, de fato, Poirot decide pegar 12 casos que se assemelham aos trabalhos de Hércules, para, enfim, aposentar-se.

Eu não sabia que se tratava de um livro de contos. Gostei mais de alguns do que de outros, como é comum em livros assim, mas valeu a pena ler!

_lendoemsaturno 02/10/2022

Um bom livro. ?
Trecho retirado do livro: " Por certo, havia gente demais no metrô de Londres naquele exato momento (6h30 da tarde). Calor, ruído, aperto, proximidade - a desagradável pressão de mãos, braços, corpos, ombros! Cercado e apertado por estranhos - e, o que é pior, de modo geral, um bando feio e desinteressante de estranhos! A humanidade vista assim, en masse, não era atraente. " Pág. 254

(eu amei esse trecho KKK o Poirot p*to da vida com o trem lotado, gente como gente ??)

Não é nenhum mistério que eu sou apaixonada pelos os livros da Agatha, esse é o 9° livro que leio, e pra mim esse livro foi um pouco diferente dos outros, ele possuí 12 pequenos casos do Poirot, cada capítulo era um caso diferente dele.

Eu amo os casos do Hercule e as resoluções incríveis que a Agatha escreve, mas nesse livro aqui achei tudo meio óbvio e fraco acho que por ser um livro com vários contos e casos ficou essa coisa meio "rápida" de ler. Os casos possuem boas resoluções e reviravoltas, mas não chamam à atenção do leitor de primeira, são casos rasos e fracos o que prende mesmo é a resolução final.

Ver o Hercules explicando como desvendou o mistério é o ápice pra mim em todo livro da Agatha, nisso ela é genial e não pecou nesse livro (por isso às 4 estrelas). A leitura apesar de fraca, ela flui super bem, a escrita da Agatha é ótima, é um bom livro pra se passar o tempo, recomendo a leitura.

? Antes de ler pesquise por possíveis gatilhos, a resenha também estará disponível no meu IG: @Booksdajaqh.?

Marlonbsan 06/08/2023

Os Trabalhos de Hércules
Hercule Poirot nunca para, mesmo aposentado continua na ativa em casos desafiadores para solucionar. E em cada história, Poirot procura relacionar uma investigação com as façanhas de Hércules.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos basicamente o que acontece com Poirot, a linguagem é simples e fluida.

A construção inicial da história faz com que o livro seja dividido em 12 contos curtos que coloca Poirot em situações diversas para descobrir o mistério da vez. Com isso, não há muito aprofundamento nas soluções, sendo muitas delas com desfecho de forma bem abrupta.

Mas a construção das histórias e as explicações são bem interessantes, apesar da simplicidade, assim como os diálogos, que sempre são fundamentais nos livros da Agatha, que interligam os personagens, motivações e suas peculiaridades, com os mistérios a serem analisados.

Quanto aos contos, Agatha cria situações e analogias com os próprios trabalhos realizados por Hércules, da mitologia grega, claro, trazendo alguns contextos que podem ser correlatos, ou referenciados. Algumas histórias são mais dinâmicas e interessantes, enquanto outras mais monótonas.

O ponto que achei mais interessante foi ver também situações que fogem um pouco do comum que seria ?corpo e culpado?, com elementos voltados às substâncias químicas e situações que as envolvem, então cria um dinamismo diferente.

Dani 29/07/2023

Mais um da Dama do Crime concluído. Fazia tempo que queria ler esse para conferir quais seriam as semelhanças entre os 12 trabalhos auto impostos por Poirot e os do herói grego. Adorei a forma como a Agatha pincelou elementos do clássico, "modernizando" algumas partes, mas mantendo bem evidente as referências. Gostei muito do livro, contos curtinhos, de leitura rápida e fluida, e, como sempre, um belo plot na resolução. Minha favorita é a última história. Longe de ser o meu preferido dela, mas ler Agatha é sempre um prazer!
Fabio 30/07/2023minha estante
Concordo contigo, Dani!
Ótimo livro!

Dani 30/07/2023minha estante
Agatha é sempre Agatha! ????

Ique 05/06/2021

Um livro ok, com contos bons, ruins e medianos
Os trabalhos de Hércules traz 12 contos protagonizados por Hercule Poirot que procura desvendar casos que assemelham-se com os doze trabalhos do herói grego Hércules. Foi o primeiro livro de contos escrito por Agatha Christie que eu li e confesso que tive muita dificuldade para terminá-lo devido a superficialidade de algumas histórias que tornavam-se maçantes de serem lidas ao mesmo tempo que eram rápidas, com muitos personagens e sem um bom aprofundamento. A autora usou e abusou do “acaso” que só acontece em livros para justificar a presença do detetive belga em algumas histórias. No entanto, há vários contos interessantes que adorei ler, sendo eles: As aves do lago Estínfale, O rebanho de Gerião e As profundezas do inferno.

Luisa Jordana 28/02/2020

Não me decepcionou
Este foi o meu primeiro contato com um livro de contos da autora e confesso que estava preocupada antes do início da leitura. Temi que, por ser um livro de contos, não tivesse a mesma profundidade e coesão dos romances, mas me enganei, felizmente. Não vou negar que alguns contos não me chamaram atenção, mas os contos que me agradaram foram bem sucedidos em me trazer aquele sentimento gostoso que sentimos quando lemos um livro de mistério, aquela curiosidade que nos faz devorar as páginas para desvendar o grande enigma proposto.

Enfim, como todos os livros de contos, alguns podem agradar, outros não, mas no geral, esta obra da aclamada senhora do crime foi muito divertida e dinâmica e serviu como uma ótima distração de leituras mais complexas que tenho feito ultimamente. Recomendo!

Kaylaine 15/08/2021

Esse é um livro de contos, então, gostei muito de alguns e de outros nem tanto. Agatha Christie continua com uma escrita incrível e com tramas muito bem feitas.
Meus contos preferidos foram o 7°, 4° e o 10°.

Wagner47 22/06/2020

Hércules >>> Hercule
Poirot vai ao encontro somente de trabalhos que remetem à mitologia grega do filho de Zeus. Interessante, mas algumas investigações se tornam parecidas com as tarefas no decorrer da história, o que vai contra o que o detetive estabeleceu no início. E como em Sócios do Crime, Agatha mostra que ela precisa de espaço para desenvolver seus romances, porém os contos mais curtos conseguem ser bem certeiros

loresalk 18/04/2021

Então, esse livro não é o melhor da autora que eu já li, entretanto, acho impossível a rainha do crime escrever alguma coisa ruim.

Ele é dividido em contos, um para cada trabalho do Hércules, e eles não tem nenhuma ligação entre si. De início estranhei isso, mas depois de uns 3 contos acabei me acostumando. Não vou negar que alguns dos contos não me chamaram muita atenção, mas outros como o do cara "louco", das irmãs estranhas e o último ganharam o meu coração!!!!!
Larinha || @nefelibatando_ 18/05/2021minha estante
A Miss Marple é um erro dela kkkkkk única coisa ruim, não consigo simpatizar com ela...

* p i e t r a* 17/07/2021

Bacana
Quando eu ia começar a ler pensei "hm, é um livro de contos, vou acabar rapidinho" e eu não podia estar mais enganada, demorei meio século pra acabar esse livrinho ?.
Alguns contos são realmente bons, o do noivo que termina o noivado porque acha que está ficando louco foi o melhor de todos, mas alguns são beeem fraquinhos e eu prefiro bem mais os romances da Agatha do que os contos.
Outra coisa, sobre a edição da HarperCollins, eu amo as capas e os box, mas minha nossa, tem muito erro bobo, principalmente em diálogos e isso me deixou bem grrr.

@entre.as.paginas 02/12/2023

Acho que os suspenses estão perdendo a graça, pouca coisa me surpreende? mas é um livro muito bom com 12 casos instigantes!
Sperandiocarol 02/12/2023minha estante
Mude um pouco de gênero... Passei por isso.... ?

@entre.as.paginas 02/12/2023minha estante
Acho que vou ter que fazer isso mesmo

Manu 27/07/2021

Mini mistérios de 1 capítulo
Poirot resolve "encerrar" sua carreira solucionando 12 mistérios dignos de sua atenção em honra a seu chará Hércules.

Cada capítulo tem cerca de 20/30 páginas, cada um é relacionado por Poirot a um trabalho de Hércules. Por ser uma leitura rápida e fluída recomendo o livro, mesmo tendo achado alguns capítulos chatos, há outros realmente interessantes e empolgantes (principalmente os envolvendo assassinatos).

minha opinião dos casos (pode ter leves spoilers):
1- O Leão da Nemeia: chato
8- Os Cavalos de Diomedes: foi legal, drogras tráfico
9- O Cinto de Hipólita: tomou um rumo interessante, gostei
10- O Rebanho de Gerião: coisas de seitas interesseiras muito bom
11- As Maçãs das Hespérides: legalzinho é de roubo
12- As Profundezas do Inferno: começou legal mas o mistério em si n foi mto empolgante

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 21/06/2020

Bom pra passar o tempo
NOTA: 3,5.

Prestes a se aposentar de vez, Hercule Poirot decide finalizar sua carreira como investigador honrando a figura que deu origem ao seu nome, o herói grego Hércules. Para isso, ele procura analogias de casos da vida real com as doze tarefas do mito. Mas seriam esses realmente os últimos trabalhos de Hercule?
Um livro dividido em doze contos rápidos narrados em terceira pessoa e acompanhando meu investigador preferido. Foi uma leitura diferente que eu comecei meio receosa, mas que conseguiu me agradar até.
Não sou muito fã de contos, pra mim, o desenvolvimento é a parte mais importante de uma narrativa, então prefiro romances, tanto que eu senti falta desse elemento no livro. Quando o clima de mistério começava a se apossar de mim, pronto, tudo resolvido. São histórias legais e tudo, eu entendi o ponto da autora, só que isso é uma particularidade minha. Quem já está acostumado com contos certamente vai adorar essa junção que tem aqui.
Não que eu não tenha gostado. São histórias, em maioria, interessantes e que chamam atenção, podendo, sim, chocar, mesmo sendo breves, inclusive, algumas história com certeza não dariam um livro inteiro, tipo a primeira, haha. Muito bobinha pra isso, mas funciona por causa do formato.
No geral é uma leitura válida e eu achei até leve. Para quem quer ler um suspense sem pesar muito na mente, não tem erro, indico esse livro.
Para finalizar a resenha, realmente acho que, especialmente se tratando de um livro policial, os tradutores deveriam tomar cuidado com os termos jurídicos que usam para que não utilizem da tipificação errada. Quando alguém te relaciona publicamente a um crime, como o homicídio do segundo caso, é CALÚNIA. Não difamação, como tratado. Aliás, a confusão entre esses termos se repetiu entre os contos, por isso acabei me incomodando.

RESENHA DO BOX 3: https://meowbookblog.com/2022/10/28/resenha-box-3-da-agatha-christie-o-misterio-dos-sete-relogios-os-crimes-abc-e-os-trabalhos-de-hercules/

site: https://meowbookblog.com/2022/10/28/resenha-box-3-da-agatha-christie-o-misterio-dos-sete-relogios-os-crimes-abc-e-os-trabalhos-de-hercules/

floresfaria 25/06/2021

Doze contos curtos (muito curtos para meu coração apaixonado por Poirot) que resume totalmente a essência da Agatha. É um livro ótimo para quem quer começar a conhecer a autora, e apesar de serem contos, eles não nos deixam menos intrigados ou surpresos do que os livros completos da autora. Só não dei 5 estrelas porque para mim cada conto poderia virar um livro kkkk

Gabryely2 02/12/2021

Não se da pra enganar Poirot.
Agatha Christie como sempre me surpreendendo e me fazendo dar uma de detetive.
Com uma narrativa fluida, divertida e cheia de mistério a rainha do crime sempre nos surpreende com seus livros.
Esse livro nos trás 12 contos com muita ação e dúvidas.