Sonhos de Inverno

Sonhos de Inverno F. Scott Fitzgerald

Resenhas - Sonhos de Inverno

CarsMatheus 28/06/2020

E aí gatsby?
A leitura desse livro foi uma delicinha. É meio distante, meio frio mesmo, e acho isso muito bom.

Mari Siqueira 27/04/2018

Primeiro volume da coleção bilíngue "Inglês com Clássicos da Literatura", Sonhos de Inverno é um dos contos mais importantes de F. Scott Fitzgerald. Publicado em 1922, a história nos traz uma visão geral da complexidade da alta sociedade americana antes da Grande Depressão abordando as relações entre o amor e o dinheiro no começo do século XX.

Narrando os anos de juventude de Dexter Green, o autor nos mostra o amadurecimento de um rapaz ambicioso que buscava seu lugar na sociedade. Desde a adolescência, no entanto, ele é apaixonado pela caprichosa - e volúvel - Judy Jones, que desfila com vários pretendentes nunca se interessando verdadeiramente por nenhum.

A personalidade aparentemente fútil de Judy representa o conflito entre o desejo por uma vida luxuosa e a busca incessante pela felicidade que - em muitos casos até hoje - é uma decisão difícil a ser tomada. Nunca conciliando-as, a garota se entedia de todos os homens e os descarta como se não fossem nada. Em busca de alguém com boa condição social e que a conquiste, ela ilude os muitos rapazes da alta sociedade com quem sai, fazendo-os acreditar que serão escolhidos, quando, na verdade, ela só quer se divertir até fazer um bom casamento.

Dexter é um desses iludidos e passa a vida a amar a garota que nunca será sua. Desde o primeiro momento, ele soube que estava perdido e desgraçado por se apaixonar justamente por ela. Com o passar dos anos, com alguns fragmentos de sua vida, percebemos que o autor quer ressaltar a impossibilidade da plenitude de Dexter, bem como ilustrar a nossa própria infindável busca pela felicidade. Judy queria o melhor da vida, Dexter buscava o amor. Sonhos nem sempre se realizam e eles talvez nunca encontrem o que desejam.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

HaialaLA 18/06/2020

Maravilhoso
Eu amei esse livro. Me surpreendeu e acho que, apesar de Dexter e Judy não serem um casal amor e ódio como de costume, eles têm um final compreensível e bem convincente sem se tornar previsível. Fitzgerald conseguiu escrever a história inteira de alguém de forma enxuta sem ser corrida.

Ju 07/04/2022

Gostei, apesar de deixar a desejar um pouco. A passagem temporal é muito rápida e o livro é curto, então parece que faltam algumas informações importantes da história. Em contrapartida, é um enredo legal.

Luã 15/01/2021

Melancólico e Cômico
Fitzgerald com seu estilo próprio nos proporciona conhecer o estilo altivo da classe média alta americana da década de 20, ao mesmo tempo que nos faz rir com certas situações e falas das personagens. Uma obra deliciosa!