Superman: As Quatro Estações

Superman: As Quatro Estações Tim Sale

Resenhas - Superman: As Quatro Estações

Paulo 28/01/2019

DO QUE SE TRATA SUPERMAN 4 ESTAÇÕES?

Assim como o recente lançamento da Panini American Alien, Superman 4 Estações é uma história que foca mais no “man”, e menos no “super”, do maior heróis de todos os tempos: 4 Estações tem como mote principal o amadurecimento, e para isso Jeph Loeb situou temporalmente a história entre o fim da adolescência de Clark e o início de sua carreira como Superman, dividindo a minissérie em 4 tomos, cada um se passando em uma das 4 estações do ano, e narrada sob o ponto de vista de algum personagem cujo Superman seja parte da vida. O primeiro tomo, Primavera, é narrado por Jonathan Kent e acompanhamos o fim da adolescência de Clark, o surgimento de novas habilidades e o medo que as mesmas despertam no garoto. Em Verão, narrado por Lois Lane, vemos o surgimento e a ascenção do super-herói em Metrópolis e o efeito que sua figura e suas habilidades causam nas pessoas. Em Outono, somos apresentados ao ponto de vista de Lex Luthor sobre o Superman, que nada vê além de um usurpador, que roubou todas as atenções para si, e o desmoralizou perante a opinião pública; um ser que precisa ser controlado e que, para isso, precisa levar uma lição. Neste tomo, Superman “murcha” diante do primeiro grande desafio que não pôde superar, e volta a Smallville, em busca de respostas. É daí, que partimos para o último tomo, narrado por Lana Lang. Caberá a ela, junto com os Kent, devolver ao Superman a fé em si mesmo e em sua missão de defensor da humanidade.

AFINAL, SUPERMAN 4 ESTAÇÕES, VALE O INVESTIMENTO?

Parando para pensar, minhas histórias preferidas do herói tratam do homem por debaixo do uniforme. E é isso que torna Quatro Estações um material diferente: o coração desta HQ está em Clark Kent e sua pureza, que o faz buscar muitas vezes ser um homem comum e consegue fazer dele, mesmo um ser de outro planeta, mais humano do que nós. Trata-se de um quadrinho muito sensível, que mostra de maneira notável os questionamentos do Super em relação ao mundo a sua volta e sobre quem ele verdadeiramente é, um jovem tímido do interior que também tem seus medos, assim como nós, principalmente o de não estar a altura da missão que pretende abraçar.

Por isso, assim como em Identidade Secreta e American Alien, o charme deste material está está no homem por trás do “super”, por isso não espera nada épico nem avassaladoras cenas de ação; não veremos aqui o Superman enfrentando armadas alienígenas nem nenhum exército luthoriano.. Você acompanhará o início da carreira do Super de acordo com a visão do Jeph Loeb e Tim Sale, de maneira muito intimista, com diálogos e monólogos memoráveis. E apesar da trama principal ser simples, e apresentar uma ou outra situação meio desconexa e mau explicada, a abordagem sensível e os temas tratados nesta HQ fazem de Superman: As Quatro Estações uma das melhores histórias do herói.

PS1: Nada a declarar sobre a fantástica arte e o traço de Tim Sale. Uma obra de arte.

PS2: A nova edição da Panini vale muito a pena, principalmente pela adição de 3 histórias bônus, uma delas extremamente tocante e sensível, pois trata-se de uma passagem inspirada em uma perda do autor.

site: http://portfolio-da-vida.blogspot.com/

Ígor Ferneda 17/07/2018

O verdadeiro Superman está nessas páginas.
As Quatro Estações é a segunda melhor história do Homem de Aço e um dos meus quadrinhos favoritos. Uma leitura que eu indicaria pra qualquer pessoa, seja ela iniciada em HQs de super-heróis ou não. A história é dividida em 4 belos capítulos, cada um dedicado a uma estação do ano e narrado por um personagem diferente.

Sabe aquelas pessoas que dizem que não gostam do Superman, alegando: “Ah, ele é poderoso demais, não consigo me identificar”? Pois é, essas pessoas não leram As Quatro Estações, e deveriam ler. Acho que iriam mudar seus pré-conceitos sobre o personagem e enxergá-lo com um novo olhar. A história nunca foi sobre um ser invencível, e sim sobre um homem que decidiu fazer tudo o que pode para ajudar os outros.

E tudo isso não veio de outro planeta. Veio de seus pais. De sua criação, de sua relação com os amigos e conhecidos. Não existiria um Superman sem um Clark Kent. Esse caipira desajeitado, esse homem simples e meio bobo, que não sabe aonde enfiar as mãos em certas situações e que tem suas dúvidas e seus momentos de tristeza e solidão, é a alma do Superman. É o que o torna especial.

Como Lana Lang diz no último capítulo: “Para entender o homem de capa que era capaz de voar, eu só precisava conhecer o Clark”.

kvp 14/07/2018

Melhor HQ do superman
Essa é a melhor HQ do Superman que já li.
É tudo muito simples, sem coisas grandiosas e megalomaníacos, mas mostra e define bem quem é o Superman e porque ele é do jeito que é, sua relação com seus pais, seus amigos de infância e sua cidadezinha do interior, Smallville.