Jesus: uma Reportagem

Jesus: uma Reportagem  Luiz Cesar Pimental

Resenhas -

douglaseralldo 16/04/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE JESUS: UMA REPORTAGEM, DE LUIZ CESAR PIMENTEL
1 - Jesus: Uma Reportagem é uma leitura interessante sobre um dos maiores personagens da história humana, cuja passagem pela terra deixou-nos marcas que independentemente de nossas crenças, dominam e orientam nosso cotidiano, fator esse que em parte leva a construção desta obra pelo jornalista Luiz Cesar Pimentel, que inicialmente apresenta-se como uma proposta de reportagem da vida desta personagem cercada ainda de tantos mistérios;

2 - Todavia, como o próprio autor problematiza em seu prefácio, a abordagem (consequentemente a leitura) partem de duas possibilidades de abordagem, uma em busca do ser histórico, outra acerca do ser religioso, dotado de grandes poderes e cujos registros encontram-se na Bíblia, sendo que para compreensão da segunda abordagem ter-se-á que partir da crença em seus milagres e passagens cuja razão nos afasta da materialidade concreta, de modo que isso será relevante no processo de escrita, mas também no recebimento da leitura, que aliás, com os informes dados pelo autor em seu posfácio, indicam e confirmam algumas desconfianças do leitor;

3 - Inicialmente temos a sensação de estarmos diante de uma proposta que de fato conseguirá penetrar pelos meandros secretos da vida de Jesus, como de fato aguardamos de uma reportagem, enfim algo que jogue luzes por sobre tudo aquilo que ainda está envolto por sombras, como parece ser a proposta de Pimentel;

Completa: http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-jesus-uma.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/04/10-consideracoes-sobre-jesus-uma.html

xavierrr 09/03/2024

O que realmente sabemos de Jesus?
Achei a leitura interessantíssima desse livro do Luiz Cesar Pimentel, um jornalista que fez uso de suas técnicas de apuração e curiosidade obsessiva para investigar mais profundamente sobre o maior ser humano de todos os tempos: Jesus, o Cristo.

O autor busca, logo no início, fazer a distinção entre duas abordagens a serem seguidas ao longo da obra: o Jesus histórico e o Jesus teológico. Além disso, tenta contextualizar ao máximo o que sabemos da vida de Jesus, a região de nascimento, o poder político, a visão das demais religiões acerca do Messias, o parentesco de Jesus etc.

Mais do que isso, o livro também retrata sobre o Cristianismo e suas numerosas divisões e também sobre a Cristologia (estudo da vida de Cristo). Relata sobre os concílios (reuniões entre autoridades religiosas para debater algum ponto-chave específico), Jesus Seminar (grupo numeroso com objetivo de estudar a veracidade dos acontecimentos que envolvem Jesus), os discípulos de Jesus e seus atos posteriores à ressureição de Cristo etc.

O livro ainda encerra com uma reflexão íntima do autor sobre sua religiosidade e um pouco do processo de escrita dessa obra.

É relevante dizer algo que o próprio autor fala no livro, que ele mais desmontou do que montou sobre a história de Jesus Cristo. Não vejo isso com demérito, já que a proposta da obra não é colocar um ponto final em algo que é extremamente subjetivo e que mexe com a fé de multidões, mas sim apurar ao máximo e investigar o que realmente se tem sobre esse personagem tão emblemático da história humana. É algo mais sobre a viagem do que sobre o destino.

Gostei da leitura e recomendaria para qualquer um que se propõe a entender um pouco mais sobre Jesus Cristo (que eu admiro infinitamente) e sobre o Cristianismo.