A Vida de Charlotte Brontë

A Vida de Charlotte Brontë Elizabeth Gaskell

Resenhas - Vida De Charlotte Brontë

Dayane 10/12/2020

Essa Biografia é TUDO!
Pasmem se eu falar que eu nunca li nada da Charlotte até então, SIM , a mais pura verdade. O único livro que li das irmãs Brontë, foi o Morro dos Ventos Uivantes, quando era bem novinha, na faculdade ainda. NOSSA FAZ UM SÉCULO kkkkkkkk fiquei com uma sensação de grande tragédia no peito depois de ler o Morro e muito curiosa em saber quem eram as irmãs. Até que descobri essa Biografia na Pedra Azul e pensei: TENHO QUE LER< URGENTE!
O livro vale cada centavo! Conhecemos na biografia não só momentos íntimos da Charlotte, como também das suas duas irmãs, e de toda a sua família no geral. Conheci a Gaskell , através dessa biografia também. Um livro rico em informações verídicas, cartas reais e testemunhos verdadeiros, coletados na época. Descobrimos como a vida da Charlotte foi difícil, regada de tragédias e conseguimos ver como ELAS eram donas de UM GRANDE TALENTO!

Quer saber mais sobre a biografia e saber a minha opinião sobre o livro? Então confere a vídeo resenha no link abaixo!
#1livroem5minutos

site: https://www.instagram.com/tv/CGH5LlKH-dy/

Gizalyanne 29/11/2021

Fantástico
Amei essa biografia escrita pela Gaskell foi possível conhecer bem mais a Charlotte e suas irmãs que na outra Biografia que li ( Os diários secretos de Charlotte Brönte - romanceada). Imperdível também os extras que a Pedra Azul colocaram, merecem Parabéns!
A Biografia também nos dá a oportunidade de conhecer a opinião de Charlotte sobre vários autores e suas obras. É um livro basicamente epistolar onde temos acesso as suas correspondências.
Recomendo !

Annaplima 16/10/2022

"...felicidade, sem ser compartilhada, mal pode ser chamada de felicidade."
"Lembrando-nos de suas provações e nos regozijamos com a idéia de que Deus achou justo enxugar as lágrimas de seus olhos."
O livro é longo mas foi uma ótima experiência lê-lo.

Christiane 24/07/2021

Uma vida trágica
A biografia foca mais em Charlotte, mas também em suas duas irmãs também escritoras e foi escrito por uma de suas amigas também escritora. Gaskell se viu obrigada na época do lançamento a mutilar o livro em função de preservar sua memória diante de uma sociedade vitoriana e também teve que retirar trechos e nomes de pessoas que ainda estavam vivas, porém ao final do livro encontram-se as explicações do que faltou.
O livro baseia-se principalmente nas cartas de Charlotte com uma grande amiga . Percebemos nestas cartas muita angústia e sofrimento, reflexo em especial de seu amor por um professor que era casado e só se interessava por ela como aluna.
A vida das irmãs é simples, vivem em uma pequena cidade, moram no presbiterio e tem poucos contatos sociais. Seus livros são baseados em suas vivências. Charlotte ainda viajava mais, ia a Londres, mas tem pavor de contatos sociais, devido sua timidez.
É uma vida trágica, a doença está sempre presente seja ao se referir à ela ou para dizer que graças à Deus estão bem ou melhores. Ela sofreu muitas perdas, a mãe, as quatro irmãs e o irmão. Quando encontrou a felicidade junto ao marido faleceu durante a gravidez. Porém, por mais limitada que a vida delas tenha sido, ainda assim se tornou rica se transformando nos livros que nos legaram.

Daniella.Mancino 15/02/2024

Essencial para os fãs de CB
Conhecer a vida dessa grande escritora me fez entender melhor seus livros. Uma mulher genial que viveu uma vida dura no interior da Inglaterra e não limitou a sua obra.