Helena / Iaiá Garcia

Machado de Assis

Resenhas - Helena / Iaiá Garcia

Maria14000 02/03/2022

Helena / Iaiá Garcia
Livros da fase Romântica de Machado de Assis. Ambos muito leves para ler, capítulos terminam sempre num gostinho de "quero mais" não de um modo negativo mas de forma instigante, capítulos dignos de final de novela na sexta-feira nos deixando no suspense para segunda-feira kkkkk. Trazem ensinamentos e frases dignas de serem anotadas ou grifadas, anotei várias kkkkk
Maria14000 02/03/2022minha estante
(Continuação) As únicas queixas, que não são bem queixas, mas foram os motivos de dar 4 estrelas, são: a previsibilidade das histórias, lendo os primeiros capítulos conseguimos adivinhar alguns desfechos (Helena tem um final mais surpreendente e dramático, mas mesmo assim conseguimos supor algumas coisas importantes); e também por me parecer que Machado quis "satirizar" a escola Romântica quando dramatizou demais algumas atitudes dos personagens, teve uma cena em Helena que meu amigo e eu que estávamos lendo juntos e pensamos "não acredito que tal personagem fez esse drama todo por apenas isso?!" Kkkkk, mas talvez não teve más intenções de Machado, seja só suposições pelo estilo de escrita que o escritor é mais aclamado. Mas são muito legais!

Mari Lopes 24/03/2022

Dois livros em um
Minha edição tem dois romances, porém só li Helena e é deste que vou comentar.

Helena é uma mulher que tem uma delicadeza e sutiliza que encanta todos na casa quando chega. Filha ilegítima do Conselheiro e meia-irmã de Estácio. A menina chega logo após a morte de seu pai, mas sua beleza chama atenção de seu irmão de uma forma diferente...

Eu amei os diálogos deste romance, Machado de Assis construiu personagens que me envolveram de forma singular! É muito válida sua leitura e não é atoa que é um clássico brasileiro.

Antonio566 29/01/2024

Entre a guerra do passado e presente
Finalizada a leitura de "Iaiá Garcia" de Machado de Assis. Há muitas formas de se desdobrar um romance, eis a minha: Jorge, filho de Valéria (uma mulher muito amiga de Luís Garcia, pai da protagonista Iaiá), deixa sua amada Estela e participa da guerra do Paraguai (desejo de sua mãe). Iaiá, moça muito encatadora, acaba se aproximando de Estela, tornando-a sua madastra. O que não esperavam é que o retorno de Jorge desenrolaria uma série de paixões e confrontos entre passado e presente.