A Dimensão Técnico-Operativa no Serviço Social. Desafios Contemporâneos

A Dimensão Técnico-Operativa no Serviço Social. Desafios Contemporâneos Vários Autores

Resenhas -

Nai 06/06/2020

RESENHA: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NO SERVIÇO SOCIAL
Organizado por Cláudia Santos, Sheila Backx e Yolanda Guerra o livro que é uma coletânea de artigos inicia com uma reflexão: "na prática a teoria é outra?"

Cabe a nós refletirmos e pensarmos sobre a nossa prática profissional, o nosso aprimoramento intelectual, um em interconexão com o outro. Uma dimensão não se sobrepõe à outra, elas estão sempre em unidade e imprescindem cuidados para que a atuação no cotidiano não circunscreva  a uma em detrimento de outras.

Essa obra me deu uma sensação de crescimento profissional, embora ainda não posso afirmar ser  assistente social (caminho para a formatura) mas raciocino como uma.

Em fim, o foco aqui é a dimensão técnico-operativa, pois como afirma Guerra é a forma de aparecer da profissão, mas isso não significa que as outras têm menos importância, nem mais. É tete-a-tete!

Já no final do livro, o penúltimo artigo me agarrou muito a atenção, pois discute a cultura como objeto de análise e inserção da nossa profissão. Cabe uma reflexão! (Ou  muitas ).
É isso!  A obra representa contribuição para a prática.
Tá indicada! Boa leitura!

Juliane.Cristina 17/01/2021

Uma das bases da profissão
Considero esse livro uma das bases da profissão, uma leitura obrigatória.
Este é fruto do simpósio "A dimensão tecnico operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos na formação profissional do assistente social frente aos novos padrões de proteção social" que fez com q surgisse essa publicação dividida em 07 artigos que se desdobram sobre as explicações acerca dessa dimensão que tem sido sobreposta a outras dimensões por mtos profissionais e negligenciada acerca de sua real compreensão, como se sozinha ela pudesse responder as expressões da questão social de forma pragmática como um manual de instrução a ser adotado em todas as práticas profissionais, uma visão totalmente incorreta que será discutida no decorrer da leitura.