Não Temerei o Mal

Não Temerei o Mal Robert A. Heinlein




Resenhas - Não Temerei o Mal


4 encontrados | exibindo 1 a 4


anselmo.pessoal 31/07/2022

Plote super interessante, mas?
Um milionário decrépito consegue que seu cérebro seja transplantado para o corpo de uma pessoa jovem. Só isso já tornaria a estória bem interessante. Mas, tem mais. Esse corpo jovem é de uma mulher! Ou seja, a ?mente? de um homem tradicional no corpo de uma mulher. Esse plote dá margem a discussão de temas interessantíssimo e super atuais. Entretanto, a narrativa se perde em tantos aspectos e detalhes menos importantes que, muito embora algumas reflexões sejam muito interessantes, no geral a leitura é ?um porre?!
comentários(0)comente



Nelson 08/01/2010

Ser humano, acima de tudo...
Após um gigantesco desastre atômico, a TERRA tornou-se um ambiente extremamente hostil, com poucos habitantes e poucas zonas “seguras” para estes. Algumas conquistas da civilização não foram totalmente perdidas, como tecnologia e dinheiro, por exemplo.
Mas nem toda a tecnologia do mundo poderia prorrogar por mais tempo a vida de Johann Sebastian Bach Smith, o mais rico e poderoso habitante do planeta. Sem outra alternativa, ele decide então experimentar uma revolucionária técnica de transplante de cérebro, na esperança de sobreviver à doença que consome seu próprio corpo. Com muito dinheiro e muita influência, J. S. B. Smith está absolutamente certo de que alcançará sua meta de transferir seu cérebro e, por extensão, sua vida e sua personalidade, para um corpo jovem e saudável. A operação é feita e corre com absoluto sucesso. Os problemas começam quando o velho milionário descobre a identidade da pessoa para a qual o seu cérebro foi transferido...
Em um cenário pós apocalipse, o imaginativo autor R. Heinlein discorre sobre várias questões morais, éticas e filosóficas, neste romance que ainda hoje é considerado, por muitos, como um dos seus maiores feitos literários.
comentários(0)comente



Rodolfo 21/07/2010

Não Temerei o Mal
Em Não temerei o mal, Heinlein descreve um mundo pós terceira guerra mundial e grandes áreas abandonadas, zonas violentas e sem lei. Nesse cenário vive Jonham Sebastian Bach Smith, um sujeito em avançada idade, bilionário que é mantido vivo por meio de uma máquina ligada por cabos e tubos a uma cadeira especial usada para deixá-lo em pé. Frente a morte iminente e seu desejo de viver, resta apenas uma alternativa, algo nunca realizado com sucesso em um ser humano, um transplante de cérebros e um corpo sadio.
Ao estabelecer as exigências e viabilidade legal para o transplante, Smith precisava apenas de um corpo com o mesmo tipo sanguíneo mas o inesperado acontece, acaba recebendo o corpo de sua secretária Srta. Eunice Branca, morta em um assalto por andar em uma Área abandonada. A operação ocorre e após alguns dias recobrando a consciência e sem saber como era seu novo corpo, Smith vai recobrando os movimentos até descobrir quem era o doador, ao dar-se conta que tratava-se de sua ex-secretária descobre que ganhou não só o um corpo feminino e jovem mas também a presença de Eunice e passam a dividir confidências e experiências. Smith e Eunice passam a ser uma só pessoa, tendo como principal experiência as novas sensações e desejos femininos, o tutor e advogado pessoal, Jake Salomon, torna-se seu marido e através de intensas discussões internas com Eunice, engravida de si mesma, Joan Eunice enquanto Johnam tinha amostras de esperma em criogenia mas convence Jake que ele era o pai da criança em seu ventre, ao decidir dar a luz em uma colônia na Lua, o desfecho final aparece. Joan Eunice descobre que podia ser mais do que era, mais do que duas consciências em uma pessoa e antes de partir para a Lua, agrega mais consciências em seu corpo.
Como característica da obra de Robert Heinlein, sua visão de futuro confronta até hoje os valores sociais estabelecidos como poligamia, corrupção, liberdade sexual e uso indiscriminado por pessoas detentoras de poder.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR