Fairy Tail #63

Fairy Tail #63 Hiro Mashima

Resenhas - Fairy Tail #63

Luciano Luíz 14/03/2020

Em 2010 eu tava circulando pelo centro da cidade e obviamente adentrei o templo, ou seja, a banca de revistas. Daí tava fuçando em diversas publicações de mangás e um chamou a atenção. FAIRY TAIL de HIRO MASHIMA. Não sabia sobre o que era. Mas o desenho da capa me lembrou um pouco One Piece e pensei: por que não?! Peguei o exemplar com aquele garoto de cabelos vermelhos, um gato azul com asas e uma menina loira magricela. Dei uma folheada rápida e parecia ser só mais uma história como qualquer outra. Assim mesmo comprei. Mas quando cheguei na firma, deixei a edição de lado e tive outro pensamento absurdo: só vou ler quando tiver todas as edições. Era um lançamento. O autor ainda trabalhava na série. Então fui pra casa, coloquei o volume entre outros mangás e fiz de conta que este não existia. No mês seguinte peguei o volume 2. E assim foi até a edição 50.
Repensei e me perguntei: será que não é um erro? Talvez seja um quadrinho chato e bobo. Olha só. Estou comprando há anos e não li nenhum... Então resolvi dar uma fuçada. Mais especificamente até a edição 8 se bem me lembro. Achei legal, mas não parecia valer o investimento. Até que em 2018 a série foi encerrada. Foi aí que decidi ler tudo de uma só vez. Reli os primeiros 8 volumes e de alguma forma pareciam diferentes, melhores do que na primeira experiência. E fui seguindo até que cheguei na edição 62 e então me toquei que eu não tinha o volume 63. Consegui-o em março de 2020. E sim, valeu o investimento.
A série é muito boa, o enredo sobre magos de diversas guildas, os diálogos bem construídos, ótimas cenas de batalha, visualmente falando é um show. A trama começa simples, mas se desenvolve bem e fica até mesmo complexa nas entrelinhas. Pois consegue unir uma quantidade absurda de personagens. Ok, tem coisas que não são novidades, como inimigos que viram amigos, lutas furiosas que destroem cidades, personagens que choram exageradamente após algum evento que mexe com as emoções, e claro, o humor que é sem dúvida algo marcante. Os personagens tem visuais cativantes, alguns são muito doidos e isso lembra facilmente One Piece.
Dei uma assistida no animê e este perde muito pro mangá. Em praticamente tudo. Ele não consegue ser tão profundo na alma dos personagens e suas ações, pois no mangá encontra-se com facilidade um nível respeitoso de sabedoria quando esta se mostra mister. E pra piorar, na animação há outras sagas que não são grande coisa. Na verdade apenas sevem pra perder tempo.
Comprar uma série por quase 10 anos para só depois ler pode não ser a melhor das ideias, porém, nesse caso deu certo. Algo como acertar na loteria. Fairy Tail é genial e é uma das séries longas que compensa ter na coleção.
Há outros títulos ligados a série como: Fairy Tail Zero, Gaiden, etc. Mas estes são apenas leituras complementares. Dão um auxílio na riqueza de detalhes da história de alguns personagens, só que não são obrigatórios para a série principal.
Enfim, nota, 10.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

kyugi 04/01/2022

Eu amo Fairy Tail
E estou muito feliz de ter lido essa obra maravilhosa (há divergências) em 2021. Passei a véspera de ano novo chorando por personagem fictício e sem dúvidas faria de novo.
Fairy Tail é simplesmente uma das coisas mais divertidas e envolventes que eu já li. É realmente bom? É... como eu disse, há controvérsias. Mas que é uma obra que te empolga e te prende ninguém pode negar! Os personagens são extremamente carismáticos, e eu nomeio aqui e agora Hiro Mashima como o rei dos personagens. É impossível você não gostar e se apegar a praticamente todo mundo ali.

Sim, é clichê, e o plot é deveras duvidoso. O desenvolvimento da trama é mediano e ela segue sempre o mesmo padrão. Absolutamente todos os vilões são vencidos pela força da amizade e os furos na história são reconhecidos pelo próprio autor, que literalmente reviveu um personagem só porque sim, porque a emoção falou mais forte. Mas sinceramente? Eu não ligo pra nada disso, porque assim como todos os antagonistas da obra, eu também fui vencida pela força da amizade. E essa é a mágica de Fairy Tail: uma obra que te faz mostrar o dedo do meio para qualquer explicação lógica que deveria existir na situação mais absurda possível, e aceitar a derrota dos seres mais poderosos do universo porque OS LAÇOS DA FAIRY TAIL SÃO MAIS FORTES QUE TUDO. O protagonista mais forte dos shounens? Obviamente é o Natsu, simplesmente porque não existe situação no universo que esse autor não consiga contornar usando o poder da amizade, que é algo que REALMENTE existe nesse mundo. Protagonismo? Não, é LITERALMENTE o poder da amizade, porque em Fairy Tail você chega a conclusão de que isso é realmente um poder. Invejosos dirão que é conveniência de roteiro. Mas o importante é que você vai amar isso. Você vai torcer por eles, e vai se emocionar com os desfechos mais ridiculamente previsíveis do mundo.

Mas agora, sendo realmente justa, apesar de tudo isso, é uma boa história. Eu não amaria tanto assim uma história que fosse realmente ruim. Apelativa de todas as formas possíveis e imagináveis, mas o importante é que funcionou. Fairy Tail é leve e divertida, com trama e personagens interessantes, é uma aventura que vale a pena acompanhar. A história é, no geral, bem construída, e me surpreendeu em vários pontos, mesmo sendo geralmente bem previsível. E honestamente, tirando aquela última luta contra o acknologia que foi de fudekkkkkkkkkkkkkkkk eu não mudaria nada nessa história.

Eu amo Fairy Tail.