Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Bruxa Akata
Sunny é filha de Nigerianos mas nasceu nos Estados Unidos. Ela se destaca por ser albina, o que não é nada comum entre seu povo. Isso faz com que sofra muito preconceito em sua escola e acaba conhecendo seus melhores amigos Orlu, Chichi e Sasha.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Mais do que a amizade, eles tem em comum a origem: todos eles são pessoas-leopardo uma espécie de bruxos com poderes diferentes uns dos outros e cada vez que realizam um "juju"(espécie de feitiço) ganham "chitim"(moeda das pessoas-leopardo) como recompensa. Existe toda uma sociedade por detrás da que conhecemos e a maioria das pessoas(ovelhas) não sabem da existência desses podereosos e peculiares seres que possuem até uma cara espiritual que se manifesta quando qurerem ou em momento de tensão.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Para Sunny tudo isso ainda é novidade. Ela ainda está aprendendo nos livros o que é e como agir e fazendo sua iniciação. Sendo uma agente livre, ele tem poderes diferentes de seus amigos e precisa aprender a lidar com eles sozinha. Sua família não faz ideia de onde ela vai quando saí de casa e muito menos de que esse quarteto de amigos está se preparando para enfrentar o temido assasino em série que está matando crainças e planeja o fim do mundo.⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
💬Eu adorei essa leitura. O começo é um pouco lento por conta das nomenclaturas africanas e essa temática tão diferente que é preciso prestar um pouco de atenção, mas depois o leitor fica totalmente imerso na história e curtindo cada momento. Confesso que esperava um pouco mais do final, mas acredito que por não ser um livro único teremos mais emoção nos próximos!!

site: https://www.instagram.com/justibooks/

Malu 31/10/2020

Me apaixonei no nível: quero ler tudo que essa mulher escreveu e vai escrever!

Amanda 12/10/2020

Experiência incrível
Bruxa Akata é um livro infanto-juvenil ou young adult bastante focado em valores muito particulares da cultura igbo, como a mitologia, a culinária e os costumes sociais. Apesar de se dirigir ao público jovem, não deve ser confundido com uma narrativa boba, com aqueles romances e crises adolescentes de sempre; não, Bruxa Akata rompe com o estereótipo de young adult ao fornecer uma imersão encantadora em um universo que sequer sonhamos em existir, cheio de pós e facas mágicos, livros de feitiços, máscaras rituais e um sem fim de situações sobrenaturais interessantíssimas.

A começar pela escrita da Nnedi Okorafor, leve, engenhosa e envolvente, o ritmo da leitura torna-se viciante uma vez que se consiga assimilar alguns conceitos básicos que vão sendo explicados. Aqui e ali surgem palavras em igbo, mas nada que um leitor experiente não consiga resolver. Essas palavras, aliás, contribuem para a imersão pretendida e acabam por facilitar uma maior compreensão da história toda, sem que a tradução possa interferir gravemente na narrativa. Os capítulos são curtos e pontuados por inserções de trechos do livro que Sunny está lendo durante a trama para se educar sobre sua posição na sociedade leopardo, o que facilita todo o worldbuilding da autora e é uma grande ajuda para nos situar nas questões mitológicas.

Narrado em terceira pessoa, mas sempre seguindo os acontecimentos sob a perspectiva de Sunny, é possível visualizar melhor todas as situações e entender tanto os sentimentos confusos da protagonista como o desenrolar do mistério construído pelo livro. Sobre Sunny, tudo nela é incomum, algo inaceitável para uma jovem menina de doze anos. Filha de pais nigerianos, nascida nos Estados Unidos e albina, a protagonista de Bruxa Akata pensava que o bullying era o seu maior problema. Isto é, até se descobrir uma agente livre leopardo. Sunny é muito bem construída, uma típica jovem tímida e insegura, mas criativa e ingênua. A autora compôs um quarteto principal para a trama, diferenciando-se dos demais livros do gênero, e todos os personagens são carismáticos, interessantes e contam com dramas e histórias de vida bastante singulares.

Por falar em romper com o típico trio de heróis adolescentes, preciso dizer que acho a comparação entre Bruxa Akata e Harry Potter terrivelmente injusta. Ainda que ambos envolvam adolescentes aprendendo magia e que existam, sim, algumas semelhanças como professores e um lugar mágico acessível somente aos leopardos, basicamente essa é toda a associação que se pode fazer entre as duas histórias. Bruxa Akata é extremamente original na temática, desde os encantamentos à finalidade deles, representando uma magia muito mais simbólica e atrelada à natureza e aos elementos.

Este, aliás, é um dos meus aspectos favoritos na leitura, me surpreendendo positivamente pela quantidade de informações tão diversas do que costumamos consumir por aqui (considerando que a mitologia igbo sequer é considerada na nossa cultura ocidental), mas ao mesmo tempo expressas de forma muito tangível. O sobrenatural age como o elo entre todas as demais nuances do livro e é utilizado em todos os detalhes.

Okorafor trabalha a magia leopardo inserindo receitas, vestimentas, tradições e relacionando inclusive situações cotidianas a uma aura mágica, nos transportando a um lugar de possibilidades infinitas que costumam ser contempladas somente na infância. E é com esse olhar atencioso aos detalhes que a autora nos conquista a todo momento com aventuras, monstros, desafios e vilões que conseguem surpreender até o leitor mais habitual de fantasia.

A história em si não inventa a roda, é linear e gera as expectativas naturais do gênero young adult, mas surpreende pela criatividade e pelos elementos desconhecidos - para nós - que utiliza. Mesmo imaginando como algumas coisas aconteceriam, em vários momentos me peguei ansiosa para descobrir o que aconteceria a seguir e torcendo para Sunny ficar bem. Foi esse tipo de sentimento, de aproximação com a narrativa, que a Nnedi Okorafor conseguiu provocar com enorme habilidade, tornando Bruxa Akata um livro gostoso de ser lido, uma raridade entre tanta mesmice.

Bruxa Akata deixou uma urgência em conhecer a fantasia sob novas expressões culturais e mostrou como são infinitas as possibilidades quando se trabalha com mitos, lendas e costumes que fogem do lugar comum eurocêntrico, apostando nas tradições e em uma escrita empática, leve e graciosa para contar uma história digna de ser conhecida. O livro tem uma continuação ainda não publicada no Brasil. Vamos torcer pela continuação da história de Sunny.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/desafio-fic%C3%A7%C3%B5es-bruxa-akata-bruxa-akata-vol-1-de-nnedi-okorafor

Giulia Gribler 03/10/2020

Livro incrível com um final fraco
Bruxa Akata me chamou atenção passando pela livraria e comprei sem nem saber do que se tratava. Foi o primeiro livro que peguei pra ler depois de muitos anos afastada do mundo literário e devorei ele inteiro no mesmo dia.

Uma escrita leve e descontraída abordando a mitologia africana tão rica, tão bonita e tão pouco retratada.

Confesso que fiquei decepcionada com o final, foram diversos capítulos desenvolvendo uma história riquíssima em detalhes que entregou um final forçado e corrido, deixando muito a desejar.

Mari 21/02/2021

Um livro com uma construção mitológica muito rica
Bruxa Akata é um livro muito bom. Ele tem uma construção de mundo bastante rica e faz uma apresentação mitológica da cultura Igbo nigeriana de forma bem detalhada. Foi bom ler um livro de fantasia ambientado na África, com personagens pretos e a protagonista albina. Tudo isso foi muito novo para mim.
Porém, achei que o livro passou tempo demais ambientando as personagens. A maior parte da narrativa a protagonista, Sunny, passa tentando descobrir sua história familiar, seus dons e o universo que foi introduzida, o que é bom, mas deixa no leitor uma sensação que nada acontece.
A ação do livro só acontece efetivamente próximo ao final e de forma rápida, com luta é verdade, porém um tanto "fácil" para a tensão construída durante toda a narrativa. Para mim foi um tanto anti-climático.
Talvez não seja uma obra surpreendente para os leitores de fantasia que já leram muitos livros desse gênero, mas como eu comecei a me concentrar nesse gênero a pouco tempo, acabei gostando apesar desses pontos negativos que falei.
Acho que acabei gostando mais da possibilidade de aprender um pouco mais sobre a Nigéria e seus mitos do que da jornada fantástica em si.

Bruna 12/01/2023

Apenas leiam...
Achei esse livro numa das minhas idas à livraria e quando li a sinopse não sosseguei até ter e ler, ele é maravilhoso. Um livro extremamente divertido com a vibe de harry potter, percy jackson. Infelizmente não vi ninguém comentando sobre ele, mas é uma leitura que com certeza vale a pena.

Ulisses 12/04/2020

QUE LIVRO MARAVILHOSO!
Narra a descoberta de Sunny, uma menina nascida nos EUA que mora na Nigéria, negra e albina, que sofre bullying na escola, que descobre ser uma pessoa-leopardo, e passa a descobrir seus poderes. Com o desenvolver da história, Sunny e seus amigos são encarregados de derrotar um grande assassino em série ritualista, o chapéu preto.

QUE LIVRO DIVINO! A forma que a Nnedi escreve a história é leve e bem envolvente, sem gerar cansaço. O modo de como tudo desse novo mundo de magia é apresentado é fantástico! O fim não me agradou muito, mas ler essa obra prima valeu muito a pena

Giovana Renoldi 09/11/2020

Encantador
Com muita magia e abordando diversos assuntos necessários de forma delicada e forte ao mesmo tempo, esse livro aguça a curiosidade sobre o futuro de Sunny, Orlu, Chichi e Sasha.

jailxon 09/02/2020

BRUXA AKATA
Com uma escrita super dinâmica, divertida e fluída, conhecemos a cultura nigeriana ao mesmo tempo que adentramos no mundo das pessoas-leopardos, que são capazes de usar magia e ter "duas faces" (fiquem curiosos!)

Sunny é aquela personagem que já foi muito humilhada, mas se transformou em alguém super forte e decidida. Lindo de ler a evolução dela!

E ainda temos lições sobre feminismo e até podemos ver que Sunny é fã do Pelé (ela adora jogar futebol).

Por fim, é bem difícil escrever uma resenha desse livro, pois não consigo explicar aqui a complexidade desse universo mágico e tão incrível.

cacau!! 26/12/2022

Melhor do que Harry Potter
É uma surpresa muito boa! A escrita começa lenta no início e vai fluindo ao longo do livro. Gostei bastante da personagem principal e sua relação entre a realidade de onde ela está e onde ela vai estudar quando descobre seu dom. O mundo real em que Akata vive é pobre e frequentemente relatado porém a outra realidade onde só estão os bruxos me encanta! É muito cativante imaginar os cenários. Eu amei todos os personagens serem pessoas de pele preta e demonstrar a realidade por meio da fantasia do livro. Com certeza indicaria esse livro no lugar de algum sem sal de J. K. Rowling!!

Aline 10/11/2020

Ancestralidade
Uma leitura bem fluida,você devora muito fácil,é visível como a força da ancestralidade te leva a agir sem mesmo você saber o que está fazendo...

Andreia.Kelly 14/10/2019

Bruxa Akata
Este romance infanto-juvenil escrito por Nnedi Okorafor nos leva a conhecer aspetos da cultua nigeriana por meio de personagens bem construídas. Embora protagonismo seja das crianças e dos adolescentes, durante a leitura nos deparamos com conflitos existências que acometem qualquer ser humano.
O enredo é simples e de certa forma previsível; resolvido de forma satisfatória, o enredo, abre espaço para o leitor pensar em como a história poderia continuar.
O melhor do livro é a ambientação bem feita. A autora descreve o cotidiano mágico em que as personagens vivem de forma minuciosa e leve, na leitura vamos descobrindo um universo em que mágico/espiritual convive com o real, levando, dessa forma, o leitor a entender a visão de mundo nigeriana.

De Olivato - @olivatobooks 20/10/2018

Bruxa Akata
Este livro nos conta a história de Sunny, uma menina albina com apenas 12 anos que é tratada como uma párea por todos os colegas da escola. Ela é filha de nigerianos e não consegue se sentir pertencente.

Prepara-se para a surpresa, Sunny não é uma garota normal, ela é uma pessoa-leopardo, ou seja, ela tem talentos mágicos e descobre que não é a única pessoa do mundo com esses talentos, muito pelo contrário. Só que as mudanças na vida da garota não acabam ai, ela também descobre que é diferente entre as pessoas-leopardo por ser considerada uma agente livre – uma pessoa que nasce com poderes tendo como pais pessoas comuns.

Sendo incluída em um grupo com mais três jovens, Sunny vai aprendendo sobre a vida como pessoa normal ou ovelha como eles chamam, mas também vai aprendendo sobre como desenvolver os seus talentos. Um grande criminoso ronda a cidade atacando e matando várias crianças, ninguém sabe quem é o temido vilão e a tarefa do jovem quarteto é arrumar um modo fazer com que esses crimes parem de acontecer, mesmo sendo apenas aprendizes. A pergunta que não quer calar é se eles estão prontos para essa tarefa, serão suficientes para deter todo esse mal?

Eu gostei do livro, apesar de ter algumas ressalvas como achar que várias cenas foram mal desenvolvidas – não foi apenas uma ou duas que poderiam ter sido mais aproveitadas, mas várias – e que o final foi um tanto quanto rápido para o tamanho do desafio que tinha sido criado ao longo do livro. Adorei conhecer um pedaço da mitologia africana e quero ler os outros livros, sinto que os personagens ainda vão me surpreender muito. A escrita da Nnedi Okorafor é gostosa de ler e prende o leitor.

No Skoob, eu dei 3,5 de 5 estrelas e recomendo para todos que querem ler livros de fantasia.

site: https://www.instagram.com/p/BorWyT0AWe-/?taken-by=olivatobooks

Carolina F. 23/05/2019

Apenas pessoas-leopardo entenderão
O livro Bruxa Akata é uma ficção/fantasia que acompanha a trajetória da personagem Sunny.
A história e os detalhes que a autora vai acrescentando a respeito de todo o universo mágico de Leopardo-Bate e das pessoas leopardo são simplesmente incríveis! Por vezes a história vai acontecendo de forma muito corrida, talvez seja o ponto onde a autora pecou, o roteiro para a Sunny e seus amigos, foi um tanto tropego, desajeitado. Contudo, sigo com grandes expectativas para a continuação da história, ansiando por ver o crescimento da personagem e da escrita da autora.

Não entendeu o título da minha resenha? Corre ler o livro pra entender a brincadeira. ;)

Recomendo assim, 10/10! hahah