Dança Macabra

Dança Macabra Stephen King

Resenhas - Dança Macabra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcus 11/05/2023

"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro."
Este livro de Stephen King não é ficcional, não é de terror, não é de drama e nem de ficção científica, são páginas e páginas (muito interessantes por sinal) que traçam a evolução do TERROR através do tempo em diferentes mídias(radionovela, filme, série, livros, documentários, tudo isso). Aqui tem muita indicação de obras para conhecermos (eu particularmente decidi pegar a lista e usufruir de grande parte das referências citadas kkkkkkkk, vou deixar de lado a parte mais extrema do gore e do bizarro claro.

Eu gostei muito desse livro, tem quase 500 páginas as quais eu fui desbravando de pouco em pouco. Fiquei impressionado com o conhecimento que Stephen King passou sobre o gênero e suas diferentes vertentes. Pretendo ler de novo um dia quando já tiver conseguido matar grande parte do que foi citado aqui (talvez esse dia nunca chegue, mas o que seriam dos homens se não fossem os sonhos não é mesmo? Apenas padarias com pão).

Estou lendo Stephen King na ordem cronológica de lançamento e até agora não me deparei com nenhum livro meia boca.
Kirla 13/05/2023minha estante
Você é demais ahahhah

Marcus 15/05/2023minha estante
Vlw kirlovisk ???

Juh 13/06/2023minha estante
Gostei da sua resenha, já me interessei em ler

Marcus 14/06/2023minha estante
Q bom, depois me fala se vc gostou

tete 02/03/2022

Livro ÓTIMO pra quem gosta de filme de terror antigo.

Achei MUUUUITO bom, mas é meio maçante (até pq tem mt informação)

Anninha 13/10/2021

Depois de ler a introdução no livro sombras da noite estava ansiosa por esse. E foi melhor do q esperava, se vc ja leu outros livros dele vale muito a pena ler esse tbm.

Lilian.Cava 17/04/2021

Nem acredito que consegui terminar!
Como tudo que o Stephen King escreveu, pelo menos depois das primeiras obras, esse livro é super bem escrito.

É muito legal ver diversos filmes e livros sob o olhar perspicaz e super irônico do mestre.

Entretanto, não foram só maravilhas. Tem partes do livro que foram extremamente chatas pra mim, confesso. Algumas obras ele conseguia nós situar e deixar tudo muito interessante. Mas algumas, sem ter visto ou lido, fica muito difícil se importar.

Outra coisa que me incomodou é que ele dá SPOILER DE MUITOS LIVROS! Se tem algum livro na lista do final que você quer ler e não quer saber nada, fica esperto.

Me deixando totalmente bolada, pulei uns 20 páginas que ele ia falar de livros que eu quero ler. Só lamento!

Vai ser bem difícil avaliar porque o livro é de excelente qualidade, mas a minha experiência foi difícil. E agora? ?
Anderson Felix 18/04/2021minha estante
Não consegui gostar do final desse livro.

Lilian.Cava 18/04/2021minha estante
Sério? Eu achei bem legal conhecer um pouco mais do processo de produção dos livros dele. ?
Mas ele é super egocêntrico as vezes kkkkkk

Mhy 16/02/2023

Ótima leitura...
Finalizado...
Confesso que não é o tipo de leitura que costumo ler, e que no início foi bem difícil engrenar, e sim continuei pq é o King...
Como não estava conseguindo me concentrar na leitura, li ouvindo o áudio book e foi a melhor escolha...

Ficou uma leitura sensacional, parecia que o king estava conversando comigo, no caso ele estava falando sozinho pq eu não falava de volta né. Haha.

No fim das contas, por mais que não seja uma leitura que eu costumo ler,eu curti bastante ler esse livro. E conheci vários livros e filmes que não conhecia, e levei muito spoiler de alguns que estão na minha lista.
Um livro em particular que é citado pelo king, quando eu li eu não gostei da leitura, dei 3 estrelas, podendo até ser menos, e o king falando sobre ele ficou mais interessante, gostei bem mais e passei a entender coisas que não tinha entendido.
Foi uma ótimo leitura

Bia 05/04/2024

Dança macabra
Um livro de não ficção que parece que o escritor tá conversando com a gente. Eu simplesmente senti como se estivesse em uma mesa junto do Stephen King e ele estivesse falando diretamente comigo. Ele resumiu tudo que define nós, pessoas que gostamos de histórias de terror, de uma maneira tão precisa que era como se ele estivesse dentro da minha cabeça

Claire Scorzi 11/02/2009

Um ótimo estudo não acadêmico sobre o imaginário do gênero "terror" (ou fantástico) incluindo o cinema americano dos anos 1950 em diante. Como a obra é antiga, precisaria ser atualizada; os trechos em que King analisa "Drácula", "O Médico e o Monstro", "Frankenstein" e algumas das obras de Richard Matheson (o mesmo de "Eu sou a Lenda") valem bem o livro. A linguagem é boa: sem ser hermética, nem por isso é um estudo superficial da literatura (e cinema) que causa arrepios na espinha.

jonathanrausch 03/02/2022

Quase tudo até a década de 80
Logo de início somos apresentados a como o autor teve a ideia de escrever este livro. King, ao conversar com seu colega da editora que publicava as suas obras, foi perguntado se teria interesse em escrever algo assim e aceitou pouco tempo depois de refletir, o que todos os amantes do gênero podem ficar felizes, pois reúne o mais importante para a formação do gênero não só da década de 50 à 80, mas também recortes de bem antes.
O livro praticamente pode ser dividido em três partes. Na primeira parte da obra King discorre sobre o mundo em que se forma o terror e as principais obras que são responsáveis pelo mesmo, dividindo o terror em três bases de fundamentação de cena, gênero e/ou até mesmo subgênero, que são: vampiros, lobisomens e algo como o inadmissível/inviável (Frankenstein).
Após sermos apresentados a essa ideia temos divagações sobre a história de King com o mundo do terror e entramos na segunda parte da obra, os caminhos que um autor pode levar cada cena fazendo uso da base falada anteriormente. O escritor de terror tem sob suas mãos três alternativas: fazer uso do terror, que seria trazer algo inesperado e/ou intangível com toques góticos ou além da nossa inversão da normalidade; o horror, que seria a inversão da realidade; gore, que seriam aqueles momentos nojentos.
A terceira parte da obra o autor falara sobre as obras de forma mais aprofundada. Até então ele pegou elementos chaves da maior parte falando como foi abraçado as obras dos autores anteriores, como Poe e Lovecraft. Essa parte é dividida em o terror propriamente dito e obras que tem elementos do terror (ou horror, ou gore), tendo mais de 5 horas de leitura valiosa de filmes/livros até os anos 80.
Para finalizar, é um livro extremamente rico, e que permite além de ver o mundo do horror se formando, vê se formando sendo narrado por alguém que vê não só conhecimento mas amor no que faz. O capítulo final é recheado de cartas trocadas com autores das obras citadas, dando mais profundidade com as ideias de King sobre as obras e as dos mesmos autores. Além disso tudo temos indicações de filmes e livros da época, sendo de fácil reconhecimento quais foram mencionados. Enfim, leitura que vale super apena para quem é fã ou do autor ou do universo do terror.

ArthurmalariA 25/04/2021

O terror pelo mestre do terror
10/2021
A Dança Macabra é o décimo primeiro livro publicado pelo Stephen King, primeiro livro de não ficção, e propõe um panorama do terror no cinema e na literatura dos anos 50 aos anos 80. Eu sou um aficionado do cinema de terror, mas realmente o que Stephen King trás pra esse livro é um pouco mais do que O Exorcista e os grandes Slashers do passado. Aliás, quando ele escreveu esse livro a maior parte dos slashers não existia ainda, ou não tinham, a força que vieram a ter depois. Aqui Stephen King fala de filmes da sua infância e adolescência, terrores que eu, e provavelmente você que está lendo, achamos datados, engraçados, como os vários filmes sobre insetos gigantes e bombas nucleares. Bem, não eram pra quem viu esses filmes nas suas épocas. King desenha o momento em que viviam de medo de uma bomba nuclear e seus efeitos diariamente, e esse terror era muito mais real do que demônios ou vampiros. Conta aqui nesse livro sobre um momento em que estavam no cinema vendo algum filme de terror e o dono do cinema interrompeu a sessão pra informar que os soviéticos tinham conseguido lançar um foguete (algo assim, não me recordo mais). Stephen King fala sobre os programas de rádio da época, do cinema, a suspensão da descrença pra se apreciar essas obras, e conta como ele se interessou pelo assunto, o que nos trás ao capítulo mais longo que é sobre a literatura. Aqui ele faz uma análise de vários livros clássicos de terror, fantasia e ficção científica que o levou a ser o grande escritor que é. E por fim ele fala um pouco de si mesmo, que é o que muitos procuram quando leêm este livro, já que o mestre não tem uma AUTObiografia (tem uma biografia publicada pela darkside, mas não foi escrita por ele mesmo, certo?) Enfim, a Dança Macabra é um livro longo, muitas vezes um pouco chato ou desinteressante (principalmente quando fala das obras que você não viu ou não pretende ver), mas não é didático como muitos o acusam de ser. Tampouco é uma conversa com um amigo sobre o tema. Diria que aqui o Stephen King soa como um professor falando do tema (o que é bastante fácil, já que ele mesmo É um professor, e muito que fala vem de discussões que ele teve em classe), sabe aquele professor descolado e que entende muito de algo, que você tinha o prazer de conversar depois das aulas sobre o assunto que discutia? Bem, exatamente assim. Quando o livro ainda está na metade e se arrasta por alguns momentos, a vontade é só parar, mas a autenticidade e escrita primorosa do King te faz continuar (eventualmente ele até xinga outros escritores), e quando o livro chega no final você só queria mais. Sinto MUITO por não ter uma versão mais nova, talvez um volume dois, com análises entre as décadas de 80 e 2010, aproveitaria muito mais, com certeza. 8/10
P.S. Se você não gosta de spoilers, esse livro vai te irritar demais em algumas partes.

Pedro Schabarum 12/02/2020

Me concederia essa dança?
"Nesse livro temos o gênero terror dissecado pelo mestre do horror. Nele, Stephen King nos explica o por quê das pessoas gostarem de ver algo que dê náuseas e provoque pânico."

Gostei do livro, nele Stephen faz análise do gênero terror, disseca os livros, filmes, HQs etcetera etcetera para nos mostrar a crítica que atravessa o imaginario humano.

Vini 16/06/2022

Vamos dançar!
Stephen King convida os leitores para uma dança: A dança Macabra

Ler esse livro é conhecer mais o King e suas opiniões sobre filmes, livros, programas de rádio, tudo voltado ao terror em forma de arte.

Aviso aos navegantes que NÃO EXISTE UMA TRAMA. São apenas fragmentos de ideias em capitulos subdivididos porém monotonos.

O autor traz uma lista completa de 100 filmes e 100 livos, todos publicados entre 1950 e 1980 e que marcaram sua vida, positivo e negativamente.

Johanna.Rodrigues 14/09/2023

Esse livro é bom, interessante, mas pra mim o começo foi muito bom, já o final dele deixou um pouco a desejar

iammoremylrds 17/05/2021

no geral gostei da forma como foi escrito, interessante, apesar de ter achado um pouco maçante e até difícil de digerir, possui várias análises do king e referências a obras de terror das décadas de 50-80

1 | 2 | 3 | 4 | 5