Se um viajante numa noite de inverno

Se um viajante numa noite de inverno Italo Calvino

Resenhas - Se um Viajante numa Noite de Inverno

juliabmelo 13/04/2022

deliciosa metalinguagem
um manifesto aos leitores, aos romances, a todos os caminhos e possibilidades que letras escritas em papel podem tomar até alcançar nossas cabeças. genial, do início ao fim.

Fer 04/04/2022

Histórias precisam de início e fim?
Uau, que jornada é a leitura desse livro! Um livro completamente diferente para quem, como eu, estava mais acostumada ao Calvino da leveza (As cosmicômicas, Visconde partido ao meio, ....). Aqui temos um Calvino exalando genialidade de uma forma densa, complexa e fascinante.
O livro nos traz 22 capítulos, sendo os 20 primeiros intercalados entre a história do Leitor (que se confunde com nós mesmos), e inícios de histórias diferentes, uma junção de varios primeiros capítulos, que deixam o Leitor sedento para ler mais.

Não consigo dizer nada sobre o livro além de: é uma aula de como se escreve e uma aula de como se lê. Como disse, não é uma leitura fácil: muits vezes nos arrastamos, paramos para pensar, para ir beber uma água. Nos sentimos mesmo escavando um tesouro. Mas sua qualidade é incontestável. Ainda possui um apêndice final em que o próprio Calvino fala sua opinião.
Ufa!

Reccanello 15/03/2022

Depois de comprar o livro "Se um viajante numa noite de inverno", Leitor (sim, esse é o nome do personagem) percebe que seu exemplar tem um defeito. Voltando à livraria para trocá-lo, descobre que o novo volume que lhe deram nada tem a ver com aquele cuja leitura havia iniciado. A partir daí Leitor conhece Leitora (sim, esse é o nome da outra personagem) e ambos se envolvem num verdadeiro labirinto de histórias e não-histórias cada vez mais complexo e, aparentemente, sem fim.
===
Publicada em 1979, a narrativa pós-moderna de Italo Calvino é notável por consegue a façanha de unir o prazer da leitura às tortuosas questões da Vanguarda Literária. Nesta verdadeira obra prima de engenhosidade, humor e inteligência, somos jogados de cabeça na história de um leitor (que talvez seja você) tentando ler um livro chamado "Se em uma noite de inverno um viajante"; cada capítulo do livro se divide em duas seções: na primeira, em segunda pessoa, descreve-se o processo enfrentado pelo leitor para tentar ler o próximo capítulo do livro que está lendo naquele momento; já as segundas seções de cada capítulo são a primeira parte de um novo livro que o leitor encontra. Extremamente complexo - é um livro para ser lido com tempo, com calma, numa posição confortável -, é uma verdadeira declaração de amor à literatura e ao processo de leitura em si, com surpresas literárias se alternando sucessivamente (amor, suspense, conflito, mistério, erotismo, filosofia, guerra, realismo fantástico), de forma apaixonante e, como a biblioteca ideal de Calvino, sempre inacabadas.

site: https://www.instagram.com/p/CXABKYggDcf/

Hans 18/01/2022

Sensacional
O começo do livro é como comer chocolate, debaixo da coberta, num dia frio e chuvoso. Enquanto que o meio do livro é como estar na praia e, ao mesmo tempo em que se tem pressa para voltar ao mar, você não quer parar de ler. Por fim, a conclusão do livro é como tomar um café ouvindo sua música preferida.

Me impressionei com a leitura, já esperava muito do livro e atendeu todas as minhas expectativas. Recomendo demais para qualquer pessoa, é uma experiência totalmente nova e encantadora - a partir do momento em que você mergulha na história, não tem mais volta.

Paulo 18/01/2022

Metalinguagem com craque
Esse é um romance sobre ler romances, literalmente, o próprio autor fala isso no fim do livro. E caramba que viagem, a prosa do Calvino dá a impressão de areia que escapa os dedos, junto com o absurdo de um enredo que se parece com uma piada íntima entre amigos. Além das reflexões que o objetivo do livro traz, como da comercialização da literatura, sobre a própria literatura, e provavelmente outras coisas que eu não peguei de primeira.

Alberto 26/12/2021

Para os amantes fiéis dos livros
Um apaixonado experimento de Calvino sobre os limites, as possibilidades e os caminhos da escrita de ficção. Discute e demonstra os tipos de romances e os tipos de leitores, exemplificando cada um com dez contos que, embora muito diferentes em estilo e tema, mostram sempre o estilo personalíssimo de Calvino. Indicado para quem se interessa por narratologia, crítica literária, realismo fantástico, para quem gosta de ler contos, para quem é fã de Borges. Não indicado para quem procura um romance "padrão". Aliás, Calvino não combina com padrões, salvo os dele mesmo e os de Borges.

tali 10/10/2021

Genial
Nem se eu lesse este livro três vezes seguidas, conseguiria contemplar toda a genialidade que contém nele. É, sem dúvidas, uma declaração de amor à leitura, aos livros, ao mundo da escrita e ao mundo do não-escrito. Genial.

Túlio 19/09/2021

Originalidade
Acho que quando Calvino sentou para escrever esse livro, ele queria desesperadamente fugir do modelo tradicional de um romance. Queria fazer algo diferente através da estrutura do texto e também do tema.

Calvino subverte propositalmente a estrutura de um romance tradicional. Brinca, e abusa dos gêneros textuais, deliciosamente expostos. São tantos inícios de supostos romances, cada qual a seu próprio jeito, uns com mais ritmo, outros mais existenciais e complexos. Livros que fazem referência a outos livros e escritores obscuros. Fictícios, mas talvez, bem próximos da realidade. Tem algo mais prazeroso do que um leitor que procura descobrir outros escritores desconhecidos?! Por um segundo, lembrei muito da obra do Bolano. E é exatamente isso! O livro é exatamente isso! Calvino busca um diálogo com o Leitor, ele não o exclui da tarefa de construir uma narrativa, como na maioria das vezes nos colocamos. Calvino nos transporta para dentro da narrativa. O leitor deixa de ser um mero coadjuvante.

Ao final do livro há um apêndice super interessante em que em nota de rodapé este livro é definido como "um romance sobre o prazer de ler romances"! Eu não definiria melhor!!!

Allan 18/09/2021

Grande parte desse livro...
... dava para substituir por aquele vídeo da Tatá Werneck recitando um poema, lá dos primórdios da MTV. Mesmo assim, gostei a beça. Foi totalmente diferente de tudo o que já li.

edu basílio 02/07/2021

protagonismo do Leitor

ao saber do lançamento de "se um viajante numa noite de inverno", o mais novo romance de ítalo calvino, você, Leitor, entrou em polvorosa: correu para adquirir o seu exemplar e mergulhou de imediato na leitura, tendo sido mesmerizado pela atmosfera brumosa da trama já nas primeiras páginas. eis que, após a página 32, o texto recomeça exatamente como em seus parágrafos inciais.

se em um primeiro momento você achou que se tratava de um duvidoso execício estilístico, após a segunda, a terceira, e depois a quarta repetição, você constata que o que houve foi um erro de encadernação, de modo que as 32 páginas iniciais se repetem até o fim do livro. mas e agora? sua leitura foi interrompida, Leitor, bem quando seu envolvimento alcançara um point de non-retour: você mal dorme nesta noite, e ao amanhecer corre à livraria para relatar o problema e reinvidicar um novo exemplar, sem falhas. na livraria, você conhece a Leitora, que também procura solução para seu exemplar defeituoso.

e assim, movidos pelo desejo de continuarem sua leitura de onde ela parou, o Leitor e a Leitora se lançarão em uma grande empreitada por lugares insólitos -- de escritórios atulhados de casas editoriais a gabinetes de professores universitários excêntricos especialistas em línguas obscuras -- além de se envolverem com os bastidores de ditaduras que censuram livros, um escritor que talvez não exista, um tradutor ligado a uma seita de livros apócrifos... todas essas situações levando sempre a mais um livro que se interrompe por razões diversas, como se o mundo literário tivesse se tornado uma espécie de boneca russa de livros inacabados uns dentro dos outros.

narrando o eixo da trama em uma espécie de segunda pessoa -- sempre se dirigindo a você, Leitor -- ítalo calvino construiu um delicioso e bem humorado romance metalinguístico, cheio de meditações sobre a matéria prima bruta que um escritor molda para produzir sua arte, e como essa arte afeta quem a consome. isso em si já seria inventivo o bastante, mas tem mais: os capítulos são intercalados com o suposto começo dos romances a que o Leitor vai tendo acesso ao longo de sua jornada (que, a cada página, beira mais e mais o onírico). e assim temos em mãos não somente um romance sobre romances, mas também um livro de contos mesclado. a mesa de calvino é farta.

(e para onde tudo isso converge, deixo a você, Leitor, o prazer de descobrir se se der o prazer de ler este livro.).

eu já havia lido comentários elogiosos sobre ítalo calvino, morto precocemente aos 60 e poucos anos de idade na década de 1980, mas preciso assumir que nunca tinha tido o elã de buscar algo dele para ler. por alguma razão, a inteligência algorítimica do site da amazon começou a me sugerir este livro com certa insistência, e eu acabei cedendo. zero arrependimento. muito ao contrário, vi que a obra de calvino é extensa e, até agora, muitas sinopses de livros seus fizeram soar a sirene do meu desejo. não sem algum medo, constato que a inteligência algorítimica da amazon conseguiu me apresentar a mais um escritor que caiu em minhas graças.

(o quão legível serei eu, Leitor?)

Lucas 30/06/2021

Livro sobre a leitura
"Se um viajante numa noite de inverno" é um romance do escritor Ítalo Calvino, publicado em 1979, que narra a história de um Leitor em busca do final dos romances que começa a ler e nunca consegue terminar, impedido por causas diversas, umas prosaicas, outras fantásticas.
O livro foi escrito dentro da lógica da "escola" OuLiPo, ou seja, ele foi escrito obedecendo uma regra estabelecida previamente. É parte do prazer deste livro descobrir a regra com a leitura, por isso não a revelo nesta resenha.
Calvino é mestre em realizar uma escrita fluida e muito gostosa de ler com denso conteúdo reflexivo sobre diversos aspectos da vida (outro exemplo é o livro Palomar, que também recomendo muito). Neste caso, a proposta é uma reflexão sobre a leitura no mundo moderno e sobre a própria literatura.

Sil 28/05/2021

Um romance que fala sobre o prazer de ler romances
Se você busca algo diferente, que fale sobre livros, tenha mistérios, conspirações, essa é a obra ideal.
O que eu não gostei é que a leitura ás vezes é confusa e entediante, além de não responder todas as perguntas do leitor. A história também parece algo impossível de acontecer na nossa realidade.
Apesar disso eu indico a leitura.

Renato 05/05/2021

Confesso que senti um certo desconforto inicial com a interrupção inesperada a cada capítulo, até me dar conta de que o autor e o leitor mergulhavam juntos numa aventura literária experimentando estilos, personagens, roteiros e opções que se abriam num labirinto de possibilidades sem nenhuma promessa, a não ser o prazer da leitura. Italo Calvino é um mestre na mistura do real com o imaginário, e nessa obra ele nos leva (leitor ordinário) a embarcar nas múltiplas inspirações dele, autor extraordinário. O resultado é tornar-se parte de uma busca incessante por um livro que, se existe, só se sabe como começa, e, um pouco frustrado um pouco tenso, dar-se conta que só temos que apreciar a leitura.

Cleber 25/04/2021

A criatividade de Italo Calvino
O leitor entra em uma livraria e compra um exemplar do livro "Se um viajante numa noite de inverno", e assim começa toda uma saga em busca de outras historias em outros livros. Calvino nos traz uma reflexão do que é o leitor e as formas que entendemos as historias.
Esse é meu primeiro livro Oulipo, procurei ele por causa do Desafio Livrada 2021 e foi uma grata surpresa. Gostei do exercício de criatividade do autor e o e desafio como leitor, acompanhar uma historia tão diferente.