Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos

Resenhas - Vidas Secas

Keth 30/03/2024

BALEIAAAA ?
Sempre ouvi falar muito bem desse livro, queria ler mais nacionais e acabei nele. É muito bom, queria mais dele. Conta a realidade de uma família no sertão que tem pai, mãe, dois filhos, um pássaro e baleia, a cadelinha. Dramático. Real. Leiam!

Vitoria Maria 29/03/2024

Apesar dos pesares e tristezas de uma realidade tão difícil e cruel, a leitura foi tocante e emocionante.

1milhaodesapos 29/03/2024

Me perdoa graciliano não foi tão ruim assim
"Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida [...] E o sertão continuaria a mandar gente pra lá."

Realmente o livro vai melhorando muito, tinha me perdido bastante nos primeiros capítulos de apresentação, mas ele vira uma outra coisa bem melhor .

Pedro murangu 29/03/2024

Um livro muito importante para se ambientar melhor no cenário brasileiro da seca e sofreguidão, porém mais do que isso é também ver a força de um povo brasileiro que diante dos piores cenários ainda vive o amor, a luta é também segue a vida na esperança de um futuro melhor. Aliás, amei a Sinhá Vitória, na minha opinião ela é uma personagem que eu não esperava muito, mas ela se mostrou desafiadora, inteligente e uma mulher de garra e coração grande (Baleia também está em meu coração haha).

Cida 29/03/2024

Gente, que leitura! A morte da Baleia é sem dúvidas a mais triste que já li.
A leitura é muito boa, te envolve muito. A história é muito triste, acompanhar seus dias.

Victor 29/03/2024

Infelizmente li "obrigado" pela faculdade, felizmente é um livro incrível. Páginas cheias de esperança, sonhos, desgraça, tragédias. Muito bom pra refletir sobre comunicação (o objetivo do meu curso). O último capítulo é uma das coisas mais lindas e tristes que eu já li na vida

Felipe1503 29/03/2024

Vidas Secas
Não tem como não gostar de Vidas Secas. Graciliano Ramos é gigante e traz uma abordagem muito criativa sobre o tema.
A secura não está apenas no título e na seca em si do Nordeste. Você sente a seca na falta de descrições minuciosas, na falta de conversa entre as personagens.
Eles até conversam, mas se uma maneira muito rústica.
Sem palavras
Baleia? Nossa, nem se fala. Perfeito!

Lu Vitória 28/03/2024

QUE LIVRO!!!
Li esse livro para um trabalho na escola (o qual a apresentação é na segunda) e meu Deus!!! Esse livro é a definição de uma obra prima. . Ele conta a história de uma família pobre que vive no sertão nordestino. Eles enfrentam muitos problemas, como a falta de comida, água e trabalho. O autor mostra como é difícil a vida dessas pessoas e como elas lutam para sobreviver. O livro faz a gente pensar sobre a desigualdade social e a injustiça. É uma história muito emocionante que nos ensina muito sobre a vida das pessoas mais pobres no Brasil.

Barbara Martins 27/03/2024

Nunca li nada parecido
Que jóia! Um livro com diversos pontos de vista até o ponto de vista de uma cadelinha tão carismática, os personagens são muito bem escritos, parece que vão sair das páginas, estamos em contato com suas vontades, pensamentos e sonhos. Revela uma realidade que eu pouco conhecia, mostra a importância de se pertencer a algum lugar, de ter conforto, de mudar para algo melhor. Esse livro toca o coração de maneira bem dolorida.

Davi1091 26/03/2024

GRACILIANO RAMOS! eu estou chorando! eu nunca vi um livro tão triste em toda minha vida! Estou apaixonado, ao mesmo tempo

Sofia.987 26/03/2024

Reflexivo, mas tedioso
O livro nos faz refletir sobre a miséria, a seca e a fome do nordeste na época e é muito informativo. Mas tirando isso, é ruim. Seu vocabulário é ultrapassado e desatualizado, fazendo com que seja difícil a sua compreensão e entendimento. O livro é tedioso e cansativo de ler, nada te prende no enredo e é chato do início ao fim.

Rayssa.Hodi 26/03/2024

?A vida é uma sucessão de momentos bons e ruins, cabe a nós escolhermos como lidar com eles.? ? Graciliano Ramos