Finesse e Fissura

Finesse e Fissura Ledusha Spinardi

Resenhas - Finesse e Fissura

Eduardo 01/08/2010

Finesse e Fissura compõe-se de dois livros de Ledusha: Nocautes e Disco no Risco. Eu falei no histórico da simpatia que tive pela poesia de Ledusha. É descolada, veloz, cheia de ironia. e é passional quase sempre. ela lembra mesmo a ana cristina cesar, mas ainda prefiro essa última. mas a ledusha é boa, tem seu estilo próprio.
E uma coisa curiosa é esse segundo livro, o Disco no Risco. O leitor está lendo os poemas, e lá pelas tantas, depois de ler uns 10 poemas, surge uma nova folha onde está dito RISCO NO DISCO, como se fosse novamente a abertura do livro. E então, aqueles 10 poemas repetem-se (!!!), que é o risco no disco do título. após a repetição, uma nova série de poemas, estes "inéditos" dão seguimento ao livros todo. Não deixa de ser uma bem-humorada brincadeira cmo o leitor. eu gostei xD
Aqui vão alguns poemas que eu quis guardar:

Este primeiro não é dela, é um bonito gazal de Hafiz, que ledusha pôs no início do livro, e que dá uma pista da poesia dela.

"Traze-me vinho
Para que manche meu vestido
Pois titubeio de amor
e chamam-me sensata"

Agora, os poemas dela. gostei bastante desses.
----------------------------
demodé

ulisses não se mandou
como manda o figurino

-----------------------------

barriga latindo de tédio
sério desequilíbrio emocional
em média leio dez livros por dia
ao mesmo tempo
antes de dormir
caso mme bovary com nelson rodrigues
e estamos entendidos

OBS do eduardo: total empatia! muah

-----------------------------

e outro
arrumar um emprego
ou ler os clássicos
as ilusões perdidas
por oitenta e cinco cruzeiros
esse quarto sem sombra de vassoura
abafa antigos tiros certeiros

se um valete de copas chega-se
como anunciou o baralho
num átimo dissesse
vamos
eu não ia
mas dava um realce na barra
e afogava balzac na pia
Leda.Beatriz 02/06/2015minha estante
caríssimo, o título é Risco no Disco, ok? grata pelas simpáticas palavras. abraço.