Lavoisier

Lavoisier Carlos A. L. Filgueiras

Resenhas - Lavoisier

Mihh :) 28/01/2012

O livro retrata a história da química desde a antiga arte da Alquimia, como essa caiu em desuso e os avanços em direção a uma revolução da química encabeçada por Lavoisier que apesar de se utilizar de alguns conceitos já ditos por outros, porém não explicados, entendeu e descreveu fenômenos como a combustão, a decomposição da água, o princípio da conservação da massa, dar o início à padronização da nomenclatura entre outros feitos fizeram com que ele fosse um revolucionário, tal como desejado pelo próprio.

Além das ciências, Lavoisier também era interessado pela política, o que fez com que ele acabasse guilhotinado em meio à Revolução Francesa. Porém, ele sempre será lembrado pela revolução da química ou como dito no título do livro, pelo estabelecimento da química moderna.

"Lavoisier: O estabelecimento da química moderna" é um livro que deveria ser lido, não só por amantes da química, mas por amantes das ciências e curiosos em geral.

Felipe 30/05/2013

Para entender o nascimento da Química Moderna
É praticamente impossível alguém que tenha terminado o Ensino Médio e nunca tenha estudado ou escutado o nome Lavoisier. O cientista francês está entre os grandes nomes da ciência. Mas mesmo estes que reconhecem seu nome têm dificuldade em responder o motivo da importância dele para a ciência, a obra de Filgueiras nos apresenta de maneira simples e acessível toda a importância da obra de Lavoisier.
O livro é um verdadeiro passeio pela história da Química. Começa com a Alquimia e mostra como ela não é a origem da Química moderna, mas como a ciência moderna herdou diversos equipamentos e procedimentos da Alquimia. Mostra o nascimento da Química com a necessidade, tanto em medicina como na industria.
Narra a teoria do flogisto sugerida por Stahl, além de fornecer sua explicação de maneira bem didática. Após toda esta contextualização é que aparece a figura de Lavoisier, que antes de revolucionar a química trabalhou no arsenal de pólvora Francês, ajudando a melhorar a qualidade do material que foi disponibilizado aos seus aliados, entre eles os norte-americanos que declararam sua independência da Inglaterra.
A partir deste ponto o livro mostra toda a carreira de Lavoisier, desde a discussão do princípio da conservação de massa até a descoberta de novos gases. O destaque fica como não podia deixar de ser, para a guerra contra o flogisto e a proposta dos alicerces da Química Moderna. Porém, outras contribuições importantes de Lavoisier não são ignoradas, como seu trabalho em Química orgânica e na nova nomenclatura química.
Ao final, a narrativa é sobre como o ambiente revolucionário francês não era favorável a um ex-coletor de imposto como Lavoisier e como isto foi fundamental para seu trágico fim.
Apesar de algumas incoerências e anacronismo que possivelmente só serão identificados por estudiosos da história da ciência, a obra é uma excelente opção aos leitores que querem ter uma visão geral e introdutória do nascimento da Química Moderna.
Lenise 06/12/2013minha estante
Vou colocar a minha lista Prof

Inlectus 31/12/2014

Bom gosto.
Texto bom, rico e gostoso de ler.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/06/2019

Se fosse possível resumir o conhecimento científico atual em uma única frase, ela seria: "O aspecto fundamnetal da Natureza é a transformação". O aspecto mais importante da obra de Lavoisier é uma profunda revisão da compreensão das transformações materiais que ocorrem no mundo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588023833