Slam Dunk - Kanzenban #01

Slam Dunk - Kanzenban #01 Takehiko Inoue

Resenhas - Slam Dunk #01

07/04/2017

Tava dando nada para esse mangá! Primeiro que não sou lá nenhuma atleta, muito pelo contrário, sou sedentária, e como tal, não me interesso em praticar esportes, muito menos em ler sobre esportes. Segundo, japonês falando sobre basquete? Acho que não, obrigada. Mas, well, well, well...como estava enganada!

Resolvi pegar pra ler porque o pessoal do Pipoca e Nanquim estava recomendando, e disseram se tratar de um mangá de esportes para quem não é fã de esportes, e também por ser super engraçado. Dei uma chance e me apaixonei!

O personagem principal, um grandalhão de cabelo vermelho, é um arruaceiro que sonha em arranjar uma namorada para ter aquele momento romântico de irem embora para casa juntos depois da escola. Já tava rindo com isso, porque não esperava esse enredo “sensível”. Mas enfim, por causa disso, digamos que ele é suscetível a se apaixonar, e depois de levar seu 50º fora, se apaixona logo em seguida pela Haruko, irmã do capitão do time de basquete da escola – igualmente grandão. Sério, onde estão esses japoneses? -, que o convence a entrar no time.

O cara nunca jogou na vida e não sabe nem as regras básicas do jogo. Sai correndo com a bola debaixo do braço; chuta a bola e coisas do tipo. Parece que ele não tem TV em casa também, porque até eu, uma sedentária de carteirinha, sabe que isso não pode, e nunca nem cheguei perto de uma quadra de basquete. Mas ele tem um dom natural – e altura – e é aceito no time, com certas reservas pelo capitão, uma vez que eles acabaram se bicando quando se conheceram.

Falam que as partidas são empolgantes, mas nesse volume ainda não aconteceu nenhuma. Termina com uma prestes a começar entre os veteranos e os calouros.

Já saí louca atrás do segundo volume!
Gabriel 13/08/2020minha estante
Tbm me interessei depois que vi um vídeo do PN, comprei e estou esperando chegar, expectativa alta.

Bastos 29/04/2024

Sempre ouvi falar muito bem de Slam Dunk e, aparentemente, estavam certos. Esse primeiro volume te prende desde o começo. É muito divertido e cheio de personagens maravilhosos. Por enquanto não tenho nada a reclamar.

Beatr1zp 13/11/2023

Comecei por causa de uma amiga e foi até que legal esse primeiro, tenho que ler os outros para ter uma opinião melhor

mesmo3 16/02/2023

Divertidamente interessante
Para o primeiro mangá que li, foi muito bom, e já esperava gostar por ter sido indicado por um amigo e ele já ter me adiantado que se tratava de uma história normal, sem personagens com poderes e tals, uma história com jogadores com habilidades e defeitos dentro da capacidade humana, então já me deixou bem interessado, já que não é fácil encontrar um mangá "comum" nesse naipe. E embora tenha briga seguida de briga KKKKKKK, foi divertido conhecer os personagens e a história, já vou começar o vol 2, recomendo bastante ^^.

Letícia 29/09/2021

Nossa, que mangá bom! Eu achei que não fosse gostar, já que tudo que envolva temática esportiva não me cativa muito, mas Slam Dunk foi muito divertido de ler e gostei demais!
Eu me indentifiquei muito com a teimosia e persistência do Sakuragi, mesmo que a motivação dele para aprender basquete seja meio fútil, a gente pode usar esse exemplo para nossa vida e persistir nos nossos sonhos.
Amei, recomendo demais!

Sidnei 25/08/2021

Que Mangá!!!
Um mangá frenético.
Apresenta o basquete com regras específicas adicionando detalhes que qualquer leigo pode se divertir sem se perder.
A história é divertida, acompanhar as aventuras de Hanamichi no mundo do basquete é de tirar o folego. Literalmente li do volume 1 ao 12 em um dia.

joskegshikta 16/02/2022

Muito bom!! Cara, não sei como eu só encontrei esse mangá agora. Esporte + Comédia + Romance + Prota lindo e bobão = mangá maravilhoso. Algumas partes tem muitas falas, acabei me confundindo. Já li muitos mangás, muitos mesmo, e tenho certeza que meu estilo favorito é esporte. Gostei bastante dos personagens, principalmente do protagonista. É divertido, ri para c¥ralho.

LauroBrant 20/01/2022

Magnífico
É difícil acreditar que o basquete é tão grande no Japão e na Ásia devido a uma pequena série de quadrinhos (mangá) chamada Slam Dunk, de Takehiko Inoue. Vários foram os fatores para esse feito, como: realismo na trama, personagens carismáticos e como a prática foi apresentada – de forma didática. Esse impacto foi tão grande que mudou gradualmente as estatísticas do basquete nas escolas japonesas, contribuindo massivamente para quebrar o tabu em relação à bola laranja. Além disso, alguns anos depois, o autor Inoue, com a editora Shueisha, criou o programa “Slam Dunk Scholarship”.

Sinopse: A obra conta a história de Sakuragi Hanamichi, um delinquente e encrenqueiro de 15 anos, que virou motivo de chacota entre seus amigos por ser rejeitado, inacreditavelmente, cinquenta vezes por meninas na escola primária. Ao entrar no colégio, ele conhece Haruko Akagi, que logo se torna a “paixão” do menino. Ela, viu um potencial no físico do ruivo, comparando-o a jogadores de basquete, em particular, Rukawa Kaede, outro novato. Enquanto isso, Sakuragi descobre que o coração de sua amada já pertence àquele jogador. Então, querendo conquistá-la, o “gênio” – como ele se autodenomina – decide se juntar ao time de basquete Shohoku e derrotar seu rival no amor.

Na década de 90, o basquete não era tão popular no Japão, devido à altura média da população, que em relação aos homens é de apenas 1,72 m. Então, inicialmente, houve uma certa resistência da Shueisha em publicar o mangá Slam Dunk, porque o basquete, necessariamente, era praticado por jogadores altos. Porém, como Takehiko Inoue vendeu muito bem seus primeiros trabalhos, isso facilitou a serialização da franquia e, consequentemente, levou-a a um grande sucesso tornando-se o quarto título mais vendido na história do Weekly Shounen Jump (antologia de mangá shounen semanal publicada no Japão pela Shueisha). Desde 1980 aos meados da década de 1990 representa a época em que a circulação da revista estava no auge, 6,53 milhões de exemplares por semana, fato que contribuiu para a popularização do mangá e consequentemente do basquete no Japão.

Amei esse mangá, se tornou um dos meus favoritos e fez o meu amor por basquete crescer bem mais, esse mangá vai te dar muita vontade de praticar esse esporte, não é atoa que foi o responsável por popularizá-lo na Ásia. Se você acredita ser impossível se emocionar e prender a respiração enquanto vê imagens estáticas e monocromáticas de pessoas jogando basquete no papel ou na tela é por que você ainda não leu esse mangá! Impossível de largar, você lê freneticamente as páginas desse maravilhoso mangá que tem um dos traços mais lindo que eu já vi em mangás.

Até se você não gosta de basquete ou de mangá, Slam Dunk pode te agradar e até mesmo mudar sua opinião sobre essas duas coisas. É uma história extremamente cativante, engraçada e emocionante, e muito inspiradora, o arrepio que dá só de lembrar do Shohoku virando o jogo no finalzinho, não tem preço!

Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟

site: https://www.instagram.com/oleiturar/

LarissaCosta 18/07/2023

A história da mangá é muito boa mas estranhei um pouco o estilo. Não estou acostumada com tanta ironia kkkk mas ta bem bom.

Anselmo 14/05/2020

Surpreende!
A maioria dos mangás que eu li, sempre começaram muito devagar. Esse aqui, foi bem o oposto, afinal estamos falando de Takehiko Inoue. Nesse primeiro número já dá pra se sentir, a narrativa ímpar do autor. Pois nao é qualquer um que consegue puxar pra dentro de uma história, leitores que não tem muito interesse nesse esporte. O mangá é recheado também de muita confusão, brigas e muito muito humor. Não tem como não dar risadas e mais risadas, com o pavio curto e as trapalhadas do protagonista Sakuragi. É o tipo de persongem que te pega de primeira. É realmente uma leitura surpreedente, e que te faz lembrar que não se deve julgar o livro pela capa e nem pelo tema.

Carol 07/08/2022

Por enquanto é a obra mais fraca do Inoue. As artes do Vagabond são muito superiores e a história do Real me prende mais.
Por enquanto os personagens apenas começaram a ser apresentados. Mas, desde já, é possível sentir um espírito mais juvenil na obra.
Mesmo assim, ansiosa para ver o que os outros volumes guardam.

Bruno Henrique 12/09/2023

Um primeiro volume bem de introdução aos personagens. Serve para desenvolver um pouco o que entendo que serão os protagonistas da história. Achei o primeiro volume de Real mais interessante e maduro que esse, mas nao deixou de ser uma leitura muito agradavel

Alex 13/12/2016

Slam Dunk é genial
Slam Dunk não é à toa a 9ª série de mangás mais vendida de todos os tempos. Em uma análise simplista, o mangá mistura esporte (preferência dos homens, no caso do basquete), romance (preferência das mulheres) e humor, muito humor (apreciado por todos).

Esses 3 elementos, aliados a um bom enredo (garoto entra para o time de basquete para impressionar garota, mas até onde ele irá? Conquistará o coração dela? Seu time ganhará alguma coisa? Ele superará seu rival?) e uma EXCEPCIONAL ARTE, maravilhosamente desenhada pelo mesmo autor de Vagabond, tornam essa obra indispensável para qualquer apreciador de um bom mangá.

Recomendo!

Jessé 23/12/2018

Um começo espetacular!
Engraçado e muito gostoso de ler. Um dos melhores inicios de mangas que li na vida. Vale muito a pena colecionar esse grande classico dos mangas!

Mlee 17/04/2022

muito bom
É exatamente esse tipo de historia que eu amo, coisa básica, sem um mundo muito louco, com bom desenvolvimento, prota sem noção no ensino médio. Enfim uma história saudável sempre vai ser 10/10 pra mim.