Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos




Resenhas - Vidas Secas


2839 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Karliani.Godoi 03/06/2024

Emocionante...
"Ainda na véspera eram seis viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera na areia do rio, onde havia descansado, à beira de uma poça: a fome apertara demais os retirantes e por ali não existia sinal de comida. Baleia jantara os pés, a cabeça, os ossos do amigo, e não guardava lembrança disto. Agora, enquanto parava, dirigia as pupilas aos objetos familiares, estranhava não ver sobre o baú de folha a gaiola pequena onde a ave se equilibrava mal."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rique Oliveira 02/06/2024

Vidas Secas - Graciliano Ramos
O romance "Vidas Secas" escrita por Graciliano Ramos e publicada originalmente no ano de 1938, é um dos mais importantes e influentes obras da literatura brasileira. O livro explora temas como a miséria, a seca, o descaso social e a exploração humana na região Nordeste do país, retratando a vida árdua e miserável de uma família de retirantes sertanejos que ao longo da história atravessam o sertão nordestino fugindo da seca e da miséria da região, buscando uma vida melhor. O autor Graciliano Ramos de Oliveira nasceu no ano de 1892 na cidade de Quebrangulo, Alagoas e faleceu no ano de 1953 no Rio de Janeiro. Foi um dos escritores mais influentes do segundo movimento modernista brasileiro, denunciando fortemente as mazelas do povo brasileiro, principalmente na região Nordeste, mostrando a vida de uma forma muito realista e pessimista.

Ao longo da leitura, do início ao fim, o enredo da história me chamou bastante atenção, principalmente por causa do local onde a trama se desenvolve e os personagens como Fabiano, Sinhá Vitória, Filho Mais Velho, Filho Mais Novo e a Cachorra Baleia ( que tem nomes bem diferenciados, sendo bem sincero), apesar de não ter muito diálogo entre eles por causa da dureza de seus corações por causa da situação que vivem. Como estou começando a ler obras genuinamente brasileiras, a linguagem do livro algumas vezes não foi fácil para entender, porém aproveitei a oportunidade para enriquecer ainda mais o meu vocabulário na língua portuguesa. É um livro tão envolvente que eu sentia que eu estava vivendo todos os momentos ao lado dos personagens, passando por todos os momentos de dificuldades, miséria e pequenas felicidades que encontravam pelo caminho. A obra é maravilhosa, mas quando cheguei na última palavra do livro senti falta de uma continuação. O que achei mais interessante é que Graciliano Ramos traz uma riqueza de detalhes em cada momento que os personagens vivem ao longo da trama, e isso é um ponto muito positivo e interessante, além de fazer com que o leitor queira saber o que vai acontecer após cada situação. 

A obra "Vidas Secas" é bastante relevante nos dias atuais porque retrata a desigualdade social e o descaso dos governos em algumas regiões do Brasil, principalmente, é claro, na região Nordeste do nosso país. É uma obra atemporal que vale muito a pena fazer a leitura, principalmente aqueles que querem conhecer ainda mais a literatura brasileira, que é tão diversificada! Além disso, é um romance que apresenta um tema que persiste em questões de ENEM, concursos e vestibulares e cada personagem seja os principais ou secundários, os ambientes e cada momento da trama torna esse livro único e incrível que com certeza expande a nossa mente e nos torna mais empáticos ao observar que ainda há vários problemas sociais existentes no Brasil que precisam ser resolvidos, gerando mais interesse em ler outras obras do autor. Gratidão Graciliano Ramos!
comentários(0)comente



valentino16 02/06/2024

...
Ele é um livro pequeno, pensei que leria rapidinho mas tive uma certa dificuldade de terminar ele por não ter sido uma leitura tão fluida e empolgante pra mim.
Decidi ler por influencia da minha mãe que leu ele a muitooos anos atrás e queria que eu lesse também, a história é realmente muito triste e infelizmente reflete a realidade de descaso de muitas famílias.
comentários(0)comente



readbarbss 01/06/2024

?Sim senhor, um bicho capaz de vencer dificuldades?

Fabiano o patriarca da família é o retrato da masculinidade esperada, retraído, conformado, duro com todos e especialmente consigo mesmo. Até quando sua esposa, Sinhá Vitória, tem razão desacredita de sua confiança na amada e se põe na posição que lhe foi imposta, a de subserviência.

Sinhá Vitória, mãe, mulher, inteligente e sonhadora, sonho este que lhe parece tão longe e tão perto que se questiona se é apenas um capricho- uma cama.

Estou tentando ler mais nacionais e autores masculinos, já que isso sempre me faltou. Gostei muito da experiência com o autor, mal vejo a hora de ler mais.
gaby peixotozt 01/06/2024minha estante
ESSE LIVRO, AI AI AI MEU TRAUMA ?????


gaby peixotozt 01/06/2024minha estante
?- uma cama? não sei se rio ou se choro com esse sonho




Grace1998 01/06/2024

Todos deveriam ler!!!
Liberdade em forma de poesia, Graciliano Ramos entrelaça, natureza, sociedade, trabalho, humanidade. Internaliza os pontos de vitas de cada personagens. A cada página a cada palavra descrita ( vale lembrar a fala "matuta" simples da família) vidas secas vai além, uma cultura brasileira de um lugar sofrido O Sertão, onde as formas de expressões são tão simples. Mas um simples cheio signifacos.

Me faltam palavras para descrever sobre a escrita desse Cabra macho, arretado que achou na arte de escrever uma maneira de libertar seus pensamentos em relação ao mundo.

Para Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e a cachora Baleia, foi bom ler vocês, relembrar palavras que só os nordertinos até hoje compreende: mangar, pretume, mormaço, quentura, molambos...?
comentários(0)comente



MarTrindade016 31/05/2024

Vou ler novamente no futuro
Tinha a meta de ler em 2 dias, porém acabou se estendendo um pouco mais, a leitura não me foi tão fluida, com certeza por um problema meu já que não estou muito acostumado com o tipo de leitura, li pois fui obrigado pela escola, o que não é um bom incentivo para se ler, tenho ciência do grande valor que esse livro tem para a literatura nacional mas não me pegou muito, o capítulo 9 é realmente bem angustiante, já que a Baleia era a melhor de todos que ali estavam.

Talvez numa leitura futura eu possa aproveitar mais essa história, como falei, tive que ler esse livro pois agora somos obrigados a ler um livro por bimestre pelo Leia SP, se não lermos não teremos nota na matéria de literatura, e por isso foi uma leitura apressada e sem muito afinco pelo livro, mal sabia de sua existência antes, pretendo reler no futuro, talvez quando eu estiver mais maduro, porém no momento essa é minha nota para o livro.
comentários(0)comente



Thaisinha 31/05/2024

Único livro que li do divo e já afirmo com tranquilidade que é um dos autores brasileiros mais prestigiados com razão. INCRÍVEL o que ele fez aqui. O capítulo de Baleia é uma das melhores coisas que já li na minha vida.

Meu manifesto comunista ?
comentários(0)comente



Lilian Andrade 31/05/2024

Vidas cheias
O contraste do sertão pobre com a riqueza dos sentimentos desta família foi o que mais me chamou atenção. A ambição por uma mínima qualidade de vida e o amor depositado à Baleia me deixaram apaixonada pela história.
ELOISA 31/05/2024minha estante
Livro muito bom. Pretendo reler esse ano.




Naty 30/05/2024

Livro lindo, emocionante e muito triste. Não é a toa que é um clássico da nossa literatura.

Vidas Secas conta a história de uma família de retirantes do sertão nordestino. Acompanhamos a vida de Fabiano, Sinha Vitória, seus dois filhos e sua cachorra Baleia diante de todas as dificuldades que os acometem. A seca é um fenômeno natural do sertão, mas suas consequências são intensificadas pela pobreza e pela desigualdade social. Fabiano e sua família tentam, com muito custo, sobreviver às intempéries e ir atrás de melhores condições de vida. A família é muito única, cheia de defeitos, mas com muito amor e cuidado para com os seus. Apesar de tudo, eles conseguem se manter unidos e firmes.

A narrativa traça uma história ora de desesperança e sofrimento, ora de alegrias e fé em dias melhores. A escrita do livro não é muito simples. Vamos nos deparar com muitas palavras desconhecidos, muitas típicas do vocabulário do sertanejo, mas isso não diminui o prazer da leitura. Pelo contrário, esse vocabulário nos permite uma imersão dentro do cenário do livro. A comunicação entre a família é escassa e demonstra o quanto aquelas pessoas são carentes de educação ou de qualquer vivência que extrapole os limites da SOBREVIVÊNCIA.

Vidas Secas é sobre sobrevivência. Sobre esperança. Mas também sobre sofrimento, dor, injustiça e desigualdade. Sobre nos sentirmos impotentes e fracos diante de tudo aquilo que não podemos mudar.
comentários(0)comente



gabilopeswb 30/05/2024

Tem um jeito diferente de terminar esse livro que não seja com lágrimas nos olhos e muitos pensamentos na cabeça?

Confesso que no início, eu achei a leitura um pouco difícil por ter muitas expressões regionais as quais eu não conhecia.
Mas, tirando isso, esse livro foi muito forte.

A estória de Vidas secas, retrata a vida desses ?viventes?, essa família sofrida, retirante sertaneja. Mostra a secura, não somente de água, mas de suas vidas de forma geral, a secura de recursos, de vocabulário, de oportunidades, de alimentos, de quase tudo?
Quase porque mesmo em meio a tanta desgraça, não os escapa a humanidade. (Mesmo que Fabiano não se considere um homem, e sim um cabra).

A parte que mais me tocou, foi ver o apego de sinhá Vitória ao sonho da tão desejada cama de couro, e ao ver ela entusiasmar Fabiano com expectativas e sonhos, de coisas que são tão comuns a nós.

Enfim, super recomendo a leitura, porque ela nos leva a uma realidade muito diferente do que a maioria está acostumado, e Graciliano tem uma escrita bem seca, sem pena do leitor, que faz até a pessoa mais fria se sensibilizar e refletir muito sobre a vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rubenrneto 30/05/2024

Animalidade Humana
Fernando é bicho. Fala pouco. Pensa pouco. Grunhe. Se submete. Tem músculos, não tem coragem. Graciliano é um revolucionário.
comentários(0)comente



Eduardo1550 29/05/2024

Um bom clássico
Um livro muito bom, repleto de lições importantes, e que retrata uma grande realidade vivida por diversas pessoas. Pra alguns pode ser uma leitura meio arrastada, sem grandes acontecimentos, mas acredito que seja um livro pra ser lido com calma, refletindo cada sobre cada capítulo.
comentários(0)comente



IanG. 29/05/2024

Bem seco mesmo
No começo do livro, eu lia bravo: não entendia nada! Mas Baleia me ajudou, os trechos dela eram bem engraçados (a melhor personagem).
Achei bem feito e diferente daqueles livros que falam "Uau! que livrão!", mas não faz sentido algum. Vidas Secas tem relativa profundidade. Maneiro.
comentários(0)comente



2839 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR