O Menino que Aprendeu a Ver

O Menino que Aprendeu a Ver Ruth Rocha

Resenhas - O Menino que Aprendeu a Ver

JV 18/12/2020

Quando ele apredia o ABC na escola, em outros lugares ele via as letras e na medida que ia aprendendo ele via as palavras.

gabrieus 07/03/2022

É exatamente assim. Me lembro quando era criança e as letras e os números pareciam apenas rabiscos pra mim, e que, conforme ia aprendedo sobre elas, passava a reconhecê-las naquele mar de símbolos.

Valfloripa 10/04/2011

Eu já sei ver...
Esse livro, onde a orientadora educacional Ruth Rocha através desse personagem João que também poderia se chamado de: Pedro, Maria, Gabriel, Joaquim, Helena são tantas crianças que certamente iria faltar papel para escreve tantos nomes... Assim fica ao seu critério colocar o novo nome ao personagem, ok!
Descreve a grande importância que tem a escola estabelecimento público ou privado para ensino de ciências, letras ou artes e como é importante na vida de um ser humano, principalmente no período da sua infância, nos momentos a qual a criança esta descobrindo o mundo, construindo as suas primeiras referências para sua própria formação como cidadão, surge no meio desse grande processo, uma figura ilustre o “Professor” e a “Professora” juntamente com apoio da escola, família e com o Estado, que tem como objetivo principal o bem estar da sua comunidade, demonstra a importância desse profissional, que infelizmente no nosso país não é valorizado, muita vezes são desrespeitados dentro do seu próprio campo de trabalho.
Mas como sempre, dentro de cada profissional irá existir uma situação especial que poderia descreve como, por exemplo, no final de cada túnel iremos encontrar a Luz ou até mesmo no fundo da caixa de Pandora iremos também encontrar a Esperança.
Como futura educadora tem que acreditar nisso, eu quero ter pela frente muitas crianças que também vão aprender a Ver!

GraCarol 14/06/2021

Muito mais que aprender a ler...
Pq até hoje, depois de mais de duas décadas esse livro é marcante para mim? Pois não fala somente de menino um que aprendeu o be-a-bá mas sim pq mostra a descoberta de um mundo através das letras e assim seu entendimento sobre a vida. As obras de Ruth Rocha são muito mais do que somente estórias para crianças.

Morgana Gomes 30/12/2021

Aprender a ver
Depois de ler um livro da Ruth Rocha (Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias), resolvi procurar outros. Encontrei "O Menino que aprendeu a ver" e fiquei com o coração quentinho. Tudo isso porque o livro faz qualquer pessoa voltar no tempo e lembrar do momento exato em que aprendeu a ler.

Na história, João sempre fazia muitas perguntas sobre os desenhos que ele via, mas não entendia bem o que significavam. Quando ele vai para a escola e começa a aprender o alfabeto, ele passa a enxergar melhor as coisas. Aqueles desenhos agora são letras. Sim! O João estava aprendendo a ler.

Um momento mágico e fascinante para o João. E graças à Ruth, também pude relembrar a primeira vez que também comecei a ver, quando os desenhos passaram a fazer sentido, quando as letras se transformaram em histórias e minha vida mudou completamente depois que aprendi a ler.

Que bom seria se todas as pessoas tivessem a mesma oportunidade que João, você e eu tivemos de aprender a ver, não é mesmo?

Isaac Mendes 15/02/2021

O maravilhoso processo do "aprender a ler"
Livrinho maravilhoso que narra o processo do aprender a ler de Joãozinho. Excelente para crianças em processo de alfabetização, certamente irão se identificar com o personagem principal. Maravilhoso!

eusou_daniel 03/03/2023

Aprendendo a ver
História muito legal sobre como as crianças começam a observar o mundo quando estão aprendendo a ler.

jullie.pereira 12/07/2023

Criança como ser pensante
Muito antes do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Ruth Rocha já era uma referência no trato com as crianças. Desde seu primeiro livro ?Palavras, muitas palavras? (1976), ela revolucionou a forma de fazer literatura infantil, colocando as crianças com protagonismo, independência e como cidadãos de direitos. Esse livro e ?Marcelo, marmelo, martelo? são esplendorosos.